UBS’s de Paço do Lumiar recebem premiação no Previne Brasil

A Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, realizou, na tarde desta terça-feira (24), na UEB Professora Nadir Nascimento Moraes, a premiação das Unidades Básicas de Saúde que se destacaram no ranking do último quadrimestre do Previne Brasil. Paço do Lumiar subiu 35 posições, com um aumento de 48,22% do Q1 para o Q2 de 2023, aparecendo em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha com nota 7,1.

A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) e a titular da Semus – Danielle Oliveira comandaram a solenidade, que contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara – vereador Jorge Marú. Na oportunidade, a gestora frisou a importância de premiar as equipes das unidades que conseguiram alcançar uma boa pontuação, contribuindo assim para alavancar o município nos indicadores do Previne Brasil.

“Estou muito feliz em poder estar nessa tarde aqui, homenageando de forma simbólica aquelas UBS que se destacaram. Paço do Lumiar saiu do quadrimestre 1 para o quadrimestre 2 com quase 50% de aumento no ranking, isso para nós é muito significativo”, pontua a prefeita Paula.

O presidente da Câmara – aproveitou o ensejo para parabenizar todos os envolvidos que juntos alcançaram esse feito inédito. “Ficamos muito felizes com esse resultado obtido. Aqui aproveito para externar a minha satisfação em fazer parte dessa gestão que muito tem feito pelos cidadãos luminenses. Parabéns prefeita, parabéns secretária, parabéns a cada um dos senhores e senhoras que contribuíram para que esse momento se transformasse em realidade”, enfatizou o presidente.

A classificação das UBS ficou Vila São Pedro; Pindoba e Vila Epitácio Cafeteira em 1° Lugar com 100% na pontuação. Em 2° Lugar, a UBS Canaã com 99,2% de pontuação e por último e não tão menos importante, a UBS Santa Rita de Cássia em 3°Lugar, com 88,6% pontos.

A secretária da Semus, Danielle Oliveira ressalta que todas as equipes são merecedoras de aplausos, pois não mediram esforços para alcançarem a meta desejada. “Sinto orgulho de toda a equipe da Semus e em especial as que hoje estão aqui recebendo esse prêmio por merecimento. Foram dias de dedicação, muito trabalho e sacrifício para que pudéssemos entrar esse quadrimestre com uma boa pontuação e assim pudéssemos alavancar os índices de Paço do Lumiar no Previne Brasil. Agora é continuar trabalhando para que esses índices aumentem ainda mais daqui para frente”, explica a secretária.

Orgulhosa por ser a gestora da UBS Vila Epitácio Cafeteira, umas das premiadas em primeiro lugar Giselia Maria Ferreira Oliveira, muito emocionada comenta que o prêmio é dedicado ao trabalho em equipe de todos que integram a UBS. “Este é um dia muito emocionante para todos nós e de grande reconhecimento ao nosso trabalho. Nos enforcamos muito para conseguimos alcançar os 100% na meta do Previne Brasil”, disse Giselia.

O que é o previne Brasil

O Previne Brasil se baseia no banco de dados e processamento do Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica, através dele é monitorado sete indicadores de saúde, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

O Programa foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2019 e desde 2020 avalia as cidades em relação a alguns indicadores de saúde. A partir destes números é realizada a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "UBS’s de Paço do Lumiar recebem premiação no Previne Brasil"