Nova vistoria confirma falhas no Nhozinho Santos

O Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (BBMMA), Defesa Civil Estadual e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) vistoriaram, nesta quinta-feira(28), as dependências do Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. De acordo com o comandante do GAT, tenente-coronel Henrique Pessoa, o laudo será emitido pela Corporação na próxima segunda-feira (1º).

“Logo após a coleta das metragens, estaremos elaborando o relatório, mas, a olho nu, várias irregularidades são visivelmente detectadas, como a distância das saídas de emergência, e o espaço de uma cadeira para outra. Em caso de tumulto, o risco é muito grande”, enfatizou Henrique Pessoa.

Várias exigências foram feitas aos administradores, entre as quais, a apresentação do Projeto de Combate a Incêndio e Pânico, bem como a planta estrutural do estádio. “A quantidade de operários no local evidencia que os responsáveis estão adotando melhorias, entretanto sem nenhuma orientação por parte da nossa instituição, o que significa um gasto desnecessário, pois as falhas de segurança persistem”, alertou comandante do GAT.

Para o secretário executivo da Defesa Civil, coronel Carlos Robério dos Santos, não é a intenção do órgão interditar o estádio e prejudicar o futebol maranhense, contudo a segurança dos torcedores é a grande prioridade. “Estamos aqui apenas para verificar as condições estruturais, consequentemente, de segurança. Caso esteja tudo dentro dos ditames legais, não faremos nenhuma objeção em liberá-lo, mas do contrário, é o nosso dever decidir pela interdição até que as adequações sejam feitas”.

Na próxima semana, os representantes do CBM-MA, Defesa Civil e CREA/MA estarão realizando uma coletiva para divulgar o resultado, bem como a relação das exigências que deverão ser atendidas.

As informações são da Secom

6 comentários para "Nova vistoria confirma falhas no Nhozinho Santos"

  • alex

    Se não tiver segurança tem que interditar mesmo!´O cidadão em primeiro lugar!

  • Joaquim Aguiar

    CARO ZECA ATÉ HAVIA LHE SOLICITADO EM UM OUTRO COMENTÁRIO PARA PUBLICAR OS LAUDOS ANTERIORES DE JANEIRO . MAIS JÁ QUE O MP APERTOU E STÃO FAZENDO NOVOS LAUDOS PEÇO-LHE QUE ASSIM QUE FOREM CONCLUIDOS E LIBERADOS VC PUBLIQUE . SEU TRABALHO ESTÁ SENDO MUITO IMPORTANTE PARA MANTER O PUBLICO INFORMADO . CLARO QUE NENUM MARANHENSE PRINCIPALMENTE DESPORTISTAS QUEREM O ESTADIO INTERDITADO ATÉ PORQUE SÓ TEMOS ESTE E NOSSO GRANDE PUBLICO JÁ MOSTROU QUE AMA O FUTEBOL . QUE DESTA VEZ HAJA MUITA TRANSPARENCIA , AS FALHAS SEJAM APONTADAS CORRIGIDAS DENTRO DOS PRAZOS E O PUBLICO TOME CONHECIMENTO . SEGUNDO A REPORTAGEM O CORPO DE BOMBEIROS EM SUA VISTORIA DE HOJE CONSTATOU QUE ALGUNS SETORES DA OBRA PARECEM ESTAREM SENDO FEITOS SEM ORIENTAÇÕES TÉCNICAS . É AQUELA HISTORIA DA TERCEIRIZAÇÃO E QUARTEIRIZAÇÃO . É DE ADMIRAR QUE DENTRO DE UM ORGÃO PUBLICO MUNICIPAL NÃO ESTEJAM HAVENDO FISCALIZAÇÕES . TENHO VISTO CIRCULANDO PELA CIDADE DUAS VIATURAS DA PREFEITURA DIRETO FISCALIZANDO OBRAS E MULTANDO . AQUI NA RUA QUE MORO ELES ESTÃO DANDO A MAIOR PRESSÃO EM UMA OBRA ENTRETANTO NO NHOZINHO SANTOS NÃO HÁ A FISCALIZAÇÃO ? ESTÁ OBRA DO NHOZINHO SANTOS TEM PROJETO ? ESTÁ LICENCIADA PELO CREA ? ESTA EMPRESA QUE ESTÁ REALIZANDO A OBRA TEM QUALIFICAÇÃO ESTÁ LICENCIADA ? TEM ENGENHEIRO RESPONSAVEL PELA OBRA ? É POR ISTO QUE AS COISAS SAEM ERRADA FALTAM CRITERIOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS PESSOAL QUALIFICADO NAS GESTÕES. FOI ASSIM NA ILUMINAÇÃO E NAS CATRACAS ATÉ AS NOVAS CADEIRAS ESTÃO APRESENTANDO PROBLEMAS NOS ASSENTOS.

  • Paulo SJR

    DEFINITIVAMENTE ESSE MARANHÃO NÃO EXISTE!

    DEPOIS DE 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DO NHOZINHO ELES VEM COM A FITA MÉTRICA E MEDIR AQUELAS SAIDAS DA GERAL E DIZER QUE ESTÁ ERRADO, DEPOIS DE 50 ANOS, AGORA QUE A CAPACIDADE DIMINUIU PARA 13 MIL AS SAIDAS NÃO TEM SEGURANÇA.

    É PRA DÁ GAITADA, GARGALHADA, RIZADA… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH

    DEFINITIVAMENTE!!!!!

  • Joaquim Aguiar

    A RIGOR CONSTRUÇÕES OU REFORMAS PREDIAIS E RESIDENCIAIS PARA SEREM EXECUTAS DEVERIAM TER SEUS PROJETOS E ART’S LIBERAS PELO CREA . DE UMA FORMA GERAL ALGUNS ORGÃOS PUBLICOS PARECEM NÃO OBEDECEREM AS LEIS E REGULAMENTAÇÕES . EM MUITOS CASOS EMPRESAS GRANDES GANHAM A CONCORRENCIA E REPASSAM A EXECUÇÃO DAS OBRAS PARA EMPRESAS MENORES SEM AS QUALIFICAÇÕES EXIGIDAS TERCEIRIZANDO ATÉ QUARTERIZANDO OS SERVIÇOS . OUTRO ASPECTO NÃO FAZEM AS DEVIDAS FISCALIZAÇÕES AI DÁ NISTO . O NHOZINHO SANTOS AO LONGO DOS ANOS JÁ SOFREU VÁRIAS REFORMAS SÓMENTE AGORA DEPOIS QUE O MP APERTOU É QUE ESTÃO VENDO AS IRREGULARIDADES ( ? ) O PROPRIO CREA JÁ FEZ VÁRIOS LAUDOS DEVERIAM TER EXIGIDO PROJETOS ART’S E TUDO MAIS . QUE O MP AVALIE TUDO ISTO E FAÇA VALER AS REGULAMENTAÇÕES .
    A Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é o instrumento através do qual o profissional registra as atividades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado. A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento constituído por formulário padrão a ser preenchido através do sistema Creanet Profissional, cujo preenchimento é de responsabilidade do profissional devidamente habilitado com registro/visto no CREA.
    A ART define, para os efeitos legais, o(s) responsável (is) técnico(s) pela execução de obras/serviços e dá oportunidade para os profissionais de registrar nos Creas suas obras ou serviços, cargos ou funções visando o cadastramento de seu Acervo Técnico e a caracterização da responsabilidade técnica específica. Assim como, somente é considerada válida a ART quando estiver cadastrada no CREA, quitada, possuir as assinaturas originais do profissional e contratante, além de estar livre de qualquer irregularidade referente as atribuições do profissional que a anotou.

  • B Neto

    O que mais me chateia é isso que o Paulo SJR frisou, o estádio está assim há mais de meio século e só agora resolvem tomar alguma providência, se é para atrapalhar o Sampaio eu não sei, mas não duvido!

    Não que eu seja contra uma reforma urgente no Nhozinho, mas a sra. Promotora estava de férias há quanto tempo?

    Coisas como essas só acontecem aqui no MA, é rir pra não chorar.

  • Joaquim Aguiar

    COM CERTEZA TODOS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO ESTE EPISÓDIO DOS LAUDOS AGORA COM MUITAS INFORMAÇÕES DEVEM ESTÁ SE PERGUNTANDO QUEM FOI O GRANDE RESPONSÁVEL POR AS COISAS TOMAREM ESTE RUMO . OUVI HOJE NO PROGRAMA DE ESPORTES FONTINELE COMENTA QUE OS ORGÃOS RESPONSAVEIS PELAS ELABORAÇÕES DOS LAUDOS ( BOMBEIROS , PM,DEFESA CIVIL E CREA ) ESTÃO FAZENDO NOVAS VISTORIAS , FARÃO SUAS ANALISES CONCLUSIVAS E DARÃO UMA COLETIVA PASSANDO TODOS AS INFORMAÇÕES . SERIA MUITO BOM SE REALMENTE FOSSE ADOTADO ESTE PROCEDIMENTO ESTES ORGÃOS SÃO OS RESPONSÁVEIS POR SEGURANÇAS DOS CIDADÃOS , SEGURANÇA SALVAM VIDAS . ACHO QUE TODOS DE SAM CONCIENCIA NÃO DEVERIAM SE PROCUPAR COM INTERDIÇÃO E SIM COM SOLUÇÕES . A PERGUNTA QUE FICA É : SE ESTES MESMOS ORGÃOS FIZERAM ESTE TRABALHO ANTES E DETECTARAM FALHAS PORQUE NÃO AS TORNARAM PUBLICAS , NÃO DIVULGARAM , NÃO COBRARAM ? SE LIMITARAM A ENCAMINAR ACHO QUE PARA A FMF QUE ENCAMINHOU PARA A CBF QUE POR SUA VEZ FEZ SUA ANALISE E PARECE-ME QUE LIBEROU COM RESTRIÇÕES . NO MEU ENTENDIMENTO A CBF DEVERIA ENCAMINHAR OS RESULTADOS PARA O MP QUE DEVERIA ANALISAR E TOMAR SUAS DECISÕES ( NESTE PERIODO A DRA . LIDIA ESTAVA DE FERIAS) . ME PARECE UMA SUCESSÃO DE ERROS . EMBORA TAMBÉM ACHE A ADMINISTRAÇÃO DA FMF MUITO FRACA NÃO SEI SE O PRESIDENTE DA FMF TEM TANTOS PODERES ASSIM PARA PERSUADIR TANTOS ORGÃOS , TANTAS PESSOAS . JÁ NA ELABORAÇÃO DOS LAUDOS OS ORGÃOS RESPONSÁVEIS DEVERIAM COBRAR AS AÇÕES DE CORREÇÕES . AGORA SÓ RESTA A TODOS OS ENVOLVIDOS FAZEREM O QUE TEM QUE SER FEITO. E PARA NÓS A REFLEXÃO QUE EXISTEM MUITAS COISAS ERRADAS A SEREM CORRIGIDAS NÃO SÓ NO FUTEBOL.