Lítia Cavalcanti levará investigação na FMF até o fim

“Há indícios muito fortes de irregularidades”. A declaração é da promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, que abriu inquérito civil na semana passada sobre problemas na administração da Federação Maranhense de Futebol (FMF) nos últimos anos. De acordo com Lítia, o balanço administrativo divulgado pela FMF e publicado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na última sexta-feira (15), apresenta “irregularidades gritantes”.

Em entrevista ao programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM, nesta segunda-feira (18), a promotora foi categórica ao afirmar que o balanço da FMF foi feito de forma “agoniada”. Por isso, é necessária uma investigação minuciosa de todos os fatos que envolvem a federação.

“Houve uma divulgação de um balanço confuso na internet, no site da própria CBF. Há indícios muitos fortes de irregularidades. Aquilo foi feito muito agoniado. A gente vê que precisa ser investigado. Temos a obrigação de investigar para saber o que está acontecendo. Não é porque houve a publicação de um balanço que vamos nos dar por satisfeitos”, declarou.

A promotora enfatizou que já solicitou tanto para a FMF, quanto para os clubes de futebol e para a CBF uma série de documentos que serão analisados pelo Ministério Público (MP). Lítia Cavalcanti garantiu que o MP vai até o fim nesta investigação, independentemente se percalços acontecerem durante este processo.

“Já requisitamos documentos também a CBF. Com base nos documentos, vamos investigar a licitude do futebol. A gente vai a fundo como tudo que a gente começou na promotoria. A gente começa e termina. No caso do futebol, espero que não haja problema, mas, se houver, estamos preparados para tudo”, garantiu.

Lítia Cavalcanti afirmou que todas as pessoas que estão envolvidas em irregularidades serão punidas porque não se trata de “brincadeira”. A promotora disse, ainda, que estranhou a rapidez com que a CBF publicou em seu site o balanço administrativo da FMF do “dia para a noite”.

“Quem tiver cometendo crime vai ser denunciado. Isso aí não é brincadeira. A CBF divulgou um balanço da federação do dia para a noite. Por que não divulgou antes? Por que foi preciso baixar uma portaria para divulgar? Acho isso muito estranho.

Caso haja a configuração de crime, será aberto procedimento administrativo criminal que, em seguida, resultará em uma ação penal. Segundo a promotora, o MP vai em busca da lisura do futebol.

“Existe o clamor [para investigar a FMF] e esse clamor tem que ser atendido. Todo consumidor quer a lisura do futebol maranhense e vamos atrás disso”, finalizou.

Por Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

9 comentários para "Lítia Cavalcanti levará investigação na FMF até o fim"

  • fernando 81

    Temos muita fé de que a investigação será levada até o fim pela nobre Promotora, e que no fim nos livraremos desse câncer chamado Alberto Ferreira.
    O Ministério Público é um órgão se não o mais importante para a a estabilidade da Democracia, da manutenção da ordem pública, e pela garantia da dos direitos e garantias fundamentais da sociedade e dos mais necessitados. Tabém é responsável pela investigação apuração de crimes e promoção de Ações penais e Civis Públicas contra bandidos, como estes que agem na Federação de Futebol do Maranhão.
    Sendo assim: Dois recados:
    Senho Alberto Ferreira: A CASA CAIU, DESTA VEZ QUEM ESTÁ NO TEU RASTRO É O MINISTÉRIO PÚBLICO, DEVIDAMENTE REPRESENTADA POR UMA PROMOTORA AUTANTE E COMPETENTE. NÃO ADIANTA TU QUERER LUDIBRIAR…O TEU TEMPO ESTÁ CHEGANDO AO FIM!!!!! PEDE PRA SAIR ENQUANTO É TEMPO, E NÃO ADIANTA COLOCAR UM DA TUA CORJA NO LUGAR…]
    Torcida Maranhense: CHEGOU A HORA, VAMOS APOIAR COM TODA FORÇA O MP, A PROMOTORA LÍTIA, O FUTEBOL DO NOSSO ESTADO PRECISA RENASCER….FUTEBOL É ALEGRIA E DIVERSÃO DE TODOS, POBRES RICOS, É PAIXÃO PORQUE É DEMOCRÁTICO, OS FRACOS GANHAM , OS FORTES AS VEZES PERDEM, ISSO EM CAMPO…..MAS FORA DO CAMPO CHEGOU A HORA DO CIDADÃO, CONSUMIDOR, POVO, TORCEDOR E AMANTE DO FUTEBOL GANHAR….

  • fernando 81

    Vejam interessante pergunta e interessante resposta de uma entrevista feita pelo Carta Capital com o jornalista JUka Kifuri:

    CC: Teixeira e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, gostam de dizer que a Fifa é uma entidade privada e que, portanto, não deve satisfações a ninguém sobre o que acontece em seus domínios…

    JK: A CBF é uma instituição mista, privada, mas de interesse público, e isso está consagrado na Constituição Brasileira. Tanto que o futebol é considerado patrimônio cultural do Brasil e submetido ao escrutínio do Ministério Público. Esse argumento foi usado para tentar evitar que se instalassem aquelas duas CPIs (da CBF e da Nike), argumentando que uma entidade privada não poderia ser investigada pelo Congresso Nacional. Então não pode haver uma CPI dos bancos no Brasil? Eles se utilizam do argumento da autonomia das entidades esportivas. É uma autonomia semelhante à que existe na universidade brasileira – e nem por isso as universidades estão acima da lei. É uma absoluta convicção de impunidade.

    A MESMA COISA VALE PARA CÁ….NEM ADIANTA TRAZER À BAILA O ARGUMENTO DE QUE A FMF é PRIVADA, QUE NÃO VAI COLAR…..

  • Joaquim Aguiar

    SOBRE A TELEFONIA CELULAR QUE TAMBÉM O MP ESTÁ INVESTIGANDO . VI ONTEM NO JORNAL HOJE DA GLOBO ENTREVISTA COM UM ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITOS DO CONSUMIDOR INFORMANDO E DANDO DICAS COMO PROCER NAS RECLAMAÇÕES INCLUSIVE UM DETALHE MUITO IMPORTANTE QUE NÓS USUÁRIOS NÃO ATENTAMOS : TEMOS O DIREITO DE SOLICITAR AS OPERADORAS RELATORIOS INDIVIDUIAS DO DESEMPENHO DOS NOSSOS Nº’s CELULARES E INTERNET O CHIP E MODEN ESTABELECEM VINCULOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS . OUTRA ANALISE QUE JÁ COMENTEI ANTES É QUE OS SISTEMAS EMITEM RELATÓRIOS DE TRAFEGO E FALHAS PODENDO-SE CHEGAR FACILMENTE AOS PROBLEEMAS DE CONGESTIONAMENTOS E FALHAS TÉCNICAS . QUE O MP ATRAVES DA ANATEL EXIJAM ESTES RELATORIOS DAS OPERADORAS . GERALMENTE OS REPRESENTANTES QUE COMPARECEM NAS AUDIENCIAS SÃO DAS EQUIPES DE NEGOCIOS PRECISARIA ENVOLVER AS ENGENHARIAS ELAS QUE TEDÊEM AS INFORMAÇÕES TECNICAS , AS SITUAÇÕES DAS PLANTAS. TODAS AS OPERADORAS TEM ESTAS FACILIDADES FAZ PARTE DO SOFTWERE OPERACIONAL.

  • Riba

    VÁ EM FRENTE PROMOTORA, NÓS ESPERAMOS QUE TODOS ESSES DIRIGENTES SEJAM EXPULSOS DESSA FEDERAÇÃO.

  • Luciano de Bacabal

    Bote para ferver promotora é muiro escândalo nessa federação de futebol do Maranhão. O torcedro é enganado. As tabelas mudam todo dia, a renda não aparece e agora esse escândalo nesse balanço feito depois que a senhora começou a investigação. Pelo amor de Deus tire todos esses dirigentes dessa Federação.

  • Manoel

    Tá chegando a hora de tirar toda essa “turma” dda Federação.

  • Adalberto

    TIRE TODO MUNDO DESSA FEDERAÇÃO PROMOTORA QUE A SENHORA ESTARÁ FAZENDO UM BEM IMENSO AO FUTEBOLO MARANHENSE. ESTAMOS COM A SENHORA. FORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Pedro

    Litia
    Como ficou a investigação sobre o caso dos depósitos e venda clandestina de gás e outras coisas e tal que você descobriu? a bomba de Hiroshima ainda não explodiu.

  • fernano

    eu lembro que um tempo atrás o futebol no maranhão tinha seu brilhantismo e hoje este brilho se apagou, graças a este tipo de pessoa que esta lá, mas graças a nossa é vamos dizer, salvadora da pátria idto vai mudar;poiis ela torce pelo nosso futebol e pela nossa bolivia querida. VAMOS MUDAR ESTE JOGO.