Verão Litorânea movimenta as férias nas praias

Os fins de semana do mês de julho serão de muito esporte e lazer. Começou neste sábado, a primeira edição do “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Esporte e de Lazer (Sedel) com o objetivo de revitalizar toda a extensão da Avenida Litorânea, do São Marcos ao Calhau, e mobilizar a comunidade maranhense a praticar atividades esportivas.
 
Para alcançar esta meta, a Sedel proporcionará fins de semanas com competições de diversas modalidades esportivas em seis estações, que estão espalhadas ao longo de toda a extensão da Avenida Litorânea. De acordo com o secretário-adjunto de Projetos Especiais da Sedel e coordenador do “Verão Litorânea”, Winglitton Barros, o China, é preciso integrar a comunidade por meio da prática de atividades físicas. Desta maneira, é possível profissionalizar a forma de fazer esporte no Estado.


 
“Queremos integrar a sociedade maranhense. A Sedel quer mostrar e desenvolver uma nova etapa do esporte no Estado. Essa é proposta da Sedel. Queremos profissionalizar a forma de fazer esporte no Maranhão”, explicou.
 
China explicou que o “Verão Litorânea” envolverá pessoas de todas as faixas etárias. “Nosso objetivo é envolver a maior quantidade de pessoas para a prática saudável de esporte em todas as modalidades esportivas inseridas no projeto, em atividades de lazer e recreação e palestras de profissionais das áreas de saúde, educação física, atletas e componentes do Corpo de Bombeiros”, destacou o secretário-adjunto.
 
E quem foi à Avenida Litorânea prestigiar o primeiro fim de semana do “Verão Litorânea” aprovou a iniciativa da Sedel. Competições de basquete, handebol, vôlei, futebol de areia, futevôlei foram algumas das modalidades desenvolvidas no projeto.
 
Uma atividade que chamou muito a atenção da garotada foi a prática do rapel. Com o auxílio de profissionais do Corpo de Bombeiros, crianças e jovens se divertiam. Para Ana Paula dos Santos, estudante do Colégio Militar Tiradentes, a descida de rapel foi algo marcante em sua vida. Aos 15 anos, esta foi a primeira oportunidade que ela teve de praticar este esporte.
 
“Foi a primeira vez que faço isso. Foi incrível. Fiquei com medo e um pouco nervosa, mas adorei a descida. Foi tudo muito seguro. Pretendo fazer rapel mais vezes”, revelou.
 
O professor Marcio Biguens, presidente da Federação Maranhense de Atletismo, fez questão de levar vários de seus alunos para o “Verão Litorânea”. Segundo Biguens, “o atletismo está apoiando a iniciativa da Sedel porque significa muito para a saúde das pessoas. Por isso, fizemos questão em trazer a garotada para conhecer e brincar um pouco de diversas modalidades”.
 Verão Litorânea
 
O projeto “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” será aberto neste sábado (9), às 9h, com competições de diversas modalidades esportivas em seis estações instaladas na orla, cobrindo toda a extensão da Avenida Litorânea, do São Marcos ao Calhau. O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), acontecerá durante o mês de julho, sempre aos sábados e domingos.
 
Com o slogan “O melhor Verão da Sua Vida”, o projeto ocupará toda a extensão da Litorânea (mar, areia, calçadão, pista e Círculo Militar), em horários que dependerão da tábua de marés. Terá competições nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, dama, xadrez, futebol de areia, futvolei, atletismo, beach tênis, jiu-jitsu e dominó. Para participar das disputas, os interessados podem se inscrever a partir desta quarta-feira (6), nas federações de cada modalidade.
 
O “Verão Litorânea: a Estação dos Esportes” inclui ainda exibições de kitesurfe, surfe, bicicross, stand up, karatê, capoeira, judô, fisiculturismo, muay thai, kung fu, rapel na praia, paraquedismo, montain bike, kickboxing e voo livre.
 
Também haverá diversas atividades recreativas, aulas de aeróbica, caminhadas monitoradas, frescobol, badminton, peteca, skate, ciclismo, travinha, rouba-bandeira, queimado, corrida do saco, concurso de pipa. Além disso, todos os sábados à tarde, haverá apresentação do Projeto Dança Criança, do Ballet Olinda Saul.
 
O evento contará com apoio do 24º Batalhão de Caçadores (24º BC). A proposta da Sedel, a partir de 2012, é estender o projeto a cidades-pólo do interior do Maranhão, promovendo a prática desportiva em todo o Estado. 

As informações são da Sedel.

Seja o primeiro à comentar em "Verão Litorânea movimenta as férias nas praias"