Artistas abrem fogo contra governo e mídia

Desde o início da semana tenho sido procurado por diversos artistas maranhenses: a chiadeira é geral.

Eles reclamam que, enquanto em alguns arraiais a condição de trabalho é excelente, em outros, a situação chega a ser dramática. Alguns cantores garantem que foram obrigados a assinar o contrato do jeito que a Secretaria de Cultura queria, sob pena de nem tocar no São João do Maranhão.

Os artistas criticam também a falta de divulgação e a qualidade do som nos arraiais. A crítica também foi feita pelo cantor e compositor Tutuca no Facebook e abriu uma grande polêmica em meio à classe artística.


Tutuca reclamou da falta de divulgação e da péssima estrutura de som disponibilizada pela Secretaria de Cultura. O músico Wellington Reis abriu a ferida e criticou a falta de união dentro da classe.

Camila Reis também disparou contra o som disponibilizado pela Secretaria de Cultura, o qual definiu como de “péssima qualidade”.

O percussionaista Zé Roberto afirmou que o cantor Omar Cutrim foi humilhado na Secretaria de Cultura.


O desrespeito aos artistas maranhenses também serviu de desabafo da cantora Célia Sampaio. Ela também criticou a falta de apoio da mídia.


Residindo hoje na França, a cantora Anna Torres se disse decepcionada com as rádios locais que não executam a música maranhense.

“Uma pena, um disperdício… Estão jogando no lixo o que temos de mais precioso, a nossa música, que é rica, plural e que pode alavancar o turismo, a economia do nosso Maranhão”, afirmou Ana Torres.

10 comentários para "Artistas abrem fogo contra governo e mídia"

  • Rosa

    O nosso artista sempre foi mal tratado e mais uma vez o assunto vem à tona. Já está na hora da Secretaria de CUltura olhar para o nosso patrimônio como disse a cantora Anna Torres. Ela está mais do que coberta de razão e você sabe disso Zeca Soares pois conhece música como poucos.

  • Celso

    É TUDO VERDADE, OS ARTISTAS ESTÃO SENDO HUMILHADOS NA SECRETARIA DA CULTURA. A GOVERNADORA PRECISA SABER DA VERDADE.

  • RICARDO

    tá na hora de tirar esse povo que tá viciado ali na cultura Bulcão,welligton reis e companhia gente nova com novas ideias a secretaria de cultura tá pareceno com a federação de futebol será que os mandatos são eternos

  • Saudosista

    O que vou falar aqui acho que vc já ouviu muitas vezes por aí. As rádios não tocam música de artistas locais. Nem as que prestam. Zeca sei que existem muitas produções ruins aqui… sei que tem música que não dá pra tocar, mas sei que tem muita coisa de qualidade também. E é nessa hora que sinto sua falta no rádio FM.

    Você como poucos sabia fazer a música do artista maranhense entrar numa programação com dignidade. Na sua época na Rádio Universidade os artistas tocavam de igual para igual com outros nomes nacionais e a programação não ficava chata… e vc não tocava todo mundo… até pq nem todos tem qualidade, mas vc sabia identificar os melhores.

    Quantas vezes vc foi consultado por cantores e deu pitaco no repertório de discos… e de shows… Quantos nomes você fez estourar na Universidade FM e obrigou as outras emissoras a tocar tb… e não digo só nomes nacionais não. Vc fazia o cantor maranhense tocar tocar.

    A Mirante AM e o Imirante ganharam muito com sua ida para o Sistema Mirante, mas os cantores maranhenses perderam um cara que sabia e SABE fazer muito bem rádio FM.

    Abraço grande Zeca Soares e tenho saudades daquele tempo.

    RESPOSTA: OBRIGADO, MAS DENTRO DO QUE É POSSÍVEL CONTINUAMOS DIVULGANDO A NOSSA MÚSICA.

  • hailton cruz

    CLARO ASSIM COMO DIZEM QUE SAO LUIS E O MELHOR CARNAVAL DO BRASIL,
    DIZEM TAMBEM QUE SAO LUIS E A CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL!

  • Luis Carlos Dias

    QUE AS RÁDIOS QUE SE CONSIDERAM BOAS, QUE TOQUE AS NOSSAS MELHORES MÚSICAS, E AS RÁDIOS RUINS, (QUE SÃO MAIORIA), TOQUE AS MÚSICAS RUINS! MAS ACONTECE QUE TODAS ESTÃO TOCANDO AS MESMAS MÚSICAS RUINS!

    COM RELAÇÃO AOS SHOWS, OS GRUPOS DE SUCESSO E QUE TOCAM NOS MELHORES PALCOS, ARRASTAM MULTIDÕES, CRESCERAM A CUSTO DE MUITO DINHEIRO DA SECRETARIA DE CULTURA, SEMPRE LEVARAM O MAIOR QUINHÃO, É SÓ VER QUEM SÃO OS DONOS!
    COM DINHEIRO EU TAMBÉM FAÇO OS MELHORES SHOWS NO MARANHÃO, NO BRASIL, VIAJO EUROPA, AMÉRICAS, O MUNDO TODO…!

  • Jason Lisbpa Oliveira

    Somente o prefeito desta cidade, o Sr. João Castelo, não enxerga os buracos das ruas, avenidas, e viadutos, também ele não deve usar os carros dele nesses locais mencionados.

  • Raydenisson Sá

    Há muito tempo que a SECMA vacila quanto alguns critérios para escolha de artistas no São João e Carnaval. É Inadmissível a forma como são tratados os artistas e as pessoas de suas respectivas produções por alguns funcionários e aquela comandita do governo do Estado.Como é que se pode excluir artistas bons do São João como a própria Célia Sampaio Dm Reggae, Luciana Pinheiro e diminuir shows e salários de pessoas como Rosa Reis, Rose Maranhão,Fátima Passarinho,César Nascimento,o próprio Tutuca Viana e outros.
    Digo ” salários” porque a maioria desses artistas vivem da Música e sinceramente as condições para se dedicar à essa arte está péssima no Maranhão. Só se tem lugar pra Companhia Barrica Do Maranhão. Essa não perde nenhuma APRESENTAÇÃO. Que critério é esse Dr. Secretário Luís Bulcão? Me explica!
    Não estamos desmerecendo a Companhia Barrica Do Maranhão mas deveria ser dadas as mesmas oportunidades para outros grupos do Maranhão. É triste e esse é o São João do Maranhão. Bumba Meu Coração que tá mais pra CHORA MEU CORAÇÃO. Sinceramente…

  • Chico Serra

    Primeiro alguns artistas teem de mendigar para ser chamado para a festa, Compositores de alto nivel como Chico Maranhão ganham dois show num periodo de duas semanas. Eles distribuem para eles mesmos e seus cupinchas a s melhores programações. O São João deste ano ficou pior do que o anos anteriores . Estamos regridindo, Eta Maranhão.

  • Raydenisson Sá

    Concordo com o posicionamento do cantor e compositor Tutuca Viana que teve seus pensamentos distorcidos na matéria do blog do Zeca Soares. É Claro que a matéria do blog deste jornalista é no mínimo interessante e põe em debate a cultura popular do Maranhão.Agora usar os nomes,pensamentos e desabafos de Tutuca, de Camila Reis, de Percussionista Zé Roberto e das cantoras Célia Sampaio Dm Reggae e Anna Torres é uma falta de respeito. Nenhum destes lhe deram autorização para tal fim,ainda que em parte concordem com seus anseios. Boa tarde!

    RESPOSTA: NÃO ESCREVI NENHUMA INVERDADE. COLOQUEI A POSIÇÃO QUE OS ARTISTAS PUBLICARAM NO FACEBOOK. E VERDADEIRAMENTE, TODOS ELES, TEM RAZÃO SOBRE AQUILO QUE RECLAMAM. NÃO ADIANTA FICAR CALADOS. ESTAS COISAS PRECISAM VIR A PÚBLICO. E FOI O QUE FIZ. É COMO VOCÊ DISSE: A DISCUSSÃO É INTERESSANTE.