Já tocou na sua Les Paul hoje?


O Google continua a me surpreender com suas homenagens. Hoje o logo do Google comemora o que seria 96º aniversário do criador das guitarras Les Paul. Passando o mouse sobre o logotipo é possível tocar guitarra virtualmente. É som ligar o som e curtir a brincadeira!

O internauta também pode gravar o resultado e partilhá-lo no YouTube ou no Facebook.

Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou o curso da música com a guitarra elétrica e as gravações em múltiplos canais, morreu em 2009, aos 94 anos.

Como inventor, Paul ajudou no surgimento do rock’n’roll e das gravações em vários canais, que permitiu aos artistas gravar diferentes instrumentos em momentos distintos, fazer um coral usando a voz de uma única pessoa, e então, cuidadosamente, equilibrar as “faixas” em uma gravação final.

Em 1952, a Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul, que, ao longo dos anos, tornou-se uma das mais usadas na indústria da música e o modelo favorito de grandes nomes do rock, como Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, e Jimmy Page do Led Zeppelin.

Guitarrista de jazz, Les Paul colecionou vários sucessos em sua carreira, vários ao lado de sua esposa, Mary Ford. Entre 1949 e 1962, ele ganhou 36 discos de ouro e conquistou 11 vezes o primeiro lugar nas paradas, com hits como “Vaya con dios,” “How high the moon,” “Nola” e “Lover”.

2 comentários para "Já tocou na sua Les Paul hoje?"

  • Fernanda

    Muito legal isso.

  • Roberto Sousa

    Realmente a homenagem é merecida,o sonho de todo guitarrista.