Regulamento não garante vaga na Copa do Brasil

Um problema a mais para Federação Maranhense de Futebol e clubes resolverem o quanto antes. O regulamento do Campeonato Maranhense não garante o campeão na Copa do Brasil em 2012. Apenas assegura ao campeão a vaga no Campeonato Brasileiro Série D no próximo ano.

No ano passado, a FMF divulgou o calendário com três competições: Campeonato Maranhense, Taça Cidade de São Luís e Copa União. A vaga no Campeonato Brasileiro Série D ficaria com o campeão Estadual. As vagas na Copa do Brasil seriam dos campeões da Taça Cidade e Copa União.

Na semana passada, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota chegou a admitir com exclusividade aqui que não disputaria a Copa União se não houvesse viabilidade financeira. Para Frota, a competição serviria para garantir a vaga à Copa do Brasil que já poderia estar garantida pelo Sampaio em caso da conquista do Campeonato Maranhense.

Mas, de fato, o regulamento do Campeonato Maranhense não faz qualquer menção em relação à vaga na Copa do Brasil, como também não diz que, em caso de acesso do Sampaio à Série C a vaga seria do vice-campeão maranhense. Esta hipótese foi levantada apenas pela imprensa, inclusive por mim, mas ninguém na FMF, até este momento se pronunciou sobre o assunto.

9 comentários para "Regulamento não garante vaga na Copa do Brasil"

  • Carloto Júnior

    Zeca,

    Já tinha citado isso a 1 mês atrás. Vc tem razão, o Regulamento do Estadual não fala, sequer, em Copa do Brasil. Só que não precisa, pois o Regulamento da CBF diz que, participarão da Copa do Brasil todos os campeões estaduais e os que obedecerem o Ranking da entidade. Então, mesmo que não conste no Regulamento do Campeonato Maranhense, o campeão está respaldado pelo Regulamento da CBF que é o que determina quem participa ou não.

    Quanto ao vice participar da Série D, caso o Sampaio suba para a C, isso é óbvio. O estado do Maranhão tem direito a uma vaga na série D e ela é do campeão maranhense. Se o campeão está na Série C, é óbvio que o detentor da vaga da Série D será o vice-campeão.

    E mais, o Regulamento prevê que os casos omissos, serão decididos pelo Departamento Técnico da FMF. Então não se preocupe. A capital deverá ter mais um representante nas competições nacionais e pelo visto deverá ser o MAC.

    Abraço!

    Carloto Júnior
    Imperatriz – Maranhão
    (99) 8144-1540 e 9179-5680

    RESPOSTA: CARLOTO NÃO ESTOU PREOCUPADO SE É UM CLUBE DA CAPITAL OU DO INTERIOR QUE VAI DISPUTAR ESTA OU AQUELA COMPETIÇÃO NACIONAL. ESTOU APENAS MENCIONANDO O FATO QUE NÃO CONSTA NO REGULAMENTO. QUANTO AO FATO QUE VOCÊ DIZ QUE OS CAMPEÕES ESTADUAIS É QUE VÃO PARA A COPA DO BRASIL NÃO É BEM ASSIM. EM MUITOS ESTADOS NÃO FUNCIONA ASSIM. AQUI MESMO NO MARANHÃO JÁ MUDARAM AS REGRAS PELO FATO DE ISSO NÃO CONSTAR NO REGULAMENTO. O MELHOR MESMO É QUE ESTEJA NO REGULAMENTO E QUE OS CLASSIFICADOS GARANTAM A VAGA DENTRO DE CAMPO.

  • fernando

    É zeca tu es muito esperto mas eu sou mais ainda, vc lembras do meu comentario em relacao a queda do nosso futebol maranhense e que eu falei que metade da imprensa tem culpa nisso, e vc ta incluido nessa metade. se vc nao lembra vou recordar pra vc. certa vez eu falei aqui que agente nao pode falar mau daquilo que fazemos e como o vendedor que vai vender sua mercadoria e fala pro seua clientes que a tal mercadoria nao presta nao tem valor e etc… ninguem vai querer comprar uma mercadoria em que o proprio vendedor ta falando que nao presta, entao assim sao vcs da empresa , nao sao todos mas a maioria principalmente ai da mirante so vivem falando mau do nosso futebol sendo que vcs vivem e vendem ele, mas onde eu quero chegar? é que vc jua ta vendo que isso que eu falei é verdade e ja ta comesando a colocar em seu blog nocias e manchetes de politica, policial, denucia, e outras e pra nao perder seus “clientes” vc ja ta usando desse artificio. Mas vc nao me engana pode enganar a outros mas a mim nao. vc ta comedo de perder essa boquinha ai assim como outros ja perderam como: ligeirinho, gil cha que so falava merda tomou tanto cha que acabou dormindo muito e quando acordou ja tava fora dai. cuidado zeca vc pode ser o proximo…. ou entao continue fazendo essas auternativas pra ver se da certo.
    tchau

    RESPOSTA: NINGUÉM É ETERNO EM LUGAR NENHU, MUITO MENOS INSUSBTITUÍVEL NA MINHA PROFISSÃO. TENHO TOTAL NOÇÃO DISTO. ENQUANTO TIVER A OPORTUNIDADE AQUI NA MIRANTE OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR TENTAREI SEMPRE DAR O MELHOR DE MIM. NÃO É O FATO DE TRABALHAR EM DETERMINADA ÁREA QUE VOU DEIXAR DE FALAR DAS COISAS BOAS E RUINS DELA. NÃO É O FATO DE FALAR DOS ERROS QUE ESTOU FALANDO MAL DE ALGUMA COISA, PELO CONTRÁRIO PORQUE NÃO APROVEITAM PARA CORRIGIR OS ERROS? TÁ ENTENDIDO?

  • Joaquim Aguiar

    O QUE EU ACHO PIOR NESTES NOSSO FALIDO FUTEBOL SÃO OS CLUBES APROVAREM REGULAMENTOS ,TABELAS NÃO CONTESTAREM ACEITAREM TUDO .PARTICIPAM DE COMPETIÇÕES SEM PATROCINIOS SABENDO QUE VÃO FALIR E MESMO ASSIM APLAUDEM , CONTINUAM . SE ANALISARMOS BEM OS CLUBES SÃO CONIVENTES COM TODAS ESTAS SITUAÇÕES . QUEREM EMPURRAR A COPA UNIÃO DE QUALQUER JEITO E OS CLUBES JÁ ESTÃO NO MESMO CAMINHO . NA MINHA OPINIÃO A IMPRENSA AJUDA ATÉ DEMAIS TANTO A MIRANTE QUANTO A EDUCADORA TEM PROGRAMAS ESPORTIVOS EM TRES HORARIOS ,DIVULGAM OS CLUBES FAZEM ENTREVISTAS O QUE NÃO PODEM É FALAR QUE O ERRADO ESTÁ CERTO . OS CLUBES ENTRARAM NO CONTO DO VIGÁRIO DO CAMPEONATO PORQUE QUISERAM ,OS CLUBES DE PREFEITURA TEM SUAS RECEITAS MAIS OS OUTROS ? EXETO SAMPAIO CORREIA QUE ESTÁ SE VIRANDO (DEVE TER FONTE) ESTÃO TODOS FALIDOS . ESTA REUNIÃO DA AMACLUBES NÃO VAI DÁ EM NADA O PROPRIO PRESIDENTE JÁ FALOU QUE O FUTEBOL NÃO TEM FORÇA QUE É MUITO DIFICIL CONSEGUIR AS COISAS , QUE SEU CLUBE NÃO TEM AJUDA DE NINGUÉM . E AI QUEM VAI DÁ JEITO ? QUEM VAI MELHORAR ? QUEM DERRUBA A IMAGEM DOS CLUBES SÃO OS PROPRIOS CLUBES VEJAM A SITUAÇÃO DO MOTO CLUBE .

    RESPOSTA: POIS É JOAQUIM, MAS SEMPRE APARECE UM AQUI OU ALÍ PARA COLOCAR A CULPA NA IMPRENSA.

  • Ricardo

    Realmente Zeca isto deveria constar no regulamento. Será que os clubes não sabem? Eles não leram o regulamento antes da competição começar? Não quero acreditar nisso, mas acho que não leram e você tem toda razão no que diz. Espero que você continue mostrando as coisas erradas que acontecem por aqui, principalmente no esporte. Sou o sei leitor e gosto das suas opiniões. Uma ou outra não concordo, mas você tem uma crítica muito boa. Vou continuar ligado aqui.

    RESPOSTA: TAMBÉM ACHO QUE OS CLUBES PRECISAM FICAR MAIS ATENTOS A TUDO, PRINCIPALMENTE AO REGULAMENTO DAS COMPETIÇÕES. MUITO OBRIGADO PELA CONFIANÇA E POR ACESSAR O BLOG.

  • Thalisson Rocha

    a federação maranhense e suas pérolas!! ashuashuashuashua

  • paulo SJR

    COMENTÁRIO MODERADO.

  • Joaquim Aguiar

    OS FATOS SE REPETEM. REGULAMENTOS ,TABELAS ,JULGAMENTOS ,LIMINARES ETC. OS DIRIGENTES E REPRESENTANTES PRATICAMENTE SÃO OS MESMOS . O TJD MUDOU POUCO A FMF NÃO MUDOU NADA TIRARAM O GEOGRAFIA E OS PROBLEMAS CONTINUAM OS MESMOS . REPITO OS CLUBES SÃO OS GRANDES RESPONSÁVEIS POR TUDO ISTO E NÃO FAZEM NADA ´PARA MUDAR . NÃO VEJO PERSPECTIVA DE MUDANÇAS AINDA VÃO TER MUITAS BRONCAS ,MAIS ACHO QUE COMO SEMPRE VÃO AJEITAR PARA O LADO QUE TIVER MAIS PRESTIGIO NA FMF E TJD . VAMOS AGUARDAR.

  • Ze Carlos Cruz

    É Zeca, todo mundo tem uma opinião, mais nenhum procura se fundamentar, o Regulamento da CBF diz que a primeira vaga são os melhores no ranking e dos campeões estaduais, então no Maranhão a primeira vaga é do campeão estadual e a 2ª é pela Copa União.
    Acontece que o povo não lê, isso é fato, muitos nunca frequentaram uma biblioteca aí dizem no achismo, como o companheiro Joaquim Aguiar, e principalmente o comentário 4 o famoso Ricardo.

    Agora vocês podem tirar o chapéu para o Carloto Junior de Imperatriz pois o comentário dele é perfeito ele leu o regulamento da CBF e comentou fundamentado mais que o titular do Blog o Zeca Soares. Só não acertou quando disse que o 2º colocado será da Capital, com certeza se o Imperatriz fosse vice seria o escolhido.

    RESPOSTA: NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA QUE O CAMPEÃO MARANHENSE É O LEGÍTIMO REPRESENTANTE NA SÉRIE D, MAS COMO NO MARANHÃO TUDO É DIFERENTE É MELHOR OS CLUBES SE CERCAREM DE TODOS OS CUIDADOS E COLOCAR TUDO NO REGULAMENTO. FICA MAIS CLARO PARA TODOS.

  • Felipe Abreu

    NOS DIAS DE HOJE NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE TER TRÊS COMPETIÇÕES NO ESTADO ISSO É MAIS DO QUE FATO!.
    ENTÃO O QUE DEVE SER FEITO É ENTREGAR AO CAMPEÃO MARANHENSE 2011 A VAGA DA COPA DO BRASIL 2012 E SÉRIE D 2012, JÁ QUE A MAIORIA DOS CLUBES DO NOSSO ESTADO NÃO TEM CALENDÁRIO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS ENTÃO DEVE SER FEITA A COPA UNIÃO DANDO O DIREITO DE O CAMPEÃO DISPUTAR A COPA DO BRASIL 2012 JUNTO COM O CAMPEÃO MARANHENSE 2011.
    ESSA FEDERAÇÃO A CADA DIA QUE PASSA PREJUDICA MAIS O NOSSO FUTEBOL, ESSE ALBERTO FERREIRA JÁ TEM O LUGAR DELE GARANTIDO AO LADO DE LÚCIFER, COMO É QUE O CARA QUER FAZER UM CAMPEONATO DESSE SISTEMA AQUI NO MARANHÃO? ISSO NÃO TEM CABIMENTO DEVERIA TER SEMI FINAIS. COM OS QUATRO MELHORES CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE ATÉ CHEGAR A FINAL, É ASSIM QUE É FEITO EM VÁRIOS ESTADOS PRINCIPALMENTE NO NORDESTE.
    UM BONITO EXEMPLO É O CAMPEONATO PERNAMBUCANO.
    EU SÓ QUERO SABER O MOTIVO DE A IMPRENSA NÃO PEGAR NO PÉ DESSES MARGINAIS QUE INTEGRAM A NOSSA FEDERAÇÃO?
    OBRIGADO PELO ESPAÇO!