A vergonha nacional

E a Caravana do Jornal Nacional chegou ao Maranhão. E Chegou mostrando a cara de indignação do jornalista Pedro Bial. Ele parecia perplexo com a situação das estradas que cortam o Maranhão. Para quem mora aqui ou todo dia precisa utilizar as nossas estradas nenhuma novidade. Apenas a certeza que, a partir de agora, uma vez que a televisão mostrou para todo o país, esse nosso velho e grave problema poderá vir a ser resolvido.

Leiam o que o Bial relatou durante a sua passagem aqui: “No município de Zé Doca, no interior do Maranhão, depois de cinco horas de viagem, conseguimos avançar pouco mais de 60 quilômetros, o que dá uma média de 12 km/h. Pense no drama dos caminhoneiros, dos profissionais da região que precisam usar essa estrada todos os dias. Se fosse de terra, a estrada seria melhor. Trata-se de uma sucessão de crateras traiçoeiras. A rigor, não dá nem para chamar esse trecho da BR- 316 de estrada. Estrada isso não é. Durante todo o percurso, nós ouvimos apelos e gritos vindos da beira da estrada, de ônibus, caminhões, automóveis dizendo: “Mostra. Mostra essa vergonha na Globo”.

Ele teve que viajar pela BR-316, apontada pelo Denit, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, como a pior estrada do Brasil. Uma vergonha nacional.

O Jornal Nacional prometeu mostrar a reportagem completa na edição desta sexta-feira (8) e deixou uma sugestão aos candidatos à presidência: fazer essa viagem. Seria, no mínimo, didático. Agora, torçam para que não chova, pois quando chove, a BR-316 vira um longo atoleiro.

E você viu a reportagem do Jornal Nacional? O que achou? Teria a coragem de fazer a mesma viagem?

2 comentários para "A vergonha nacional"

  • guilherme salomão

    zeca soares, lembra que o governo federal é responsavel pelas estradas federais. cuidado com seu comentario sobre o lula.

  • Gardênia Holanda Maciel

    Sim, Guilherme, a estrada é federal, mas, não significa que devemos ficar calados só porque apoiamos a reeleição de Lula. As estradas do Maranhã (Federais ou não) são uma vergonha. A vergonha pior é de nós mesmos e não dos brasileiros. Todos os estados do País têm mazelas e todos temos que lamentar…