Por que tanta má-vontade com o Shopping da Ilha???

Diante do caos criado nas rádios e redes sociais – apontando o Shopping da Ilha como um verdadeiro inferno – o jornalista Marco Aurélio D’Eça decidiu fazer uma visita in loco, ontem.

Supreendeu-se com a capacidade que tem a Internet de criar coisas onde não há.

O que se viu no facebook e no twitter nas últimas semanas foram histórias as mais escabrosas sobre o que se encontraria no empreendimento.

O curioso é que boa parte das ”maria-vai-com-as-outras” da Internet só falou por ouvir falar.

Era coisa do tipo: “uma amiga da amiga da minha amiga sofreu isso lá…” ou “meu primo disse que ouviu dizer de um amigo, que o amigo deste amigo viu o caos de perto…”

Tudo invenção teleguiada – comum nas redes sociais – ou má-fé mesmo.

O shopping, apesar de ainda não concluído, é perfeito sob todos os aspectos.

Apesar de funcionando pela metade, o estacionamento tem vagas disponíveis em área asfaltada, sem congestionamentos para enrar e sair e com funcionários treinados na orientação.

Dentro, o Shopping da Ilha não perde para nenhum dos grandes shoppings do país. São belíssimos tanto a concepção artuitetônica quanto o padrão das lojas.

Ah, mas ainda não há 100% de lojas funcionando?!

É verdade, mas isso ocorreu com todos os shoppings da capital, desde o Tropical, na década de 80, passando pelo extinto Colonial, São Luís e o mais recente, Rio Anil Shopping.

E as lojas que já estão em funcionamento são um primor de qualidade. Âncoras como Riachuelo e C&A são do tipo conceito, totalmente diferentes das que já existem na capital – em forma e conteúdo.

Sem falar na confortável praça de alimentação, onde já estão abertos vários restaurantes.

Um conselho para os adeptos do “siga o mestre” no Facebook: vá ao local, pessoalmente, antes de falar bobagem na rede.

É melhor do que contar o que fez a amiga, da amiga, da amiga…

19 comentários para "Por que tanta má-vontade com o Shopping da Ilha???"

  • Fabio

    ZECA ISSO TUDO É PORQUE O SHOPPING É DA ROSEANA.

    RESPOSTA: NÃO, FÁBIO. NÃO SEI DE QUEM É O SHOPPING, MUITO MENOS RECEBI QUALQUER PEDIDO DE QUEM QUER QUE SEJA. ACHEI O TEXTO OPORTUNO E PARTIU DE ALGUÉM QUE FOI LÁ. A INFORMAÇÃO DEVE SER TRATADA ASSIM. FOI ASSIM QUE APRENDI.

  • Gustavo

    Parabéns Zeca e Marco Aurélio D’Eça.

    Essa onda de internet está pior que os tablóides sensacionalistas que existem pelo mundo. A sociedade maranhense está acostumado com diz-que-me-disse e o mais revoltante, todo mundo pensa que toda melhoria que aparece é por conta do dedo dos “Sarneys”. O povo é burro, só olham e seguem em uma direção. Procure o crescimento individual em prol da sociedade.

  • Igor Almeida

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer de perto o famoso Shopping da Ilha. Mas irei fazer isso antes mesmo do natal. Espero sim que todas as lojas que estejam em pleno funcionamento atendam por completo os clientes que fazem suas compras. Que os direitos do consumidor sejam respeitados e acima de tudo, que o bom e velho bom senso prevaleça antes de todo e qualquer comentário falseado sobre algo que nunca se viu…

  • Fernando

    Acho engraçado é que nada existe aos olhos desses blogueiros! Tudo é boato rsrsrs…
    Muitos vocês são tendenciosos demais, deixei de lê as postagens de muitos, que desde a greve dos PM”S insistem em publicar mentiras. Exemplo disso era encobertar os roubos,assaltos na rua grande. E ainda dizer que a cidade estava tranquila com os homens do exercito nas ruas!

    A inauguração do Shopping foi um fiasco, apressaram tudo na tentativa de lucrar com o desespero que o povo tem de gastar no final do ano!

  • Beto

    É incrivél como qual quer coisa que construam aqui em São Luís o pessoal diz que é de Roseana, é de fulano, é de ciclano
    Concordo com você Zeca o pessoal está metendo o pau sem saber, eu trabalhei na obra do shopping, apesar dos apesares, dos atrazos, das paralizações, esse shopping não deixa a desejar a qualquer shopping do Brasil

  • pedro

    Com todo respeito a você, que admiro bastante, o que esse shopping está fazendo com o trânsito é um vergonha, não existe estrutura para desgarga de modo que todos os caminhões ficam no meio da pista, atrapalhando mais ainda uma região que já é problemática. Outra coisa é a saúde da população com toda aquela poeira. se fosse em bairro de rico já teriam embargado há muito tempo.
    Tentar tapar o sol, não dá.

    RESPOSTA: PEDRO, ESTE ESPAÇO É DEMOCRÁTICO. NINGUÉM É DONO DE VERDADE ALGUMA. SINTA-SE À VONTADE DE MANIFESTAR A SUA OPINIÃO, PRINCIPALMENTE QUANDO RESPEITAMOS A OPINIÃO DOS OUTROS. MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

  • Sávio Germano - (Teresina PI)

    Fábio, esse Shopping não é da Roseana, é do Grupo Sá Cavalcante. Felizmente, nem tudo aí no MA é da Oligarquia Sarney.

    Quanto ao shopping, espero que o o GS2 aprenda com os erros do SDI e que não os cometa no Shopping Rio Poty, que está sendo construído aqui.

  • Caroline

    Parabéns pelo seu profissionalismo Zeca, acaba de me passar toda credibiliadde pela forma como abordou o assunto. Virei sua leitora neste exato minuto. Abraços

  • Roberto Galote

    Aqui em São Luis-MA é o único lugar do planeta, onde se monta uma quitanda e depois de alguns poucos anos o dono se torna o rei dos supemercados.

  • Renata

    Os restaurantes abriram hoje, né? Pq na inaguração (quando eu estive lá), só tinha Bob’s… e também não tinha ar condicionado.. Não ter 100% das lojas funcionando é normal em qualquer inauguração de shopping.. mas não ter ar condicionado numa região tropical como a nossa, é um tanto quanto incomum. Tem estacionamento asfaltado sim, mas tem poeira e terra entre o estacionamento e o shopping.. e já na inauguração, na hora da saída, fui abordada por um morador da invasão que fica atrás do shopping, me pedindo dinheiro… será que nessa hora o segurança estava lanchando no Bob’s? 😉

  • Rômulo

    Parabéns Zeca, você soube ser bastante profissional, ao contrário de colegas seus que usam os blogs apenas para deturpar a tudo e todos.

  • Joaquim Aguiar

    SERIA MUITO INTERESANTE UMA ENTREVISTA COM UM DOS REPRESENTANTES DA CONSTRUTORA SÁ CAVALCANTE RESPONSAVEIS PELA OBRA PARA ESCLARECER MELHOR OS ATRAZOS E PORQUE TEVE DE FAZER ESTA INAUGURAÇÃO AGORA . SABE-SE QUE HOUVE UMA REUNIÃO RECENTEMENTE ENTRE LOGISTAS E REPRESENTANTES DA SÁ CAVALCANTE ONDE OS ANIMOS SE ACIRARAM COM AS EXIGENCIAS DOS LOGISTAS PARA A INAUGURAÇÃO . ALGUNS VÁRIOS FATORES CONTRIBUIRAM PARA O ATRAZO . A SÁ CAVALCANTE É UMA EMPRESA RENOMADA COM VÁRIOS GRANDES PROJETOS CONSTRUIDOS NO PAIS . ESTE COMPEXO´DE CONSTRUÇÃO SHOPING ,CENTRO COMERCIAL E CONDOMINIO RESIDENCIAL É INÉDITO NO MARANHÃO . ACESSEM NO GOOGLE “MAQUETE SHOPPING DA ILHA ” E VEJAM QUE MONUMENTO SERÁ . TEM UM VIDEO DE UNS 08 MINUTOS QUE MOSTRA TUDO VAI SER UMA MARAVILHA . AINDA FALTA MUITO MAIS SÃO LUIS VAI GANHAR UM BELO PRESENTE. A OBRA CONTINUA A CADA DIA VEREMOS AS EVOLUÇÕES AS NOVIDADES MAIS LOJAS ,MELHORES ACESSOS ETC.

  • José Carlos lObato Oliveira MAQUEANO

    Sávio Germano – (Teresina PI)
    O jogo de interesses é muito grande… pode até não ser totalmente dessa referida familia, mas que tem uma porcentagem, isso é certeza ABSOLUTA. A única coisa que não pertence a eles é o CUSCUZ IDEAL. A via expressa é para atender interesses próprios. O zeca não ia fazer essa matéria dessa NUNQUINHA DA VIDA. Lógico que ele vai dizer que é imparcial e tal…Diz pro zeca fazer uma matérai do melhor cachorro quente de São Luís, que fica no retorno da forquilha. rsrsrs

    RESPOSTA: EU NÃO PRECISO DIZER A VOCÊ E NEM A NINGUÉM QUE SOU LIVRE PARA ESCREVER O MEU PENSAMENTO E MANIFESTAR AQUI E PUBLICAR NESTE ESPAÇO COISAS SOBRE AS QUAIS ACREDITO.

  • Joaquim Aguiar

    MATERIA COPIADA VIA GOOGLE . O SHOPPING DA ILHA JÁ É UMA REALIDADE .

    Shopping da IlhaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Shopping da Ilha
    Slogan: Do jeito que você sempre quis.
    Localização Av. Daniel de La Touche, Maranhão Novo. São Luís, Brasil.
    Brasil

    Inauguração 20 de dezembro de 2011
    Lojas 330
    – Âncoras 8, C&A, Centauro, Le Biscuit, Marisa, Mateus, Renner, Riachuelo, Zara.
    – Mega Lojas 5, Insinuante, Polishop, Ri Happy, Siberian, Sol.
    – Cinema 8 salas UCI.
    – Alimentação 1 praça com 28 lojas e 1.200 lugares.
    Área total 176.000m²
    – Construída 82.000m² (42.000 m² locável)
    Estacionamento 2.000 vagas
    Proprietário Grupo Sá Cavalcante
    – Administração Grupo Sá Cavalcante
    Website http://www.shoppingdailha.com.br
    O Shopping da Ilha é um shopping center em construção em São Luís, no estado do Maranhão. O Shopping, será o maior do estado e um dos maiores do eixo Norte – Nordeste .Será um investimento de aproximadamente R$ 252 milhões. Seu principal diferencial dos demais shopping de São Luis é o fato de obter várias marcas inéditas na cidade como: Zara, Renner, Divino Fogão, Polishop, Ri Happy, Sol e o Kinoplex com 8 salas incluindo 2 salas com projeção 3D e telas de grande dimensão. Será o mais moderno empreendimento do grupo Sá Cavalcante, que já trabalha com o Shopping Praia da Costa em Vila Velha no Espirito Santo, Shopping Tijuca no Rio de Janeiro e o Shopping Rio Poty, em Teresina.

    Além do Shopping, a Construtora Sá Cavalcante estará lançando posteriormente, em anexo ao Shopping duas modernas torres comerciais com acesso direto ao interior do Shopping. O Centro Empresarial contará com 1.600 salas comerciais, sendo 358 salas integráveis, com sistema informatizado de acesso. Além disso o Shopping contará com 2.860 apartamentos distribuidos em 16 torres nas imediações do empreendimento.

    O shopping será entregue no dia 20 de Dezembro de 2011, já com seu projeto de expansão em andamento pois a estrutura da futura expansão ja será entregue juntamente com o shopping na sua inauguração.

  • Tímon.

    Zeca Soares,
    Você tem toda razão. Muito blá blá blá, coisinhas típicas de gente provinciana. Ora, não faz muito tempo sequer contávamos com tais empreendimentos no Maranhão. Mas há algo preocupante. Não quero dar uma de profeta, mas acho que vai morrer gente atropelada em frente ao Shopping. Veja bem, em construções desse naipe, em gera lprovidencia-se uma passarela ligando o Shopping a outra extremidade da avenida(isto deveria ser feito pela prefeitura da cidade). Temos como exemplo o Midway Mall em Natal. Aliás muito parecido com o Shopping da Ilha internamente. O problema é que São Luís é a única capital nordestina sem nenhuma passarela. Já discuti isso com João Castelo e ele me respondeu que já estava pensando na questão. detalhe: Faz dois anos que o indaguei e nada. Se depender dele, pelo jeito, preparem os caixões.

  • Joaquim Aguiar

    TODO ESTADO PRECISA DE GRANDES EMPREMDIMENTOS QUE GEREM EMPREGOS AUMENTEM NOSSO PIB . O SHOPING DA ILHA NÃO É SÓ UM SHOPING É UM COMPLEXO QUE ABRIGARÁ ALÉM DO SHOPING UM CENTRO EMPRESARIAL E CONDOMINIO RESIDENCIAL ALGO BEM DIFERENTE DO QUE SE TEM HOJE . PRECISAMOS LER BUSCAR INFORMAÇÕES FICAR MELHOR INFORMADO.

    O Shopping da Ilha é um empreendimento do Grupo Sá Cavalcante, um dos melhores conglomerados de shoppings do país. Atualmente a divisão de Shopping Centers do Grupo (SC2) administra dois shopping centers prontos (Shopping Tijuca – RJ e Shopping Praia da Costa – ES), dois em implantação (Shopping da Ilha -MA e Shopping Mestre Álvaro – ES) e outros dois em fase de desenvolvimento (Shopping Plaza Guarulhos e Shopping Cariacica – ES). O Grupo estuda ainda diversas cidades brasileiras com capacidade para receberem empreendimentos semelhantes.

    Dados técnicos sobre o Shopping da Ilha:
    Previsão de inauguração: 2011
    Área bruta locável: 39.000m²
    Área construída: 78.000m²
    Área do Terreno: 176.000m²
    Lojas âncoras: 7
    Megalojas: 7
    Lojas satélites: 281
    Total de lojas: 295
    Pisos: 3
    Vagas para carros: 2.000
    Cinemas: 8 salas em formato stadium
    Centro empresarial: 400 salas comerciais
    Artigo da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shopping_da_Ilha
    Este local é um prédio
    Categoria: shopping center

  • Luis Henrique

    Eu acho muito engraçado Zeca Soares. Falam que você está defendendo a Roseana porque fez um texto desses eu acho que tem muita gente doente demais e sugiro a você que não dê ouvido a essa gente.

    RESPOSTA: LUÍS HENRIQUE É ASSIM MESMO. JÁ ESTOU ACOSTUMADO COM ESSE TIPO DE POSTURA.

  • Luis Omar

    Via expressa ligando nada à lugar nenhum, sendo que esse lugar nenhum é o shopping. Propagandas no site da mirante a respeito do shopping. Vc agora defendendo algo particular que é o shopping. Não é muita coincidência pra um simples texto que vc achou interessante em publicar?

    RESPOSTA: NÃO TEM NADA A VER UMA COISA COM A OUTRA. A PROGAPAGNDA É NO SITE DA MIRANTE E NÃO NO MEU BLOG. ESTIVE LÁ E TUDO QUE ESTÁ NA MATÉRIA É A ABSOLUTA REALIDADE. VÁ LÁ, PRIMEIRO ANTES DE FALAR BESTEIRA TAMBÉM.

  • Thaís

    Tah
    o Shopping é legal, mas poderia ter Banheiro Família né, shoppings “menos modernos” tem!
    É complicado, levar os filhos de sexo opostos aos banheiros, meu filho se recusa a entrar no banheiro de “meninas” e ainda não saber usar direito o banehiro sozinho! Creio que deve ser complicado para um pai que passeia com sua filha e ela pede para ir ao banheiro, ele com certeza não vai entrar com ela no banheiro masculino nem no feminino.
    Simples assim!