Joaquim Haickel destaca os desafios para 2012

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel é o entrevistado do BLOG. Haickel garante que a Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura é a principal conquista na área esportiva neste ano que está terminando. Destaca ainda a importância da conclusão da reforma do Estádio Castelão e do Ginásio Costa Rodrigues que serão entregues à população de São Luís como presente nos 400 anos de aniversário de São Luís. 
 
Zeca Soares – Qual o balanço na área esportiva deste ano que está terminando e quais as ações desenvolvidas pela Sedel que o senhor destacaria?
 
Joaquim Haickel – A melhor resposta que posso lhe dar é lembrar-lhe o fato de eu ter começado o ano não querendo aceitar o cargo de secretário de esporte do Maranhão e encerrá-lo contabilizando muitas ações, quase todas de grande sucesso, como a nova forma de realização dos JEM’s, o que proporcionou uma maior integração dos nossos jovens esportistas, sem contar a boa performance de nossos atletas nos JEB’s, bem como nas diversas competições a nível nacional e internacional em que participaram.

Zeca Soares – A Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura pode ser apontada como a maior conquista?
 
Joaquim Haickel –  Acredito que sim. Esta lei vai possibilitar que tanto o esporte quanto a cultura possam existir sem o exclusivo e direto patrocínio do governo, seja ele qual for. Acredito ser essa a mais importante lei aprovada em nosso estado nos últimos anos. Serão 12 milhões de reais para o esporte e outros 12 para a cultura, que dependerão unicamente de projetos que estejam aptos a captar recursos junto aos contribuintes do ICMS. No começo de 2012 tanto eu quanto o secretário Bulcão iremos promover cursos para capacitar gestores e proponentes desses projetos.
 
Zeca Soares –  A Secretaria de Esporte e Lazer é apontada como uma das mais atuantes, embora os recursos tenham sido pequenos. Qual foi a mágica da Sedel para fazer tanta coisa com poucos recursos?
 
Joaquim Haickel – Não é mágica alguma, é fazer-se unicamente o necessário da maneira mais simples possível. As grandes demandas do setor esportivo são as estruturais que demandam muito recurso financeiro, e as decorrentes de eventos e ações. Em relação às primeiras, fizemos o pouco que podíamos fazer, já em relação as demandas de eventos e ações pudemos apoiar diversos e várias, fornecendo apoio financeiro e técnico, transporte e alojamento e sempre que possível servindo de ponte entre a federação ou promotor esportivo e os possíveis patrocinadores. Acredito que tivemos sucesso nisso também.
 
Zeca Soares – A reabertura do Castelão e do Ginásio Costa Rodrigues serão os dois principais presentes do Governo do Maranhão na área esportiva para os 400 anos de São Luís?
 
Joaquim Haickel – Sem dúvida nenhuma. A reabertura do Costa Rodrigues e do Castelão trarão de volta as nossas mais importantes praças esportivas e mais que isso trarão de volta a confiança da população no poder público como promotor e incentivador do esporte e do lazer. A volta do Castelão poderá ser a porta de entrada da reabilitação de nosso futebol profissional. O secretário Max Barros e eu, recebemos orientação da governadora Roseana no sentido de que o Castelão seja reinaugurado em setembro de 2012, nas festas de comemoração dos 400 anos de São Luís, com um jogo amistoso entre a seleção brasileira e uma importante seleção européia, que pode ser da França ou a de Portugal.
 
Zeca Soares – Para 2012, qual o grande desafio para a Sedel?
 
Joaquim Haickel – O grande desafio para 2012 é fazer mais e melhor do que fizemos em 2011, com uma agravante, contando com um orçamento igual ou talvez menor que do ano que se finda. No entanto acredito que o esporte estará mais forte de um modo geral, graças a aplicação da lei de incentivo ao esporte que a governadora Roseana em boa hora fez aprovar.

4 comentários para "Joaquim Haickel destaca os desafios para 2012"

  • José Carlos Prazeres

    São poucos os políticos que conseguem ter o respeito e a confiança da população e o deputado Joaquim Haickel
    sempre foi um dos mais respeitados e merecedor da total confiança não só de seus eleitores mas também de políticos
    e simpatizantes que fazem oposição ao grupo do pertence.
    Realmente a SEDEL tem outra cara, o esporte maranhense agora tem uma esperança de se reerguer.
    Espero que o deputado Joaquim Haickel consiga desenvolver todos os projetos que tem em mente para sua pasta.

  • fernando 81

    Joaquim é um ótimo Secretário, talvez o melhor do Governo Roseana…Aí está o caminho, se tivesse um igual a ele Presidindo a Federação de Futebol e outro de igual competência inteligência e seriedade dirigindo o Moto, o futebol maranhense melhoraria muito…
    É isso que falta pro futebol Maranhenses, homens probos, comprometidos com o trabalho sério e honesto.

    aê galera do PAPÃO… uma pesquisa de maior torcida da globo.com no link acima… bora votar no papão, o nome dele tá lá esperando vocês!!
    http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/12/19/qual-o-tamanho-das-torcidas-na-rede/

  • Rogério

    Zeca,

    Muito esclarecedora e direta a entrevista do secretário Jaoquim Haickel. Acho que poderemos ter uma bom ano para o esporte no Maranhão, principalmente com a conclusão das reformas do Castelão e do Costa Rodrigues.

    Um grande abraço,

    Rogério

    RESPOSTA: ROGÉRIO, ESTE É O MEU SENTIMENTO TAMBÉM. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO.

  • thalisson show

    e muito importante que temos nossa praças esportivas de voltar ajuda a melhora o nosso esporte não basta so o governo investi esperamos que em 2012 o nosso futebol volte aos velhos tempo domingo o barcelona deu uma aula de futebol mais não foi so isso mostrol o caminho que dever ser seguido inverti na categoria de base implanta a sua fisofia desde cedo e larga de gasta dinheiro com jogador que não saber nem dar um chute e mostrar a garotada que futebol quem corre e a bola. feliz natal para todos