Interventor diz que não será candidato à FMF

A eleição na Federação Maranhense de Futebol não deverá acontecer antes de 15 de janeiro. A expectativa é do interventor da FMF, Antonio Américo Lobato Gonçalves em entrevista ao Bom Dia Mirante, na TV Mirante.

– As perspectivas são muito boas. Eu estou dependendo da aprovação do novo estatuto. Nós nomeamos uma comissão que está elaborando o novo estatuto que muito embora esteja prestando um serviço gratuito nós não podemos exigir uma conclusão rápida. A reforma é profunda. O Estatuto é de 2007, mas nós estamos fazendo uma profunda reforma agora. Mas o presidente da comissão Dr. Raimundo Marques me disse que irá hoje à Federação às 17h e entregar o texto que eles estão sugerindo – afirmou.

Antônio Américo garantiu que não pensa em ser candidato, embora nos bastidores já tenha afirmado que será sim candidato à presidência da FMF.

– Eu não sou candidato. O momento não é de pensar sobre candidatura até porque o colégio eleitoral da Federação Maranhense hoje é zero. Não existe – disse.

O interventor Antônio Américo negou que esteja em campanha e disse que as suas viagens ao interior são no sentido de regularizar as Ligas.

– Estou fazendo no interior é uma busca para que as Ligas voltem a se filiar, voltem a se regularizar. Olha, se fazia eleições na Federação com as Ligas irregulares. Eu não posso cometer o mesmo erro de convocar uma eleição com os clubes e Ligas irregulares. Eu não posso tirar o voto das Ligas porque elas são filiadas – destacou.

Mistério
A primeira coisa que disse que iria fazer ao assumir como interventor o comando do futebol maranhense seria uma auditoria na FMF. Pois bem, o interventor Antonio Américo já tem a auditoria pronta, mas ninguém sabe quando é que vamos conhecer o resultado desta auditoria.

Transparência
Cadê a transparência da FMF quanto às eleições para a presidência da FMF? Bem ao estilo Alberto Ferreira até agora ninguém sabe quem poderá votar ou não e muito menos quem poderá participar da eleição. Enfim, a caixa preta continua na FMF.

Sem volta
A CBF definitivamente aceitou a situação de intervenção na FMF. Ao liberar a ajuda financeira no valor de R$ 120 mil correspondentes aos meses de outubro, novembro e dezembro, a CBF legitimou a situação imposta pela Justiça após a investigação do Ministério Público. A partir de agora, o MP em outros Estados poderá seguir o exemplo do Maranhão. A CBF não poderá agir diferente.

Choradeira
Haja reclamação. Todo ano é a mesma coisa. A CBF divulga o ranking de clubes e a choradeira do Sampaio vem à tona. Os tricolores não aceitam que o Moto continue na frente. Mas para que serve este ranking? E por falar em ranking, o site do Sampaio parou no tempo. Trocou CBF por CBD. Confederação Brasileira de Desportos era coisa do tempo em que eu ainda era criança. É por isso que ninguém no Sampaio entende o ranking…

Eleição
O Moto marcou para o dia 27 a eleição da nova diretoria. Ninguém sabe é se realmente vai aparecer um candidato. Os nomes especulados são os do atual presidente Gildo Morais e do jogador Daniel Menezes, filho do ex-diretor de futebol do clube.

Coletiva
A diretoria do Sampaio anuncia o elenco e o planejamento para a temporada 2012. No pacotão, uma das novidades será o anúncio da contratação do atacante Léo Paraíba, vice-artilheiro da Copa União pelo Bacabal. Sobre Edgar, o Sampaio insistirá com o MAC que vai disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D e que isso será uma nova vitrine para o atleta.

Mundial
Com três gols marcados pelos brasileiros Adriano (2) e Maxwell, o Barcelona venceu fácil o Al Sadd, do Qatar por 4 a 0, em Yokohama, no Japão e vai à final do Mundial de Clubes, neste domingo, 7h30 (horário local) contra o Santos. Enfim, teremos o tão esperado confronto entre Santos, do craque Neymar e o Barça, do craque argentino Messi.

9 comentários para "Interventor diz que não será candidato à FMF"

  • Tímon.

    Sr. Zeca Soares, buenos dias!
    Choradeira? Você acha mesmo que os torcedores do Sampaio Corrêa não têm razão em reclamar que o Ranking está errado? Ora, coerência, és uma jóia! A CBF já no dia de ontem reconheceu que errou o Ranking e foi obrigada a colocar o Palmeiras em primeiro lugar. Semelhantemente o Internacional-RS subiu uma posição depois de reclamar. Podes crer há mais podre no reino da Dinamarca! As federações de quase todo o país reclamam também que há muita coisa errada – o da Paraíba já se pronunciou. A coisa não é irrisória, pois é sabido que o atual Ranking servirá de base para a determinação dos participantes na Copa do Brsail já em 2013. Contudo achas que o Sampaio está de choradeira? Ontem o canal Esporte Interativo reclamou também do Ranking e lembrou que muitos clubes mais abaixo da tabela foram prejudicados. O problema é que as pessoas que fazem o esporte da Mirante (leia-se REDE GLOBO DE TELEVISÃO) provavelmente não assistem outros canais de comunicação pelo jeito, pois o maior canal de esporte do país a ESPN Brasil também criticou o Ranking até porque o Paulo Vinícios Coelho (a enciclopédia viva do futebol nacional) faz parte da cúpula que produz o Ranking histórico mais antigo que é o da Revista Placar, está sim aclamada pela mídia nacional como a mais justa. O problema é que a mídia maranhense parece desconhecê-la e, sinceramente, não convém àqueles que torcem pelo de cujus club, também outrora conhecido como motociclo. O futebol do Maranhão é tal qual a sua política, não é mesmo? Assim, repito aqui o que postei antes, e o desafio a fazer, com lisura, como estão fazendo outros jornalistas em seus respectivos estados federativos, um trabalho com base na atual pontuação da CBF, pegando os representantes maranhenses ano após ano e ponderando os valores segundo os critérios da entidade. Provavelmente haverá acentuada mudança. De qualquer maneira acho pouco provável que o faça, já que estás me devendo, desde o ano passado, o número de títulos de Jems do colégio Batista.

    Vamos lá mais uma vez. Vou repetir o que já postei: O critério para o estabelecimento do ranking da CBF é considerado injusto e não respeita os títulos nacionais de divisões inferiores segundo os especialistas. A revista Placar tem o ranking histórico e mais antigo do país onde o Sampaio é disparado o mais bem colocado do estado (basta consultar). O certo é que o ranking da CBF, criado bem mais tarde, só comtempla grande margem de pontos os clubes a partir de uma certa data, tentando preservar os ditos grandes. Para não prejudicar muito os clubes da série A e, sendo obrigada a resgatar os títulos nacionais a partir de 1959, ela “refez” seu quadro, mas estabeleceu pouca diferença entre ser campeão (60 pontos) ou vice (59 pontos), por exemplo. O estranho é que o Moto Club não tem tanta participação na série A que justifique ter acumulado tantos pontos. Para piorar, o time nunca ganhou uma série B (40 pontos) ou uma série C (20 pontos). No mais iguala-se ao tricolor, tendo por pouco mais permanecido nas séries A e B antes de ser rebaixado e ficar sem divisão. Mas o problema não é só do Sampaio, outros clubes reclamam o mesmo tratamento desigual. Até os primeiros 30 clubes até que a coisa caminha bem, depois disso seria necessário uma reposição. Por isso mesmo a ESPN Brasil e a revista Placar não concordam com a CBF. Do jeito que a coisa vai o Sampaio teria que ganhar uma série B e outra C para passar o Moto Club daqui a usn vinte anos. No mínimo ilário. O tipo de critério adotado pela CBF recebeu críticas da FIFA que a obrigou, inclusive, a reconsiderar pelo menos os títulos nacionais de 1959 até o início da década de 70 até porque seria ridículo o Brasil não o fazer já sendo tri-campeão mundial, o que já havia ocorrido na Itália e Espanha. Assim o fez, mas manteve a contagem de pontos esprimida para não distanciar muito os clubes da série A. No mais, se alguém tiver tempo é só recuar até os idos de 1971 e vir contando cada participação maranhense ano após ano, ponto a ponto com base no critério atual. Pode até ser que no final dê o Moto Club na frente porque, como já disse, o critério na diferença de pontos nas colocações dos times não é ponderado e aproxima demais os primeiros dos últimos. Ou seja, melhor ser vice-campeão duas vezes do que ser campeão em uma e quarto colocado em outra. Logo, por que zuar o Vasco da Gama por muitos vice-campeonatos? No final das contas, corinthianos e flamenguistas ainda saem perdendo. O mesmo para o Sampaio Corrêa. Durma-se com tanta falta de lógica.

    RESPOSTA: SÓ ME RESPONDA UMA COISA. PARA QUE TANTA CONFUSÃO POR UMA COISA QUE NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA?

  • Ze Carlos

    ZECA, QUEM PAROU NO TEMPO FOI TEU COLEGA EDVAN FONSECA, QUE É O RESPONSÁVEL PELOS TEXTOS NO SITE DO SAMPAIO, QUEM MANDA COLOCAR MOTENSE PRA ESCREVER COISAS SOBRE O SAMPAIO.

    RESPOSTA: EDIVAN É UM CARA BASTANTE ATUALIZADO NÃO ACREDITO QUE POSSA TER SIDO ELE, SE FOI, TRATA-SE DE UM EQUÍVOCO.

  • BOLIVÃO

    ISSO QUE É JORNNALISMO ATUALIZADO.

  • fernando 81

    1) Como responderia o técnico TITE a esse timon e demais bolivianos: “FALA MUITO…FALA MUITO…”

    2) Vamos gravar esta entrevista do Américo…se ele for candidato teremos a certeza que ele não tem palavra, e daí pra ser um pi… é só um passo….

    3) Américo já demonstrou que não é o melhor nome para a Federação, assim como o Gildo não é para o Moto…

    Zeca, me dê uma esperançazinha…me diga que pode haver uma surpresa até o dia 27/12 e que pode aparecer alguém não só com dinheiro, mas CAPACITADO, DESENROLADO, AGREGADOR E COMPETENTE para dirigir o Moto…me diga aí Zeca se há essa chance ou temos que nos limitar a este aí que você citou??

    RESPOSTA: NÃO HÁ INTERESSADOS NÃO, PELO MENOS ATÉ AQUI.

  • motense

    O problema que na diretoria do Sampaio só tem burro, pq eles não pedem para CBF o historico de partcipações de moto e sampaio e façam a soma para poder comprovar o que já está comprovado. Deixa eu dar um exemplo, o sampanha ganhou um serie B vagabunda em 1972 e pelo ranking tem direito a 40 ponto e o MOTO em 90 e 96 ficou em 8º lugar na serie B, diga-se de passagem uma serie mais disputada que a de 1972, mas tudo, por este dois 8º colocados o Moto recebeu 33 + 33 superando os 40 do Sampaio. O Ranking é para medir regularidade e não título. Bando de MOBRAL.

  • José Luis Sampaio

    Zeca, a razão por estar aqui é por puro e simples nojo desse tal de Antonio Américo (Interventor) da FMF, quanta hipocrisia desse fulano. Em entrevista ao não menos hipócrita Herberth Fontinele, ele disse que não está fazendo campanha para a presidencia da FMF, que já pagou os salários dos funcionários, quitou o décimo terceiro dos mesmos e que irá adiantar os salários de janeiro, Zeca é estarrecedora a tamanha cara de pau desse fulano, só mesmo Fontinele para divulgar as falas dele sem ao menos verificar a veracidade dos fatos, isso é apenas mais uma mentira que ele divulga. Saibam todos os desportistas e até mesmo a Justiça do trabalho, que até o momento, ele ainda não pagou sequer o salário do mês de novembro, sabe por que? Porque enviou dinheiro para um tal de Noel, presidente da Liga de Maranhãozinho, ratear com as Ligas esportivas da região do Gurupi, quanto ao décimo terceiro, ele só pagou 50% em novembro e até agora, nada, vejamos aonde está o cara sério que veio para mudar a Federação? Está subornando os presidentes de Ligas e está prometendo anistiar os débitos das Ligas e clubes amadores, para poderem votar para ele nas eleições de janeiro. Cadê a Dra. Lítia Cavalcante? Pensei que ela queria mesmo moralizar o futebol maranhense, Isso sim, é caso de polícia. E vem Fontinele fazer propaganda desse indivíduo. Pois é Zeca, acho que você também estará estarrecido depois dessas informações. É muita sujeira e olha que ele só está começando e ainda não está efetivado no cargo. Imagine depois. E tem mais, esse papo de reforma, é para justificar o desvio de dinheiro da Federação para as Ligas.

  • Agenor Almeida Filho

    Não são muito claros os critérios da CBF para estabelecer o ranking dos times de futebol. Isso é fato. No entanto, até por um critério de justiça, o Moto deve estar, sim, na frente do Sampaio. Basta descontar todos os títulos de campeão maranhense, obtidos pelo Sampaio, ganhos pela \\"mão amiga\\" dos esquemas da Federação, onde os presidentes , todos torcedores apaixonados pelo time, de forma descarada faziam as suas armações. Bem feito¹ Papa Papão. Este sim é o time de maior torcida do Estado. A Timemania está aí para comprovar.

  • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Zeca, é verdade que tá entre ti, Roberto Fernandes e Eurico Pacifico para ser o candidato testa de ferro do grupo mirante(interrogação)
    que ttu e o Roberto estão juntos para a escolha não ser do Eurico(interrogação)
    verdade que Cabreira exige uma parte dos salários dos jogadores que ele leva para os tims dos quais ele dirigeinterrogação)

    RESPOSTA: SE EXISTE ISSO QUE VOCÊ PERGUNTA JJOSÉ CARLOS SÓ NÃO DISSERAM A MIM. NÃO POSSO FALAR POR ROBERTO E EURICO. EU, DESCONHEÇO, COMPLETAMENTE ESTE ASSUNTO. PRETENDO CONTINUAR NO JORNALISMO.

  • MARCO AURÉLIO

    CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU COM JOSÈ LUÍS SAMPAIO, ESSE SUJEITINHO É UM GRANDE MENTIROSO.
    EM IMPERATRIZ, ELE VEI FAZER CAMPANHA, APOIANDO-SE NO WALTER LIRA. SE ELE FOR CANDIDATO, JÁ NÃO TEM CRÉDITO NO QUR FALA.ELE ESTÁ FAZENDO CAMPANHA. ME DIGA O QUE ESSE CARA JÃ FOI NA VIDA. É UM RÁBULA QUE SÓ VIVE DE FAZER LOBY. ELE PRECISA DE MUITO ÓLEO PARA PASSAR NESSA CARA DE PAU.
    É UM CA MARADA QUE NÃO TEM UM MÍNIMO DE SIMPATIA. E ARROGANTE, PREPOTENTE E MAL EDUCADO.
    É INSUPORTÁVEL E INTOLERÁVEL.