SES inicia Mutirão da Mama no Hospital Tarquínio Lopes

Mulheres maranhenses estão sendo submetidas a cirurgias para retiradas de nódulos da mama no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral). O Mutirão da Mama teve início nesta sexta-feira (25) com previsão de realizar, em dois dias de trabalho, 40 cirurgias. A ação integra a programação do Dia Nacional de Combate ao Câncer, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), e tem como objetivo zerar a fila de espera por este tipo de procedimento em São Luís.

Todas as mulheres que estavam na fila de espera serão submetidas aos procedimentos.

Encaminhamentos

Os objetivos de realizar a tiragem e encaminhar os pacientes atendidos na Quinzena da Saúde, no Aterro do Bacanga, para as unidades de saúde estadual de referência no tratamento do diabetes, hipertensão e câncer estão sendo alcançados pela SES. Desde o dia 14 até o dia 20, foram realizadas 16 biópsias, 15 para confirmação de diagnóstico de câncer de colo de útero e uma para câncer de mama. São realizadas cerca de 60 mamografias diariamente. Durante a ação foi confirmado um caso de câncer de colo de útero.

A biopsia é um procedimento cirúrgico no qual se colhe uma amostra de tecidos ou células para análise laboratorial. O resultado dos exames realizados na Quinzena deve ser disponibilizado num prazo médio de 15 dias. Todos os pacientes que se submeteram ao teste receberam o encaminhamento para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Tarquínio Lopes Filho.

Foto: O Estado

Seja o primeiro à comentar em "SES inicia Mutirão da Mama no Hospital Tarquínio Lopes"