Dirigentes defendem o fim da Série D

Francisco Novelletto Neto completará uma década à frente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no ano em que o Brasil receberá a Copa do Mundo. Em julho, foi eleito pela terceira vez consecutiva para três anos de mandato. Quando se encerrar o atual, em 2015, promete despedir-se do cargo. Antes disso, porém, quer, nas suas palavras, “ajudar meus clubes”.

Novelletto evita o assunto, mas a mão amiga da FGF é conhecida.

– Existe um movimento das federações para acabar com a Série D. Fui designado por elas para levar isso à CBF. Série D e calendário – detalha.

A ideia seria extinguir a atual Quarta Divisão, retrocedendo a um modelo de 2007, com 64 participantes divididos em 16 grupos de quatro. Na temporada seguinte, conseguiu-se perpetrar um campeonato com 63. No grupo 1, Rio Branco-AC e Luverdense-MT classificaram-se com nove pontos e sobrou o Fast-AM, com zero.

Desde 2009, a Série C é disputada com 20 clubes divididos em quatro grupos de cinco. Apesar do mesmo número de participantes das Séries A e B, ela não funciona no sistema de pontos corridos em turno e returno porque, segundo a CBF, não há verbas para hospedagem e transporte.

Qual é a sua proposta para a Série D em 2012?

Novelletto: É de extingui-la e termos 64 times na C. Até o (presidente do Caxias) Osvaldo (Voges) não gostou muito, quando eu falei para ele. Mas vai ser bom para todo mundo! Olha o Juventude, que ficou sem dinheiro para disputar a D! Minha proposta foi de custeio a partir dos 16. A gente divide 64 times em grupos de quatro, depois faz mata-mata. A partir dos 16, entra a ajuda de custo.

Mas isso não elimina o mérito de quem vem disputando acesso e queda no atual modelo?

Novelletto: É bom para todo mundo! O Caxias vai deixar de jogar com Joinville e Chapecoense e vai jogar com Cruzeiro de Porto Alegre, Cerâmica, times mais fracos.

Pelo sistema atual, a Série C prevê o mínimo de oito jogos na primeira fase e mais seis para o acesso, num total de 14. Com a fórmula de 64 clubes, não se reduz o número de jogos?

Novelletto: Diminui dois jogos, apenas, para subir. Sobe com 12. As federações estaduais não querem mais o atual modelo. Elas vão esvaziar o campeonato do ano que vem. Espera para ver.

Não seria possível destinar 1% das verbas das séries A e B para custear C e D?

Novelletto: Não tem custeio e nem vai ter. Esquece. Isso não vai acontecer. Os clubes das séries A e B não aceitam. Vai falar isso para Grêmio e Inter, que tu queres tirar um troco para as séries C e D. Eles ainda vão reclamar que já estão ganhando pouco.

Já há alguma sinalização de mudança para a Série D?

Novelletto: Por enquanto, não. Conversei com o (diretor-técnico da CBF) Virgílio (Elísio) e ele já disse que concorda com o calendário (iniciar a Série C imediatamente após os estaduais). Fizemos o ofício com o pedido e já entregamos. Mas sobre a fórmula, quem decide é o homem (Ricardo Teixeira).

10 comentários para "Dirigentes defendem o fim da Série D"

  • BOLIVÃO NA SERIE D 2012

    ESTAMOS NA SERIE D EM 2012, QUAL O PROBLEMA? O PIOR É TIMES DO MOTO, MAC, IMPERATRIZ QUE NEM A SERIE D DISPUTA.
    A SERIE D É A DIVISÃO DO NIVEL DO FUTEBOL MARANHENSE.
    UM FUTEBOL QUE EXCESSÃO DO SAMPAIO OS TIMECOS RESTANTES TEM UMA FOLHA MENOR QUE O FUTURO SALÁRIO DO CORTEZ NO BOTAFOGO DE 150 MIL. É MOLE!!!!
    UM FUTEBOL QUE A RADIO MAIS RICA E BOTA RICA NISSO, DONA MIRANTE, NÃO TEM UMA PASSAGEM PARA NARRAR O JOGO DO SAMPAIO.
    E SE DONA CBF MUDAR TUDO, ESTAMOS NA SERIE C EM 2012, TUDO PODE ACONTECER.
    O PIOR É AS TIMECAS DO MOTO, MAC QUE NEM ESPERANÇA TEM.
    BOLIVÃO, AVANTE BOLIVÃO O TRICAMPEONATO E A SERIE D OU C TE ESPETA.

    FUI!!!!!

    RESPOSTA: ENQUANTO HOUVER GENTE PENSANDO DESSA FORMA, O FUTEBOL SERÁ SEMPRE ISSO AÍ QUE ESTAMOS VENDO. MAS VOCÊ PODE COLOCAR O SEU NOME NO COMENTÁRIO, NÃO TEM PROBLEMA NÃO.

  • kelson

    SERIA ÓTIMO PARA O NOSSO FUTEBOL ACABAR COM ESSA SÉRIE D QUE É O FUNDO DO POSSO. TENHO A MESMA IDÉIA DESSES DIRIGENTES, QUE É VOLTAR A SÉRIE C COMO ERA 64 TIMES DAÍ TERÍAMOS 2 PARTICIPANTES MARANHENSE NA COMPETIÇÃO, COM ESSA SÉRIE D, TEMOS MUITO MAL O CAMPEÃO MARANHENSE JOGANDO SEM RECURSO NENHUM ALMEJANDO EM UMA SÉRIE C TAMBÉM SEM NENHUM RECURSO. NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE QUE A CBF QUER COM ESSA SÉRI D, SOMANDO A C COM A D TEMOS 60 TIMES, OU SEJA QUASE O MESMO NÚMERO DE TIMES DAS DUAS DIVISÕES JUNTAS.

  • RAIMUNDO COELHO

    SE FOR PARA TERMOS ESSE MESMO REPRESENTENTE NO PRÓXIMO ANO É MELHOR E MUITO MELHOR QUE SE ACABE TUDO,,,
    FORA VEXAME;;;;;; SAI PRA LÁ AZAR, VÃO CANTAR EM OUTRO INFERNO, BANDO DE PÉS DE GÊLO.

  • Givanilson Leal

    Seria melhor também acabar com a Série C, enquanto tivermos somente com duas divisões em plena visibilidade/transmissão para todo o Brasil.

  • JOAO PEDRO

    ENQUANTO ISSO, NA CAVERNA DO ALBERTO FERREIRA (FMF) OS FATOS CONTINUAM AINDA, OBSCUROS……….A LEI PREVALEÇE OU NÃO? TEREMOS JUSTIÇA OU VAMOS NEGOCIAR…? NÓS TORCEDORES ACREDITAMOS QUE TEREMOS JUSTIÇA.

  • Paulo Bolivão

    Rapaz antigamente o futebol só era praticado por gente rica, o que a CBF tinha que fazer era acabar as séries B,C e D e deixar no futebol somente os clubes ricos lá do Centro Sul daí fazia um contrato com a globo, para que essa emissora alienasse de forma definitva todos os imbecís sem personalidade, uncluindo os daqui. Eu me exlcluo disso, jutamente com os pernambucanos, domingo Zeca e ouvir relatos no qual o seu Lalá mais o Gilson Rodrigues, por causa dos jogos do vascão e mengão de ambos ?

    RESPOSTA: TAMBÉM NÃO ME INCLUO NISSO.

  • joanir

    O SAMPAIO TODO ANO TÁ SERIE D E SOBE NUNCA ,EU ACHO QUE OS TRICOLETES SÃO DA TERRA DO PETER PAN TERRA DO NUNCA ,E TOME GOL DO TONZIN TONZIN TONZIN ,É O NOVO HIT DA PARADAD TOZIN TOZIN TOZIN KKKKKKCHOREM TRICOLETES RUMO A MAIS UMA PARTICIPAÇÃO NA SERIE D ,SÓ AUMENTANDO AS DIVIDAS KKKKKKK VAI CHEGAR UM DIA QUE NÃO VAI TER AGUA LÃ NO CAMPO PRA LAVAR OS MATERIASKKK GOL DO TOZIN KKK

  • Paulo da Cohama

    Joanir qual é o teu clube mengão ou vascão, não tem nada de graça issoaí se você for motense, lembra que o Sampaio rebaixou ele com uma taca de 5 a 0, ah já sei você é mais um vagabundo daqui que torce contra o nosso Estado.

  • Paulo SJR

    ESSE SISTEMA VIVA NOTA NÃO FUNCIONA NEM AQUI NEM NA CHINA, TAMBÉM NO MARANHÃO SÓ TEM GENTE BURRA.
    ME CADASTREI NO SISTEMA, FIZ UMA COMPRA EM UM DETERMINADO COMÉRCIO E O CAIXA PEDIU O NUMERO DO CPF, FOI DIGITADO A MENSAGEM – NÃO CADASTRADO.
    ACESSEI MINHA CONTA NO SISTEMA E ESTAVA ZERADO, PARA ONDE FORAM MEUS PONTOS? NO

    OUTRA, O LOCAL DE TROCA QUE ESTÁ NO SISTEMA DIZ: SAMPAIO CORREA DE SÃO LUIS QUE NA VERDADE É SAMPAIO CORREA FUTEBOL CLUBE, ESSE QUE DESENVOLVEU ESSE SISTEMA NÃO ENTENDE NEM UM POUCO DE FUTEBOL MARANHENSE.

  • Diego Tomazzoni

    É complicado esse modelo atual da séries C e D. Você pode fazer uma excelente campanha na primeira fase, se esforçar ao máximo. Quando chega no mata mata, o time que fez uma campanha excelente, pode ser prejudicado pelo árbitro, perder um ou dois jogadores importantes ou ter qualquer outro tipo de incidente que prejudica.

    Acho que o campeonato série C e D não pode virar copa de uma hora para outra, mas concordo também que não há recursos para viagem e hospedagem. Minha sugestão é que, após a fase preliminar, classifiquem-se 2 clubes em cada chave, na serie D vai dar 16 e na C vai dar 8 clubes. Posteriormente esses 8 clubes da C se enfrentam em sistema de pontos corridos, os 4 primeiros sobem. Já na série D o ideal seria criar outros 4 grupos de 4, o campeão de cada grupo sobe e pronto.

    Isso faria com que fosse mais justo, teríamos mais jogos, mais renda e o campeonato seria mais justo.

    Se não for isso, ai sim concordo com o Noveletto, fazendo a unificação das séries C e D, mas que seja pelo menos mais justo.