Em defesa do MAC e do Maranhão

maranhao-150x150O Blog Bola nas Costas divulgou o que eles chamam de as 10 camisas mais feias de clubes de futebol no país. No “Top 10” deles está a camisa do Maranhão Atlético Clube, exatamente a no 10. Sinceramente achei mais um ato de preconceito com o nosso Maranhão, o Estado e não apenas com o MAC, time de futebol.

Existem inúmeras camisas de times de futebol mais feias que a do MAC, mas qual critério teria para escolher esta ou aquela. O importante é o torcedor do MAC gostar. A mesma coisa diria em relação às camisas de outros times.

A “brincadeirinha de mau gosto” chama a camisa do glorioso Maranhão Atlético Clube de Maranhão Anúncios FC. Tudo porque a camisa tem vários anúncios.

Já vi milhares de camisas feias e cheias de anúncios também, mas preferem criticar o MAC, assim, mais uma vez estão falando mal do Maranhão. E, é claro não poderiam deixar de lembrar o Sarney.

Que coisa chata e mesquinha!!!!

19 comentários para "Em defesa do MAC e do Maranhão"

  • Fred Brandão

    A camisa é feia (fato); Sarney tem bigode (fato); E você é um babão (fatão!)

    RESPOSTA: E PELO VISTO VOCÊ É MAIS UM DAQUELES QUE NÃO GOSTA DO MARANHÃO. PACIÊNCIA….

  • PcBoliviano

    Isso aí é para bestas daqui largarem de gostar das coisas lá do Centro-Sul eles só fazem referências as nós, como um bando de famintos e ignorantes, lembram do Arnaldo Jabor, Zeca aliás eu ainda não conseguir falar na Mirante AM, para repudiar veementemente o comentário fascista daquele jornalista. Para finalizar, será se eles não viram a camisa nova do Flamengo e do Braziliense do DF, é puro preconceito.

    RESPOSTA: ESTE É O MEU SENTIMENTO TAMBÉM.

  • Tímon ressuscitado.

    Amigos,
    Independente da revolta de alguns torcedores, o certo é que muita propaganda descaracteriza a equipagem – parece ter sido este o critério principal para a camisa do Mac ter participado da lista. Nos últimos anos houve sim uma corrente de aberrações com estampas até nas nádegas dos jogadores (ridículo). Contudo, eles esqueceram de tantas outras como as financiadas pela ótica Diniz Brasil afora com aquele “gigantesco” óculos a estampar camisas como as do Paraná Club e até do Sampaio Corrêa (meu time). Aliás, se bem pesado e medido, as últimas do Sampaio sobrepõem em feiura as do MAC, pois que nosso Presidente não atentou ainda que não se deve combinar cores quentes (vermelho-amarelo), nem as seleções africanas fazem isso. O certo é aliviar o contraste: Camisa branca com três listras finas no peito ou repetidas (não em demasia) na vertical; ou ainda uma camisa vermelha com passador à altura do peito ou nos ombros em verde e amerelo lembrando as cores nacionais; ou listas verticais em verde e amarelo (com o vermelho em pequeno detalhe na numeração, por exemplo) como a da conquista da série C nacional. Portanto, pouco podemos em reclamar, sobretudo porque falta a nossos dirigentes inteligência e bom gosto, diga-se de passagem, coisa que nunca houve por aqui em termos de futebol. Logo, a esculhambação do futebol local está até na pele em que nos vestimos, infelizmente.

    RESPOSTA: MAS ISTO OCORRE COM VÁRIOS CLUBES “PODEROSOS” DO PAÍS TAMBÉM. E PORQUE TIRAR O MAC PARA PALITO?

  • raimundo

    apesar de ser torcedor do sampaio acho que a camisa da mac a mais bonita do maranhão sera que esse cara esse sabe de bom gosto

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    ZECA!!! PORQUE TUDO QUE SE FALA A RESPEITO DO ESTADO MARANHÃO VEM O VELHO E JÁ BATIDO DISCURSO DO COITADINHO SEMPRE VITIMA DE PRECONCEITO??? AGORA VEM VOCÊ COM O TAL PAPO DO PRECONCEITO, PARECE QUE VOCÊ APRENDEU COM O PT, O JÁ DESGASTADO DISCURSO DO ANALFABETO, POBRE E OPERÁRIO. E O PIOR, AS PESSOAS NÃO LEÊM O BLOG BOLA NAS COSTAS COMO O PCBOLIVIANO QUE DISSE QUE AS CAMISAS DO BRASILIENSE E DO FLAMENGO TAMBÉM SÃO FEIAS. PC BOLIVIANO, LÁ ESTÁ NÃO SÓ A DO FLAMENGO E DO BRASILIENSE, COMO TAMBÉM A DO CORINTHIANS, SÃO PAULO, FLUMINENSE, GRÊMIO, CRUZEIROS E BRAGANTINO, PORTANTO SEGUINDO A TESE DO POBREZINHO E COITADINHO VITIMA DE PRECONCEITO, PODERIAMOS DIZER TAMBÉM QUE EXISTE PRECONCEITO CONTRA CARIOCAS, GAUCHOS, PAULISTAS, MINEIROS E BRASILIENSES.
    PARA NÉ ZECA…CHEGA DESSA SINDROME DO COITADINHO INJUSTIÇADO!!!
    SERÁ QUE O PRECONCEITO NÃO FOI CONTRA O BIGODE DO NOSSO SENADOR???

    RESPOSTA: O QUE EU NÃO ACHO JUSTO É VOCÊ CUSPIR NO PRATO QUE COMEU. MOROU AQUI E DESFRUTOU DE TUDO O QUE QUIS O QUANTO PODE, QUANDO NÃO DEU MAIS SAIU. EU ACHO MUITA SACANAGEM, PERMITA-ME USAR ESTE TERMO O QUE FAZEM COM O MARANHÃO. TUDO AQUI VIRA PIADA PARA OS OUTROS. EXISTE SIM UM PRECONCEITO CONTRA OS MARANHENSES, SÓ OS CEGOS NÃO CONSEGUEM ENXERGAR. E NÃO VOU ENTRAR NA ESFERA POLÍTICA, PORQUE A MINHA POLÍTICA É O ESPORTE.

  • alex

    A camisa do MAC é linda perto da do Sampaio, eleita com larga vantagem em 99% das enquetes sobre o tema.

  • PcBoliviano

    TIMOM UMA DAS CAMISAS MAIS BONITAS DO BRASIL É A O SAMPAIO, JÁ FUI EM VÁRIOS ESTADOS E OS TOCEDORES SEMPRE ELOGIAM A CAMISA TRICOLOR, TÚ ESCREVE MUITO E COM POUCA PRODUTIVIDADE, OU SEJA, SÓ ESCREVE ASNEIRAS.

    RESPOSTA: TAMBÉM CONCORDO, A CAMISA DO SAMPAIO É BONITA SIM. UMA DAS MAIS BONITAS DO PAÍS.

  • Francisco Gaglianone

    CAAAAAAAAAAAAAAALMA MEU PREZADO, VOCÊ PRECISA TER MAIS SERENIDADE PARA MODERAR UM BLOG OU ENTÃO VÁ FAZER OUTRA COISA. MAIS UMA VEZ VEM O SURRADO PAPO DE QUEM NÃO TEM ARGUMENTO “CUSPIU NO PRATO QUE COMEU” E “MOROU AQUI E QUANDO NÃO DEU MAIS SAIU”. PRIMEIRO, NÃO ESTOU CUSPINDO EM NADA, SE FOSSE CUSPIR NÃO SERIA NO PRATO QUE COMO… SEGUNDO, JÁ QUE VOCÊ SABE, PODIA ME DIZER PORQUE NÃO DEU MAIS E FUI EMBORA???
    ZECA, EU PENSEI QUE VC TIVESSE ARGUMENTOS MAIS INTELIGENTES E NÃO ENVEREDASSE PELO CAMINHO DO CAMPO PESSOAL, TIPICO DAQUELES POBRES DE ESPIRITO E DE INTELIGÊNCIA.
    O QUE VOCÊ TINHA QUE FAZER E É O QUE MANDA A PRÁTICA DO BOM JORNALISMO ERA DAR A NOTÍCIA COMO ELA TEM QUE SER DADA SEM DEMAGOGIA BARATA, MAS COM ORDEM, DECÊNCIA E ÉTICA SEM CRIAR UMA FALSA VERDADE.
    AGORA SE TUDO NO MARANHÃO VIRA UMA PIADA, A CULPA É DE QUEM???
    EU ACHO QUE CIDADÃO QUE AMA A TERRA EM QUE NASCEU NÃO É AQUELE QUE DIZ AMÉM A TUDO DE ERRADO QUE ACONTECE, COMO VACA DE PRESÉPIO E SIM AQUELE QUE ENCARA A CRITICA COMO UMA FORMA DE CRESCER E CADA VEZ MAIS MELHORAR E NÃO COMO PRECONCEITO, ISSO É BOBAGEM. AS PESSOAS NO MARANHÃO NÃO SABEM CONVIVER COM A CRITICA, TOMAM A COISA COMO PESSOAL, ESTÃO ACOSTUMADOS COM O ELOGIO FÁCIL E NÃO COM O ELOGIO VERDADEIRO.

    RESPOSTA: REALMENTE EU PRECISO DE BASTANTE SERENIDADE PARA LER E APROVAR MUITAS COISAS QUE RECEBO, POR EXEMPLO OS SEUS QUESTIONAMENTOS. VOCÊ FALA COMO SE FOSSE O DONO DA VERDADE. A VERDADE NÃO TEM DONO. NINGUÉM É DONO DELA. SEMPRE QUE VOCÊ ESCREVE AQUI PROCURA DAR LIÇÕES DE MORAL. SINCERAMENTE NÃO ENTENDO. VOCÊ PODE TUDO? FALA O QUE QUER E NÃO QUER OUVIR? QUANDO DE REBATE VOCÊ SE SENTE DIGAMOS QUE “OFENDIDO”? PACIÊNCIA. VOCÊ PRECISA OUVIR TAMBÉM. PRECISA RESPEITAR A OPINIÃO CONTRÁRIA. ISTO É BÁSICO. E FINALMENTE, PARA MIM ESTE É UM ASSUNTO ENCERRADO.

  • Paulo da Cohama

    ESSE FRANCISCO ESTÁ COM UMA DOENÇA CHAMADA PENSIT (PENSA QUE É ALGUMA COISA) ELE SÓ ESCREVE BOBAGENS, SE ACHANDO QUE É O CARA QUE SABE TUDO.

    RESPOSTA: VERDADE PC. PARA MIM ESTE ASSUNTO ESTÁ ENCERRADO.

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    NÃO FALO COMO DONO DA VERDADE, ATÉ PORQUE COMO VOCÊ DISSE, NINGUÉM É DONO DELA, NEM VOCÊ…AGORA SABER CONVIVER COM AS CRITICAS É DIFICIL, E COMO DISSE O ELOGIO FÁCIL NÃO FAZ PARTE DA MINHA PERSONALIDADE APESAR DE MUITOS ACHAREM MELHOR.
    INFELIZMENTE PARA ALGUNS ANTES DE QUALQUER COMENTÁRIO QUE FAÇO VOU LER A RESPEITO, ENTÃO NÃO É QUALQUER BOBAGEM DITA POR QUEM QUER QUE SEJA, QUE IRÁ SERVIR COMO VERDADE ABSOLUTA.
    OUVIR!!! EU OUÇO… SEMPRE ESTOU DISPOSTO A OUVIR ATÉ PORQUE SABER OUVIR É UMA VIRTUDE, AGORA…OUVIR COISAS QUE TENHAM O MINIMO DE BOM SENSO E NÃO DISCURSO BAIRRISTA BARATO, COMO O QUE VC QUIS INCUTIR NOS SEUS LEITORES, OMITINDO QUE CAMISAS DE CLUBES DE OUTROS ESTADOS DO PAÍS TAMBÉM FORAM MOTIVOS DE GOZAÇÃO. PARA SEU DESESPERO E DESTEMPERO IREI CONTINUAR LENDO SEU BLOG E EMITINDO MINHAS OPINIÕES, FALANDO O QUE QUERO, MAS SEM AGREDIR E OFENDER NINGUÉM, NUNCA ENTRANDO NO CAMPO PESSOAL, AO CONTRÁRIO DE ALGUNS E A ÚNICA FORMA DE IMPEDIR SERIA NAO PUBLICANDO MEUS COMENTÁRIOS O QUE NÃO ACREDITO QUE FAÇA POIS VEJO EM VOCÊ UM GRANDE DEMOCRATA SEMPRE ABERTO AO DIÁLOGO FRANCO E INTELIGENTE.

    RESPOSTA: VOCÊ REALMENTE NÃO ENTENDEU O QUE EU DISSE. ESCREVI QUE O IMPORTANTE É O TORCEDOR DO CLUBE GOSTAR DA CAMISA, O RESTO TEM IMPORTÂNCIA MENOR. RELEIA O TEXTO. E FINALMENTE ESTE ASSUNTO ESTÁ ENCERRADO COMO DISSE ANTERIORMENTE.

  • george motense

    calma gente, la tambem ta a camisa do famengo, do brasiliense, do bragantino,fluminense,cruzeiro,sao paulo,isso e pura verdade e a camisa do mac nao eh feia, mas essa ta horrivel!!!!!! ou vc acha ela bonita zeca ?? http://globoesporte.globo.com/platb/files/89/2010/08/camisas.jpg

  • O Maio do Mundo

    Olha Zeca Soares,eu concordo com esta pesquisa.A camisa do Maranhão è muito feia,digamos não é das mais bonitas de clubes do Brasil.Agora vamos concordar tambêm,que toda pesquisa ela è direcionada a uma finalidade,como o Maranhão é sinônimo de tudo o que não presta,na Polìtica,acontece coisas tenebrosas,como no esporte,acontece o que todos nós sabemos.Estas pesquisas vem realmente para denegrir o nosso Estado,que não tem representatividade nenhuma,nem na Política e nem no futebol,porque jogados as traças.Cabe aos dirigentes com as cores que tem ter um trabalho de marketig audacioso e tornár-la,umas das mais bonitas do nosso País.Mais hoje creio que a camisa do Maranhâo é feia mesma,não chega a ser horrìvel,mais è muito feia sim.Tem cores berrantes e com um design tenebroso.Mais o dólar nem vai subir nem cair por causa do décimo lugar que ficou a camisa do Maranhão.Temos sim que nos preocupar é com a moralização do nosso futebol,e não com posição de camisa,por isso que o Maranhão é esta podridão que è por causa destas picuinhas.

  • Militar tricolor

    Sou torcedor do Sampaio e, mesmo de longe, acompanho as notícias do futebol maranhense. Que ultimamente têm sido péssimas.
    Discordo do discurso de preconceito contra nós maranhenses, mas respeito.
    O citado blog faz gozação com vários clubes e até com esportistas, por isso acho que não deveriamos dar tanta importância ao que publicam. Temos que parar de sermos coitadinhos e tentar resolver os problemas do estado, que são imensos. Quanto a sermos discriminados; somos discriminados porque o Maranhão é um dos estados mais pobres da Federação, com um futebol fraquissimo, onde a grande força do Estado está na 4ª divisão(uma vergonha!!!) e vivemos sob o julgo de uma família, que manda e desmanda na população, em sua maioria pobre e com baixo índice de escolaridade.
    Voltando ao futebol….como pode-se levar a sério um futebol que não respeita nem o calendário da CBF, sendo o último a realizar seu estadual. Nós fazemos por onde ser discriminados, mas tenho a crença que um dia seremos respeitados e deixaremos de lado esse "complexo de vira-latas"…..
    SEMPRE BOLIVÃO.!!!!!!!

  • Tricolor de aço

    O titulo tá muito demagógico “Em defesa do MAC e do Maranhão”……
    O bola nas costas é pouco visto e é feito para gozar com as pessoas, fatos e personalidades do esporte. A camisa do MAC foi citada devido ao mau gosto de colocar anúncios por toda parte. Realmente ficou feia e de extremo mau gosto!!!! Quando morava em São Luís a camisa do MAC era a mais bonita…….
    Apesar de tá na vergonhosa 4ª DIVISÃO. SEMPRE SAMPAIO!!! O MAIOR TIME DE FUTEBOL DO MARANHÃO!!!!

  • Joaquim Aguiar

    INDEPENDENTEMENTE DAS CORES E DOS PADRÕES , NOSSOS CLUBES A NIVEL DE FUTEBOL REPRESENTAM NOSSO ESTADO EM ESPECIAL O MAC ( MARANHÃO ATLETICO CLUBE ) QUE TEM NA SUA EQUIPAGEM AS CORES DA NOSSA BANDEIRA . SUAS CORES E TRADIÇÃO DEVERIAM SER RESPEITADAS . OCORRE QUE NOSSO FUTEBOL ESTÁ TÃO EM BAIXA A NIVEL NACIONAL , SEM NENHUM PRESTIGIO QUE TERMINAMOS SENDO VITIMAS DE GAZAÇÃO . E MAIS VEM POR AI . VAMOS CONVIR QUE A ORGANIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL É DE 5ª CATEGORIA TODAS AQUELAS NOTICIAS DA SEGUNDONA E OUTRAS QUE AQUI ACONTECEM DÃO MARGENS A ISTO . NEM ESTÁDIO TEMOS ,ESTAMOS NA SERIE ” D” , MARCA-SE JOGO PARA ESTADIOS SEM LAUDO E POR AI VAI.ESTAS NOTICIAS SE ESPALHAM BRASIL A FORA …

  • Anderson

    O que, a camisa do boi-de-fita é bonita? Ah, faça-me o favor, aquilo é ridículo. Nem a seleção da bolívia (de quem tiraram a inspiração para as cores do clube) foi capaz de fazer, com as mesmas cores, algo tão ruim. Legal são os comentários: várias pessoas de bom gosto dizendo que faltou na lista a camisa da coisa. Talvez porque não conheçam hahahahahahahah, se tivessem visto, com certeza, era a top das tops.

  • Tímon ressuscitado.

    As vezes não entendo porque tanta grosseria de alguns acéfalos locais. O pior de tudo é que acaba por levar o endosso do Zeca Soares. Ora, Zeca, eu não disse que a camisa do Sampaio era feia – reveja o texto anterior e ajuda a corrigir o postador. O que disse é que as últimas destoam – comparemos com a de origem. O pior é que você valida o post de pessoas como Paulo da Cohama que, en passant, parece ter pouca relação cognitiva para entender a ideia. Disse sim que combinações em cores quentes devem ser aliviadas. Assim, quase nunca se combina amarelo e vermelho, mas sim amarelo e verde ou vermelho e verde. A camisa tradicional do Sampaio Correa vinha com o amarelo e lista fina, separando o verde e vermelho (estrutura tomada do Fluminense como já foi amplamente divulgado). É triste vermos como acéfalos não compreendem um texto simples. Dizer que escrevo muito com pouca produtividade é desconhecer, também, que já viajei e viajo muito (inclusive para o exterior), tanto quanto o Paulo (ou bem mais que ele) para saber que muitos gostam da camisa do Sampaio – mas há controvérsias também e outros a denominam de pijama. Já doei muitas camisas do Sampaio, mas acho que as últimas não estão bem feitas. Embora a bandeira da Catalúnia tenha as cores amarela e vermelha nem o Barcelona usa tal combinação. O mesmo vale para as seleções africanas tricolores – é só pesquisar: Camarões, Zaire, Gabão, Gana. Em geral aliviam a combinação optando por uma cor quante (vermelha ou amarela) e outra fria – o verde. Conclusão que levou a Puma a ter dado um baile nesta Copa de 2010. Portanto, não procede a acusação do tal Paulo. Ademais, até o Presidente Sérgio Frota me confidenciou que também acha que o amarelo com vermelho fica mal, mas o problema é da empresa que confecciona a camisa. Assim, por que vociferá contra mim, ó Paulo? Antes de mais nada, leia o texto todo, depois busque a interpretação correta e, se possível, use de todos os métodos aceitáveis (interpretação literal, gramatical, sistemática, exegética e até Teleológica, pois, nesta última, demonstras em que campo da inteligência humana estás.

    RESPOSTA: EM TESE EU NEM DEVERIA APROVAR OS SEUS COMENTÁRIOS, UMA VEZ QUE NÃO HÁ QUALQUER IDENTIFICAÇÃO, MAS ESTE É UM ESPAÇO DEMOCRÁTICO.

  • TORCEDOR

    EM PRIMEIRO LUGAR TINHA QUE SER A DO SAMPAIO, QUE MAIS PARECE UM ABADÁ DO MARAFOLIA.

  • Ueider Moraes

    Existem INÚMERAS camisas mais feias que o MAC, com certeza. Ou vocês ainda não viram a camisa do Icasa, do Ceará, que joga a Série B?
    http://4.bp.blogspot.com/_pNd-AZhy52U/TAWpYRJThEI/AAAAAAAAjEs/wq-om9Fn1HI/s1600/20100529185714.JPG

    Eu também achei um completo absurdo a camisa do MAC nessa lista. É impressionante que nunca comentam algo de bom do estado, sempre algo de ruim. E o pior que repercute. E pior ainda é ouvir os próprios maranhenses brigando entre si quando, ao invés disso, deveriam estar revoltados de ter o lugar onde moram ridicularizado por todos.

    Eu estou envergonhado por morar em um lugar onde as pessoas não tem a mínima decência de, ao menos, discutirem o assunto com respeito. São sempre ataques, raivas gratuitas. Essa raiva deveria estar direcionada àqueles que falam mal da gente lá fora. E não direcionada aos próprios moradores do estado que estão cansados de tudo isso.

    Querem mudança? Faça algo de bom para isso! Com respeito, decência e honestidade. E não ficar defendendo até a morte candidatos que nada fizeram ao nosso estado, caso do senhor Jackson Lago. E tem outros tá, exemplo esses dirigentes atuais da bagunça chamada Federação Maranhense de Futebol, onde qualquer pessoa, com o mínimo de senso organizacional, sabe gerir muito melhor a FMF do que esses imbecis que estão no comando.

    Vocês, que estão criticando e desrespeitando o Zeca Soares, façam algo de bom ao estado e ao nosso futebol do que falar ainda mais mal e não agirem.