Santa Cruz apela pra não ser rebaixado

Ainda sem vaga garantida no Campeonato Brasileiro da Série D, que terá a sua primeira edição no próximo ano, o Santa Cruz continua apelando desesperadamente para conseguir anular a nova competição, e aposta as suas fichas numa possível virada de mesa, já que, dentro de campo, não conseguiu permanecer na Terceirona.

Já tendo a idéia de acionar a Justiça Desportiva antes mesmo de ser eliminado da Série C, o Tricolor deve fazer isso nos próximos dias, alegando dois fatores que impossibilitariam a criação da Quarta Divisão.

O primeiro é o regulamento da Terceira Divisão deste ano, que não contém os critérios a serem utilizados para efetuar o rebaixamento das equipes, com isso tendo sido feito por meio de um ofício, o que é considerado irregular pelos tricolores, já que as condições para a queda deveriam estar explícitas no regulamento, não sendo feito por meio de “remendos”.

Porém, de acordo com o que prevê as normas da competição, não há nada de irregular, com isso ficando bem claro no artigo 36 do regulamento, que diz: “A Diretoria de Competições da CBF expedirá normas complementares e instruções que se fizerem necessárias à boa e fiel execução do presente regulamento”.

A outra alegação coral é que o regulamento da Série C deste ano é novo, pois o do ano passado não previa nenhuma queda de divisão, já que a Série D ainda não existia, e ele deveria ser mantido no próximo ano.

Só que a presente fórmula foi utilizada em 2006 e no passado e, de acordo com o Estatuto do Torcedor, passados esses dois anos, o regulamento pode ser alterado.

Em viagem ao Rio de Janeiro, Fernando Bezerra Coelho, candidato único à eleição do clube, que acontecerá em 30 de setembro, limitou-se apenas a dizer que “irá estudar melhor o assunto e quando tomar posse irá analisar as medidas cabíveis”.

Tratando logo de cortar qualquer fio de esperança coral, o diretor técnico da CBF, Virgílio Elísio, vetou qualquer possibilidade de acontecer uma virada de mesa. “Não há irregularidade alguma e não há a mínima chance de haver virada de mesa”, declarou.

E por incrível que pareça, o Santa Cruz não está sozinho na mesa, conseguindo o apoio de mais dois membros para tentar virá-la. Ontem, os presidentes de Remo/PA e Paulista/SP, entraram em contato com o atual presidente coral, Édson Nogueira, o Edinho, e anunciaram que também irão entrar na Justiça Desportiva.

Fonte: Folhape

18 comentários para "Santa Cruz apela pra não ser rebaixado"

  • adolfo

    Na minha opinião estão totalmente corretos os clubes que procurarem tal via.
    Para começar, ao criar a Série D, a CBF deveria oportunizar a todos os clubes interessados vaga na série C, o que não ocorreu.
    Ora, como rebaixar alguém que sequer teve oportunidade de brigar dentro de campo para no mínimo se manter na Série C?
    Inclusive este fato não traria nenhuma despesa extra à CBF, já que ninguém foi bancado pela mesma nesta competição. De fato poderiamos ter uma competição recorde em termo de número de times… mas e daí? Temos um país continental e bastava adequar o modo e fórmula de disputa!
    Ademais, mudou a fórmula no mesmo ano da disputa, quando deveria ter anunciado com um ano de antecedência para realizar no ano seguinte. Na minha opinião a CBF deu uma de FMF…

  • Sampaio torcedor

    Na minha opinião isso e desepero de perdedor.

    primeiro, o Santa Cruz não foi rebaixado, ele foi eliminado este ano da série C.

    segundo, sendo eliminado, terá que no próximo ano, por critério técnico, disputar uma vaga na série em que a CBF definiu como serie D e não mais na série C. “elementar meu caro”

    Terceiro, esse Adolfo, deve ser mortense, ainda está na época de “virada de mesa”.

    QUARTO, O SAMPAIO NÃO QUER NEM SABER, POR CRITÉRIO TÉCNICO, ESTÁ NA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO EM 2009. os desesperados tem mais é que formar time e se classificar para a série que CBF definir.

    SAMPAIO CORREA O MAIOR DO MARANHÃO NA SERIE ELITIZADA DE 2009.

    QUINTO, OS BLOQUEIROS, VÃO TER QUE NOS ENGOLIR ATÉ NOVEMBRO DE 2009.

    SEXTO, SAMPAIO O ÚNICO CLUBE DO MARANHÃO A SALVAR A PÁTRIA, POIS OS OUTROS SÃO SÓ TIMES MEDIOCRES.

  • motense

    Esse sampanha torcedor só pode ser parente daquele dono de concessionária pra vir com esse papo de “elitizado”. “Elitizado” é uma pinóia! O sampanha é tão medíocre quanto o futebol maranhense, além de ser freguês histórico do MOTO CLUB!
    Zeca, eu cantei essa pedra há vários meses atrás aqui neste mesmo blog. Essa Série D, se sair realmente do papel, só em 2010, porque a alteração do regulamento de uma competição de um ano para o outro fere o Estatuto do Torcedor. Não se trata, portanto, de “virada de mesa” tricocô abestado, e sim de cumprir a lei, que está sendo sistematicamente descumprida pela CBF. A tal Série D foi criada por meio de um Ofício da CBF, algo absolutamente ilegal e inusitado.
    Como agora Santa Cruz e Remo estão fora da C, DUVIDO, mas DUVIDO que eles não dêem o jeito, seja na Justiça Desportiva, seja na Justiça Comum.
    Portanto, “boliviano” (credo, até a Seleção da Bolívia usa um uniforme menos horroroso que o da coisa!), procure se informar ante de falar MEEEEEEEERDA!

  • RONALD

    APROVEITA E COLOCA O MORTO NESSA TAMBEM, POIS PARA IR PARA O BRASILEIRO SÓ NO TAPETÃO MESMO, MAS ONDE ESTA ESCRITO NO REGULAMENTO QUE O CAMPEÃO ESTADUAL DE 2008 ESTÁ GARANTIDO NA SERIE D ? SÓ NO SONHO DESSE TIMINHO MEDIOCRE E SUA MINUSCULA TORCIDA, MORRAM DE INVEJA, NÃO ESQUECAM DA PARTICIPAÇÃO DO MORTO NA SERIE C DE 2002, FICOU EM ULTIMO LUGAR SENDO CONSIDERADO PELA CBF COMO O PIOR TIME DO BRASIL, ASSIM É MELHOR FICAR JOGANDO ESSE CAMPONATO MEDIOCRE MESMO, VIVA A BOLIVIA QUERIDA NA GLOBO EM 2009.

  • genilson

    É incrível que em pleno século 21 ainda se fale de “virada de mesa’ no futebol brasileiro. Caro amigo “adolfo” quandoa a série C começou em 2008 TODOS

  • genilson

    É incrível que em pleno século 21 ainda se fale de “virada de mesa’ no futebol brasileiro. Caro amigo “adolfo” quando a a série C começou em 2008 TODOS os 63 clubes dela integrantes já sabiam que somente os 20 primeiros colocados estariam garantidos na reformulada 3ª divisão em 2009. Sabiam, também, que os outros clubes estariam automaticamente na agonia de tentar uma vaga na recém-criada série D de 2009, por critérios da suas respectivas federações, ou por meio de torneio seletivo ou adotando o campeonato estadual.
    Causa-me estranheza o fato de torcedores aceitarem normalmente a INSANA proposta de clubes como SANTA CRUZ-PE, CLUBE DO REMO-PA e PAULISTA-SP de tentarem se manter “na marra” na 3ª divisão em 2009, uma vez que não conseguiram a classificação por incompetência dentro de campo.
    É lamentável constatar que ainda está enraizada na nossa cultura a vontade de se dar bem a todo custo em detrimento de quem busca a organização e trabalha com honestidade.
    Sou contrário a qualquer virada de mesa. quem quiser seu lugar ao sol que lute e se organize. Se essa manobra ocorrer abrirá precedência aos demais clubes e aí o que já era desmoralizado perderá o sentido de vez.

  • bolivão

    TORCEDOR MORTENSE, QUEM DISSE, QUE QUEM VAI PARA A SERIE D ESTÁ NO REGULAMENTO DO CAMPEONATO MARANHENSE.

    SE FOR NESTA TUA IDÉIA VOCÊS VÃO TER QUE “REBOLAR” NA TAÇA CIDADE DO PROXIMO ANO, PARA IR PARA A SÉRIE D, SENÃO VÃO ASSISTIR DE CAMAROTE O BOLIVÃO JOGAR DE MAIO A NOVEMBRO DE 2009.

    ALIÁS, ONTEM NO PROGRAMA DA MIRANTE, O DIRETOR DA CBF CONFIRMOU ALTO E BOM SOM A SÉRIE C ELITIZADA E A GLOBO ESPORTE CONFIRMOU A TRANSMISSÃO PELA SPORTV. É MOLE OU QUER MAIS!!!

    BOLIVÃO RUMO A SÉRIE B DE 2009.

    VÃO TER QUE NOS ENGOLIR O RESTANTE DE 2008 E O 2009 INTEIRO.

  • JOÃO CARLOS

    para o viadinho adolfinho e o mortense masoquista bichinha procurem tomar vergonha nessa cara de c….. seus merda vão virar mesa lá no inferno seus otários procurem conhecer as normas gerais da cbf, cambada de viadinhos.

  • motense

    NÃO DISCUTO MAIS, ESSES BABACAS, ALÉM DE “TRICOCORES”, SÃO ANALFA BETA E GAMA, SINCERAMENTE. “VIRADA DE MESA” É O ESCAMBAU, BAITOLAS, É CUMPRIR A LEI MESMO! PEÇA PARA ALGUÉM LER O ESTATUTO DO TORCEDOR PRA VCS (JÁ QUE, PELO QUE PARECE, VCS NÃO SABEM LER) E DEPOIS VENHAM DISCUTIR.
    GLOBO??????????????? HAHAHAHAHAHA É MUITA COMÉDIA MSM.

  • Ze carlos

    MORTENSE SOFREDOR, TU VAIS FICAR É DOIDO!!!!

    PENSE O ANO DE 2008 E 2009 INTEIRO SÓ DANDO A BOLIVIA QUERIDA NA TUA TV. E JOGOS CASTELÃO DO PAI DE VOCÊS DE MAIO A NOVEMBRO PELA SERIE C ELITIZADA.

  • Washington-DF

    Com toda certeza o Santa tá com choro de perdedor, como falou o colega Genilson “TODOS os 63 clubes dela integrantes já sabiam que somente os 20 primeiros colocados estariam garantidos na reformulada 3ª divisão em 2009 e que haveria rebaixamento para a série “D”. Portanto, pergunto: Quando é que as coisas aqui no nosso país vai dá certo?

    O pior de tudo é que tem gente que apoia a inrregularidade, tais pessoas que fazem isso e AFIRMAM QUE SÃO BRASILEIROS não cumprem aquilo que está estampado na nossa bandeira: “ORDEM E PROGRESSO”.

  • adolfo

    Essa biba do João Carlos tá cada dia mais descontrolada… depois que te viram enfiar no rabo a bandeira do boi-de-fita tu não quiseste mais tirar, ein? Não dá nem para debater nada contigo, já que, além de analfabeto e viado, tu também deve ser um demente…
    Respeitando as opiniões em contrário, de quem efetivamente parou para debater o assunto, continuo achando que o caso não se trata de virada de mesa…
    A série D, criada através de ofício, alterou o regulamento da Série C no mesmo ano em que foi criada, o que fere o Estatuto do torcedor. Além do mais, a CBF não oportunizou aos interessados o ingresso na disputa para brigar dentro de campo pela vaga!
    É claro que isso está errado… vamos ver no que dá!

  • Antonio Henrique

    Adolfo,

    Parando pra debater sem sacanagem de puxar brasa para A ou B, concordo com você em parte.
    Concordo com você quando diz que a CBF mudou a regra no meio do jogo, quando baixou essa portaria no decorrer do ano e todos os clubes que ficaram de fora da disputa da série C, antes da disputa, foram extremamente prejudicados. A CBF feriu o estatuto do torcedor sim, pois deveria ter comunicado a mudança desde o início do ano para o ano que vem para que se pudesse realmente estabelecer as disputas das séries C e D no calendário.
    Obviamente que quem se classificou este ano está rindo à toa, como nós bolivianos.
    Mas te digo de coração, não só o teu Moto Club, como vários outros clubes foram prejudicados sim, nesse aspecto.
    Vou mais além, uma vaga para a série D é outra grande sacanagem da CBF.

    Agora, no caso dos times tradicionais que disputaram a série C este ano, por mais que a CBF tenha errado, acho que eles deveriam ter é vergonha na cara, pois sabiam pouco antes de iniciar a competição qual seria a regra e não tiverem competência suficiente para, pelo menos, se manter na série C. Mas como a CBF fica dando margens, pois não clara em suas ações, pode ter certeza de que esses clubes irão apelar pra tudo.

    A gente sabe que cair de divisão, muitas vezes, é conseqüêcia de erros cometidos. Mas sabemos que se pode dar a volta por cima se organizando. Existem inúmeros casos como o dos times tradicionais que cairam e depois se levantaram. Faz parte do jogo. Que o diga o atual Corinthians.

    Obviamente que não queremos mais que aconteçam casos como o do FLUMINENSE, por exemplo.
    E que esses clubes que cairam procurem se organizar para o ano que vem.
    Afinal de contas perder e ganhar faz parte do jogo.

    Ah, por falar em organização, enquanto nossa federação estiver sendo dirigida por esses cidadãos que estão a frente da mentora há tantos anos, estaremos fadados a ficar fazendo das tripas coração para que nossos clubes consigam sobreviver. Que o diga o Sampaio, pois a meu ver não teve apoio algum da Federação durante a disputa do Campeonato Brasileiro e sim parece que os caras estavam era torcendo contra.

    Um grande abraço,

    SAUDAÇÕES BOLIVIANAS

  • Sampaio torcedor

    TORCEDORES DESINFORMADOS, AHENRIQUE, ADOLFINHO E MORTENSES, NINGUÉM FOI REBAIXADO, SEUS OTA, FORAM DESCLASSIFICADOS, COMO VINHA ACONTECENDO TODOS OS ANOS.

    COMO EM 2009, OS DESCLASSIFICADOS NÃO VOLTAM MAIS PARA A C A DONA CBF ENVIOU OU PUBLICOU DESDE O INCIO DO ANO ANTES DE INICIAR A COMPETIÇÃO DE 2008, ALÍAS DESDE O ANO PASSADO TODOS JÁ SABIAM DA MUDANÇA, POIS CONFORME O ESTAT. DO TORCEDOR QUE VOCÊS FALAM TANTO, UMA COMPETIÇÃO PODE SER ALTERADA EM TODOS OS SENTIDOS EM DOIS EM DOIS ANOS E EM 2008 COMPLETOU DOIS ANOS, A DONA CBF TEM AUTONOMIA DE MODIFICAR O QUE BEM ENTENDER.

    VÃO SE ATUALIZAR E ENTRE NO SITE DA DONA CBF E VERIFIQUEM PELA DATA COMO AS NORMAS, FORAM ANTES DA COMPETIÇÃO.
    ACONTECE QUE OS DESCLASIFICADOS E OS “FORA DE SÉRIES!!!” NÃO SE CONFORMAM.

    MAS, É ASSIM MESMO O PERDEDOR SEMPRE TEM QUE COLOCAR A CULPA, NO ÁRBITRO, BANDEIRINHA, DIRIGENTES, GANDULAS, CAMPO, FMF, TORCEDOR, CBF E O QUE VIER PELA FRENTE.

    BOLIVÃO, O MAIOR DO MARANHÃO, VOCÊS VÃO TER QUE NOS ENGOLIR EM 2009!!!!!!!

    JÁ SEI ATÉ OS DOIS PRIMEIROS JOGO EM 2009

    SAMPAIO X PAYSANDU NO CASTELÃO ÀS 16 H
    SAMPAIO X AGUIA DO MARABÁ CASTELÃO 20:30 H

  • JOÃO CARLOS

    Volta aqui mortense masoquista e bichona, tá correndo vai te esconder debaixo da cama igual ao viadinho adolfinha, por sinal adolfinha foi criado pela vó todos sabem que quem é criado por vó é viadinhoe brinca de boneca,adolfinha procura criar vergonha na cara vagabundo vcs vão virar á mesa é lá no inferno seu idiota, vcs não tem nenhum direito e argumento procura te informar otário as porta e telhado tão fechado para vcs cambada de mané.

  • JOÃO CARLOS

    Caro amigo sampaio torcedor, vc falou tudo certo mas os dois torcedores o viadinho ( adolfinha ) e bichinha ( mortense masoquista ) do patão do norte estão querendo é entrar pelo telhado, mas pelo telhado não pode.

  • DE TARSO

    ZECA SOARES,

    QUERO QUE VC TIRE UMA DÚVIDA DO TORCEDOR BOLIVIANO.
    A SÉRIE C DO ANO QUE VEM VAI SER IGUAL À SÉRIE “A” E SÉRIE “B” OU VAI SER DIFERENTE?
    O Campeonato Brasileiro da Série A, com 20 clubes, tem a rodada inaugural no dia 3 de maio, com término no dia 6 de dezembro.
    O Campeonato Brasileiro da Série B tem a sua primeira rodada no dia 1 de maio, e o encerramento no dia 29 de novembro.
    A Série C traz como novidade a participação de 20 clubes, mas com formato de disputa diferente das Séries A e B, a ser anunciado oportunamente. A primeira rodada será no dia 24 de maio, e a última, no dia 22 de novembro.
    A SÉRIE C 2009 VAI TER SÓ 24 RODADAS, DIFERENTE DAS SÉRIES A E B, QUE VÃO TER 38.
    AÍ TEM MUTRETA!!!
    ENTÃO QUER DIZER QUE O SAMPAIO NÃO VAI JOGAR COM TODOS OS INTEGRANTES DA SÉRIE C?
    VAI SER REGIONALIZADO TAMBÉM?
    ALGUM TIME PODE SER DESCLASSIFICADO ANTES DE NOVEMBRO?
    GRATO!

    RESPOSTA: É mais ou menos por aí. Não acredito que a CBF irá adotar pontos corridos na Série C. Vou pagar para ver.

  • Sampaio torcedor

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE O TORCEDOR DO MORTO E DO BOLIVÃO?

    RESP: O TORCEDOR DO BOLIVÃO GASTOU ESTE ANO MAIS DE R$ 120 REAIS SÓ DE INGRESSO PARA ASSISTIR A BOLÍVIA QUERIDA E A DO MORTO GASTOU R$ 8 REAIS, (POIS PAGA ESTUDANTE) POIS NAO VÃO AO ESTÁDIO.

    O RESTANTE GASTAM TODOS NA TIMEMANIA E O TIMINHO DELES LEVANDO FUMO!!!!

    SAMPAIO, MORTENSE VOCÊS VÃO TER QUE NOS ENGOLIR EM 2009, SÃO 38 JOGOS NA TV!!!!

    ACESSEM WWW. BLOGDATORCIDABOLIVIANA.ZIP.NET