Série C: Confira números, zebras e curiosidades

Após pouco mais de dois meses de disputa, o Campeonato Brasileiro da Série C vai afunilando e somente 16 clubes dos 63 que iniciaram a batalha seguem vivos em busca do acesso à Série B.

A Terceirona deste ano é vista como uma das mais importantes da história, tendo em vista a reformulação do calendário do futebol brasileiro, que criou a Série D em 2009. Assim, a Série C do ano que vem será disputada por somente 20 clubes, o que certamente irá valorizar a competição. 

Confira o balanço abaixo, sobre tudo que rolou até aqui na Série C:

Números

Decorridos 12 jogos, apenas o surpreendente Ituiutaba-MG ainda não perdeu, tendo conquistado oito vitórias e quatro empates, atingindo incríveis 72% dos pontos. Mas com relação à campanha, ninguém é superior ao Atlético-GO, que somou 29 pontos nas somas das duas fases, de 36 possíveis, o que corresponde a 80% dos pontos.

Corroborando o favoritismo do início da competição, o time goiano tem também o melhor ataque, com 37 gols marcados, o que resulta em média superior a três gols por partida. Não por acaso, o Atlético é dono da maior goleada da Série C, ao massacrar o Itumbiara-GO, por 7 a 1, no último sábado.

Já com relação ao sistrema defensivo, o destaque volta a ser o Ituiutaba-MG, que sofreu somente seis gols em 12 jogos, com média de 0,5 gol sofrido por jogo. Na sequência vem o Guará, que sofreu um gol a mais.

Zebras

No início da competição, clubes como Santa Cruz-PE, Remo-PA, Caxias-RS e América-MG eram apontados como favoritos ao acesso. Porém, todos eles ficaram ao longo do caminho, e somente os dois últimos se mantém na Série C em 2009. Remo e Santa Cruz terão que buscar vaga na Série D nos seus campeonatos estaduais, uma vergonha para quem já disputou a elite nacional.

Os responsáveis pelas eliminações destes clubes foram Salgueiro-PE, Luverdense-MT, Brasil-RS e Duque de Caxias-RJ, que surpreenderam os rivais e seguem com moral na briga. O time mato-grossense foi a maior supresa da última rodada da segunda fase, ao arrancar um empate com o Holanda-AM, em Manaus, e desbancar o favorito Remo, que caiu diante de outro time que tem campanha surpreendente: o Rio Branco-AC.

100%

Aliás, além do sucesso do Luverdense, Mato Grosso classificou também o Mixto-MT, conseguindo classificar 100% dos seus representantes na terceira fase, sendo, ao lado do Acre, os únicos a conquistarem o feito. A diferença é que o Acre conta apenas com o Rio Branco. O bom momento do futebol mato-grossense se deve aos investimentos que vêm sendo realizados nos clubes do estado.

Público

Prova de que torcida não ganha jogo é que os líderes de público deram adeus à competição. O Santa Cruz teve uma média de público de 19.894 torcedores nos jogos em casa, enquanto o Remo levou 13.666 torcedores, em média. Os dois são os líderes no quesito, mas na bola ficaram devendo.

Curiosidades

O que não faltou à Série C foram fatos curiosos. Teve time sendo acordado pelos rivais com rojões, equipe perdendo jogo por W.0, clubes acusados de combinar resultado, equipe perdendo pontos e sendo eliminado no tapetão, jogadores entrand em greve, e muito mais. Mas, sem dúvida, o caso que mais chamou a atenção foi o do zagueiro Rafinha, do Toledo-PR.

O jogador foi banido do esporte devido à declarações insinuando que sua equipe havia combinado o empate em 1 a 1 contra o Marcílio Dias-SC, resultado que classificava as duas equipes para a segunda fase. O STJD julgou os dois times culpados, remarcando o jogo (que teve novo empate) e encerrando precocemente a carreira do jogador, único que foi realmente punido.

Agência Futebol Interior

9 comentários para "Série C: Confira números, zebras e curiosidades"

  • time fora de série?!!!?!!!!????

    O GRUPO MAIS FORTE DA ULTIMA FASE FOI O 18.

    CLASSIFICOU TRÊS PARA A SERIE C. SENDO O MAIOR DO MARANHÃO NA 17ª COLOCAÇÃO, OU SEJA, O 1º DOS QUATROS PARA 2009.

    BOLIVÃO O SONHO FOI APENAS POSTERGADO, RUMO A BEZONA EM 2009.

  • THIAGO

    A ZEBRA FOI OSTRICOGAYS FICAREM NA SERIE C. FURIA DO MEARIM “A MAIOR DO MARANHÃO”

  • TORCEDOR

    ZEBRA? ZEBRA VAI FICAR AS COSTA DELES NO MARANHENSE TODA LISTADAS DE TANTO LEVAR TACA, SE COM OS MEDALHÕES NÃO FIZERAM NADA E DISPENSANDO ELES VÃO LEVAR SÓ TACA NO MARANHENSE

  • bolivão

    Torcedor mortense, lembre-se que não levamos o 1º turno, mais demos uma taca em vocês que até hoje vocês ainda não levantaram.

    e com esse time “saco de pancada” este 2º turno vocês não escapam.

  • Washington

    Realmente o Sampaio faz falta nesse grupo, mas tem nada não! Ano que vem será bem melhor e mais interessante do que foi esse ano. Vamos pode inclusive assistir aos jogos da Bolívia pelo Sportv e com totais cobertura, gols, melhores momentos pela mídia nacional.
    Resumindo: O Sampaio honrou o nome do estado.

  • TORCEDOR

    HONRROU O ESTADO? ESSES TORCEDORES DO SAMPANCADA SÃO UMA GRAÇA HA HA HA AHA COMO É QUE PODE RAPAZ
    O CARA DIZER QUE UM TIME MEDIOCRE DESSE QUE TODO ANO NÃO PASSA DA SEGUNDA FASE HONRROU O ESTADO SÓ SE
    FOR NA CABEÇA DELE, AINDA MAIS SONHADOR SONHANDO NA SPORT TV E TUDO MAIS ACORDA MANO TU TA DELIRANDO

  • alex

    quem tá falando em sport TV e jogos de televisão ?

    fiquei sabendo q ñ serão todos os jogos q irão passar,apenas alguns.

    apenas os principais jogos da série C começarão de inicio

    depois siim o resto

    ou seja…………os do sampaio serão poucos pq naum tem muita tradição e convenio com a rede de jogos em televisão

    só contra clubes de certo prestígio——–(Paraná)-Guarani-paysandu-Caxias……

    vcs estão pensando q serão todos ?? koe caiam na real né

  • Washington

    Honrou porque o estado terá pelo menos um representante na 3ª divisão de futebol do país. Agora se o Sampaio não tivesse classificado, aí sim não teria honrado o compromisso. Acredito que a primeira meta do Sampaio era se manter na terceirona em seguida tentar melhor uma classificação dentro dos gramados.
    Vamos supor que joge um time de Tradição: Paraná, Guarany, Caxias, Paysandú, todos podem ter como adversário o Sampaio, então há muitas possibilidades de vermos a Bolívia querida em ação nos gramados brasileiro, com o jogo sendo o jogo transmitido pelo Sportv, estou certo? Não adianta, não tem como fugir… Rs rs rs

  • Sampaio torcedor

    TORCEDOR MORTENSE, VOCÊ VÃO TER QUE NOS ENGOLIR, POIS EM 2009 SÃO NADA MAIS NADA MENOS, 38 JOGOS.
    COMPRE UMA POLTRONA NOVA, PARA ASSITIR OS JOGÃO DO BOLIVÃO NA TV.

    BOLIVÃO O PAI DE TODOS NO MARANHÃO!

    MORTÃO A 10 ANOS QUE NÃO PARTICIPA DE UMA COMPETIÇÃO NACIONAL, E TIME MAIS QUE MEDIÓCRE, É UMA “PORCARIA”.

    BOLIVÃO A PAIXÃO DE TODOS NO MARANHÃO!!!