Fapema lança edital para eventos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), abriu inscrições para o edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação. A chamada tem como objetivo, apoiar financeiramente a realização de congressos, seminários, simpósios, colóquios, encontros, fóruns, jornadas e afins, de abrangência local, nacional ou internacional, organizados no Maranhão. O edital disponibiliza recursos de R$ 500 mil. Interessados podem inscrever suas propostas até 12 de julho no site www.fapema.br.

“Este edital presta uma importante contribuição para impulso aos eventos científicos, tecnológicos e de inovação promovidos no Estado. Os eventos científicos contribuem na promoção e divulgação do conhecimento e estimulam o desenvolvimento das pesquisas inovadoras. Eles fornecem uma plataforma para a comunidade científica, acadêmica e profissionais compartilharem suas ideias e experiências, enriquecendo assim o diálogo dentro de nossas comunidades científicas. Portanto, a chamada proporciona a expansão deste ecossistema”, ressaltou o presidente da FAPEMA, Nordman Wall.

O edital vai selecionar eventos que tenham alcance imediato ou potencial, na solução de problemas aplicáveis no contexto maranhense. O público são pesquisadores vinculados à instituições de ensino médio, técnico, tecnológico, superior ou de pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, ou em instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais, ou fundações sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão. Será aceita uma proposta por proponente e apoiando um evento.

A proposta deve contribuir, direta ou indiretamente, para discussões, levantamentos, apresentação de problemáticas ou debates de temas para o desenvolvimento sustentável, cidadania, justiça, fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida das pessoas. As propostas também precisam considerar a redução de assimetrias sociais, culturais, educacionais e estarem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também precisam estar alinhadas com as áreas do Plano Maranhão 2050 – educação, identidade e cultura transformadoras e estruturantes; economia próspera e inclusiva; meio ambiente valorizado e resiliente; sociedade saudável, segura e justa; e governança efetiva, conectada e inovadora.

Caso se trate de pesquisadoras que foram beneficiadas com o auxílio licença maternidade a partir de 01 de janeiro de 2019, será considerado um ano a mais na avaliação curricular, a contar de janeiro de 2018. O período da licença deve constar no Currículo Lattes, mediante comprovante de licença institucional, a ser anexado conforme orientações contidas no edital. Os recursos destinados à promoção dos eventos serão distribuídos em duas chamadas, de acordo com a abrangência (internacional, nacional, estadual e local) e modalidade (virtual ou presencial) do evento.

As propostas devem ser submetidas online, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível na plataforma da Fapema (www.fapema.br/patronage/). O edital completo está disponível no site da Fapema.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema lança edital para eventos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação"