Porto do Itaqui apresenta grandes oportunidades na Agrobalsas 2024

O Porto do Itaqui, por mais um ano, participa da Agrobalsas, uma das maiores feiras do agronegócio no estado. Até o próximo dia 18, produtores de Balsas e região compartilham experiências, acesso a novas tecnologias e também a oportunidade de superar a edição de 2023. Ano passado, o evento registrou um volume de R$ 3,2 bilhões em novos negócios, gerados por mais de 2.800 expositores, 170 mil visitantes, além do leilão de mais de 3.200 cabeças de gado.

Para 2024, o tema escolhido foi “O milagre do Cerrado”, uma homenagem à coragem e ousadia de migrantes e maranhenses que desbravaram o cerrado para transformar o Maranhão em um dos maiores produtores de grãos do país. Grande parte de toda essa produção é escoada pelo Porto do Itaqui que, em 2023, movimentou mais de 20 milhões de toneladas só de milho e soja.

Para o presidente do Itaqui, Gilberto Lins, “o maior Porto do Arco Norte não poderia deixar de estar presente. Afinal, temos grandes parceiros na região e sabemos da importância de nosso trabalho para que, cada vez mais, os produtores se sintam mais seguros em investir, sabendo que podem contar conosco para o escoamento do que produzem. Nossa relação se fortalece cada vez mais”.

A abertura da Agrobalsas contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que aproveitou para fazer um anúncio que motivou a todos: “Teremos linhas de crédito atrativas para continuar expandindo, gerando mais empregos, mais oportunidades, mas com preservação ambiental”, afirmou ele.

O Governador do Maranhão, Carlos Brandão, ressaltou o trabalho realizado pelos pioneiros, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do segmento e reconheceu a Agrobalsas como um evento extremamente necessário para o Maranhão, inclusive, no fomento à geração de emprego e renda. “Balsas é promissora; é a grande referência na fronteira agrícola do Matopiba”, destacou o governador.

Promovida pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), a Agrobalsas chega à sua vigésima edição demonstrando a força do campo no Maranhão.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Porto do Itaqui apresenta grandes oportunidades na Agrobalsas 2024"