Fapema apresenta investimentos em pesquisas agrícolas na Agrobalsas

Os investimentos do Governo do Estado em ciência, tecnologia e inovação, voltados para estudos que têm como foco o agronegócio, estão sendo apresentados no stand da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), na Agrobalsas 2024. Com o tema ‘O Milagre no Cerrado’, o evento oferece uma plataforma ideal para a Fapema apresentar seus projetos e fortalecer seu papel como agente de transformação no Maranhão.O diretor Administrativo da Fapema, Arnodson Campelo, que representa o presidente da instituição, Nordman Wall, ressalta o compromisso da Fundação com o agronegócio, a agricultura familiar e o empreendedorismo.

“A cada ano, o Governo do Maranhão, por meio da Fundação, investe milhões de reais em pesquisas para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Aqui na Agrobalsas, a Fapema apresenta um panorama dos editais que impulsionam o empreendedorismo e a inovação no Maranhão, abrindo portas para o desenvolvimento de novos negócios e soluções tecnológicas, que contribuam para o crescimento do agronegócio no Maranhão e no país”, destacou Campelo.

Projetos como o ‘Impactos do Milho Bt na População de Spodoptera Frugiperda no Cerrado Maranhense’, conduzido pelas pesquisadoras Cynara Moura de Oliveira e Solange Maria de França, são exemplos concretos de como a pesquisa científica pode gerar soluções inovadoras para os desafios do agronegócio e da sociedade, em geral. O estudo investiga a influência do milho geneticamente modificado e da sucessão soja/milho na população da lagarta-militar-do-milho e seus inimigos naturais. A pesquisa busca gerar conhecimento fundamental para o manejo sustentável da praga e a preservação do equilíbrio ecológico no cerrado.

Outra pesquisa apoiada pela Fapema e que será apresentada no stand ao longo desta semana é o estudo ‘Biologia e Tabela de Vida do Ácaro-Vermelho Tetranychus neocaledonicus em Variedades de Soja’, desenvolvido pelos pesquisadores Arinaldo da Conceição Brito e Solange Maria de França. O projeto aprofunda o conhecimento sobre o ácaro-vermelho, praga que afeta a produção de soja no Maranhão. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de controle da praga, minimizando seus impactos na produtividade e na qualidade da safra.

Paralelamente, uma variedade de livros apoiados pela Fapema também estão expostos no stand, no pavilhão do Empreendedor, com direito a sorteio de títulos para os visitantes. Vídeos de projetos de pesquisa financiados pela fundação são exibidos e mostrados resultados e impactos alcançados nas áreas de estudo, que incentiva novos projetos e contribui para o avanço da ciência no Maranhão.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema apresenta investimentos em pesquisas agrícolas na Agrobalsas"