Porto do Itaqui se prepara para receber pêra ferroviária

O Porto do Itaqui, maior porto do Arco Norte, recebeu , nesta quinta-feira (17),  visita de uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e de representantes da VLI – Valor da Logística Integrada. O objetivo principal da visita foi conhecer detalhadamente a área destinada à construção da pêra ferroviária, uma inovação que promete otimizar significativamente as operações de carga e descarga no porto.

Durante o encontro, acompanhado pela gerência de Meio Ambiente do Porto, foi debatida a implementação desse novo sistema ferroviário em forma de malha, que permitirá um fluxo mais dinâmico de movimentação de mercadorias. Questões cruciais relacionadas à viabilização do projeto foram abordadas, incluindo a necessidade de licenciamento ambiental para áreas dentro e fora da poligonal.

A expansão ferroviária no Porto do Itaqui é vista como uma medida essencial para impulsionar as operações portuárias. Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente do Itaqui, enfatizou a importância do projeto “que trará a oportunidade de mais cargas de outras localidades, o que certamente incrementará as nossas atividades”, destacou a gerente.

“É importante conhecer a atea onde será construída e entender os estudos de impacto ambiental e a consultoria relacionada ao projeto”, destacou Hugo Rocha Silva, analista de mercado da Sema.

Para Flávio de Oliveira, especialista de relações institucionais da VLI, “esse projeto viabiliza o aumento da capacidade de recepção ferroviária do Porto do Itaqui e se conectará de maneira fluída com as demais estruturas já existentes”.

A visita proporcionou uma visão mais completa dos projetos ambientais em andamento, fornecendo informações essenciais para a obtenção da licença prévia necessária para a construção do empreendimento.

Essa parceria entre o Porto do Itaqui, Sema e a VLI demonstra um compromisso mútuo com a sustentabilidade e o desenvolvimento consciente das atividades portuárias.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Porto do Itaqui se prepara para receber pêra ferroviária"