Fapema reforça as ações inovadoras no setor público no Convergência

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) marca presença no Convergência 2024, maior evento de inovação que envolve o setor público. A iniciativa, promovida em parceria com a Rede de Inovação pelo Maranhão (Rima), acontece até esta quarta-feira, 3 de abril, no Multicenter Sebrae, Cohafuma, com o apoio do Governo do Estado.

A transformação digital e o papel da inovação tecnológica para proporcionar avanços no serviço público e melhorar a qualidade à população é o foco do evento. No segundo dia de programação, o estande da Fapema apresenta startups que trazem soluções para o mercado público e, também, privado.

Com uma programação diversificada, o Convergência abrange desde a comunicação pública até o desenvolvimento de setores inteligentes e sustentáveis. Estão reunidos líderes da área, especialistas em tecnologia e representantes governamentais para moldar o futuro dos empreendimentos públicos no Brasil. Os diálogos envolvem inovação na comunicação pública, exploração de estratégias que promovam a transparência, acessibilidade e eficiência na interação entre o governo e cidadão.

O presidente da Fapema, Nordman Wall, avalia a realização do evento: “O Convergência representa um marco importante no caminho rumo à modernização e eficiência do setor público brasileiro. Ao reunir líderes e especialistas locais e nacionais, contribui para diálogos construtivos e inspira ações concretas para enfrentar os desafios do século XXI”.

No estande, os visitantes têm acesso a informações sobre negócios inovadores e escaláveis, com aplicação em diversas áreas do conhecimento e para todos os públicos. Uma destas iniciativas é a Dr. Exercícios, empresa que atua no ramo de ginástica laboral, proporcionando saúde e qualidade de vida aos colaboradores dos empreendimentos. Com alcance em cinco municípios maranhenses, a instituição ganhou impulso ao ser selecionada no edital Centelha.

“A Fapema foi um divisor de águas para nós, pois, proporcionou a ampliação do negócio e vislumbrar um maior alcance de público. O Convergência vem consolidar essa visibilidade e mostrar novos horizontes e possibilidades. Para nós, é muito gratificante estar nesse evento”, destacou a gerente da Dr. Exercícios Empresa, Ruth Silva da Paz.

Outro participante, Elber Abreu, da Emaranhado Hub, também selecionado no edital Centelha, atua há dois anos, e alcança público de mais de 100 empreendedores da economia criativa, ofertando monitoria, mentorias, oficinas, capacitação e oportunidade de participação em eventos do setor. “Nosso foco é promover e fortalecer a economia criativa, que é muito no Maranhão, e garantir mais visibilidade a este setor. Nossa atuação envolve articulação desses empreendimentos com o setor público e promover esse avanço da economia criativa local”, pontua.

O empreendedor avalia a importância da Fundação no desenvolvimento do negócio “como um intermediador indispensável para que possamos avançar e concretizar o planejamento de expandir a mais municípios e outros estados, beneficiando outros agentes da economia criativa”.

Agenda

Outro ponto focal do evento é a integração de agentes públicos, com fins a buscar estratégias para maior eficiência na utilização dos recursos e a promoção deste serviço. Por meio de painéis e debates, os participantes exploram maneiras de modernizar os processos de aquisição governamental, garantindo transparência e responsabilidade na gestão pública.

“Estamos testemunhando uma verdadeira convergência de ideias e esforços para transformar o setor público, local e brasileiro. Debates que vão disseminar informações e potencializar plataformas digitais para ampliar o alcance das mensagens governamentais foram discutidos em profundidade. O Convergência é um catalisador para a inovação, capacitando os agentes governamentais a adotarem práticas e tecnologias que impulsionem o desenvolvimento inclusivo e sustentável em todo o país”, avalia a coordenadora de Inovação da Fapema, Isaura Moreira.

Um dos pontos mais impactantes do evento são as discussões sobre o acesso a serviços e o desenvolvimento inteligente e sustentável. Os líderes e especialistas compartilham insights sobre como as tecnologias emergentes podem ser aproveitadas para promover o desenvolvimento equitativo em todas as regiões do país.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema reforça as ações inovadoras no setor público no Convergência"