Fapema e Sebrae aoresentam aprovados no edital Inova Amazônia

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem na próxima terça-feira (5) evento de apresentação de projetos aprovados no edital Inova Amazônia – Módulo Tração. Será realizado no SebraeLab a partir das 9h.

Por meio de edital, foram selecionados 20 projetos que receberão recursos para impulsionar ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. Cada projeto contemplado vai receber uma Bolsa Sócio Empreendedor (BSE), totalizando um investimento de R$ 39 mil.

O edital Inova Amazônia – Módulo Tração é focado em tracionar negócios em operação. Os negócios selecionados e que receberão recursos são aqueles formalizados e em operação. O apoio da Fapema e Sebrae visa fortalecer a operação, induzir o ganho de mercado (tração) e prepará-los para escalabilidade, inclusive no âmbito internacional.

O Inova Amazônia selecionará propostas com potencial de inovação que incorporem novas tecnologias aos setores relacionados à bioeconomia na Amazônia Legal para receberem capacitação, mentoria e participarem de eventos de conexão com o mercado, bem como para receber bolsa de estímulo à inovação.

Durante seis meses, os empreendedores participarão de capacitações coletivas, mentorias individuais e atividades com fins à formação de redes de contatos e conexões com o mercado. Esta etapa é destinada ao fortalecimento dos negócios e preparação para receberem investimentos, induzindo à produção em escala, inclusive, em âmbito internacional.

“O programa Inova Amazônia é uma oportunidade destes empreendimentos trabalharem o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental na Amazônia. Esta etapa marca uma importante fase na concretização destas ideias inovadoras”, avaliou o presidente da Fapema, Nordman Wall. Segundo ele, a parceria com o Sebrae estimula e fortalece o ecossistema empreendedor e a bioeconomia, uma via estratégica para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

O diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, destacou a relevância da parceria na promoção do empreendedorismo e na criação de condições favoráveis para que ideias inovadoras possam prosperar. Ele enfatizou a importância de investir em projetos que contribuam para a conservação da biodiversidade amazônica, sublinhando “o compromisso do Sebrae em apoiar o desenvolvimento sustentável, por meio da inovação, fomentando, ainda, o surgimento de negócios de base inovadora e tecnológica no Maranhão, condição importante para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.

Participam da chamada Inova Amazônia, projetos dos estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. São ideias das áreas de alimentos, agricultura, aquicultura e pesca, bebidas, biocombustíveis, bioenergia, bioplásticos, biotecnologia e embalagens, casa e construção, ecodesign, ecoturismo, farmoquímico e farmacêutico, fitoterápicos e nutracêuticos, florestas, higiene, perfumaria e cosméticos, indústria têxtil e moda, química e novos materiais, tecnologia da informação e logística, aplicadas aos segmentos da bioeconomia.

A parceria entre a Fapema e o Sebrae no programa Inova Amazônia é reflexo de um esforço conjunto do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa para impulsionar a inovação sustentável e evidencia o compromisso dessas instituições em promover o desenvolvimento equilibrado na região, alinhado com a preservação da biodiversidade amazônica.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema e Sebrae aoresentam aprovados no edital Inova Amazônia"