Sedel anuncia novidades para o JEMs no Fórum de Gestores de Esporte

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), lançou a nova identidade visual, temática, regulamento e anunciou novidades para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2024, durante a programação do Fórum Estadual de Gestores do Esporte. O evento terminou nesta sexta-feira (1º), com a participação de 111 municípios maranhenses.

O Fórum trouxe discussões importantes e promoveu capacitações para os secretários municipais sobre programas estaduais, como a Lei de Estadual de Incentivo ao Esporte, Bolsa Atleta e o novo programa de qualificação Sedel Capacita.

“Trouxemos esse momento de capacitação e informações para os nossos gestores municipais e também apresentamos as ações da Sedel do ano de 2023 e as novidades que teremos em 2024. Um dos pontos principais foi justamente o JEMs, que este ano terá como tema ‘Viva o Esporte Maranhense’. Lançamos a nova identidade visual e anunciamos o beach soccer como nova modalidade, assim como a capoeira, que terá um espaço especial como modalidade experimental”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes.

O secretário ainda ressaltou todo o investimento que tem sido realizado pelo Governo do Maranhão para levar mais ações esportivas para a população. “Como determinação do governador Carlos Brandão, nosso trabalho tem focado em levar cada vez mais ações, eventos e projetos voltados para a saúde mental e física, além de bem-estar e lazer para os maranhenses. Para isso, temos buscado esses momentos de diálogo com os municípios, federações, entidades, assim como toda classe esportiva do estado”, finalizou Naldir.


Já o secretário municipal de Esportes de Colinas, Wanderley Alves de Freitas, chamou atenção para as informações e discussões promovidas durante o encontro.”Esse fórum é de extrema importância para o esporte educacional do Maranhão, é um momento de aprendizado e de fortalecimento e com isso todos os municípios ganham. Vemos aqui toda a sensibilidade do Governo do Estado, mostrando de fato que tem compromisso com o esporte no estado”, disse.

Além das capacitações sobre as ações do estado, a Sedel, através de uma parceria com o Ministério do Esporte e a Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, promoveu uma videoconferência para informar e tirar as principais dúvidas dos secretários municipais sobre os programas federais, Bolsa Atleta, Segundo Tempo e Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O secretário nacional do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Perna Cordeiro, destacou a parceria com a Sedel e a importância de expandir as ações da pasta para o Maranhão. “Em nome do ministro André Fufuca, faço uma saudação especial a todos os secretários e secretárias presentes no Fórum de Gestores do Esporte e reafirmo que estamos de portas abertas para o esporte maranhense, já que uma das nossas principais metas é buscar a democratização do acesso ao esporte em todo país e especialmente no Maranhão”, afirmou.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Sedel anuncia novidades para o JEMs no Fórum de Gestores de Esporte"