Fapema é finalista do Prêmio Confap em Fomento à Ciência

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) é finalista do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação. A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e seleciona as melhores práticas e projetos no segmento. Das 27 fundações, seis foram escolhidas. A cerimônia será realizada dia 13 de março, em Brasília.

A Fapema é finalista na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, com o projeto Patronage, que é o sistema de gerenciamento de bolsas e auxílios da instituição. É pelo programa que os pesquisadores, orientadores e consultores fazem as solicitações de bolsas e auxílios para pesquisas e acompanham seus processos.

“A Fapema está sempre modernizando seus sistemas para tornar mais ágil, facilitada e menos burocrática a prestação dos serviços aos pesquisadores. Ficamos satisfeitos com mais esta conquista, o que mostra que a fundação maranhense está entre as grandes do país. Isso é fruto das ações do Governo do Estado, no forte investimento na instituição, que se reverte às pesquisas e impulsionam a ciência e a inovação no Maranhão”, pontuou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

O sistema Patronage é uma das diversas iniciativas da gestão para otimizar e padronizar as solicitações de bolsas encaminhadas à Fapema. “A proposta é de um ambiente acessível aos usuários, facilitando o preenchimento do cadastro, a solicitação da bolsa e o acompanhamento do pedido, assim como a prestação de contas, o envio do relatório técnico e, sobretudo, o envio das documentações sem precisar do deslocamento até a sede da instituição. As documentações possuem assinaturas eletrônicas e são recebidas por e-mail”, explica o coordenador de Informática da Fundação, Esdras Gama.

Desenvolvido pelo setor de Informática da Fapema, o sistema tem a finalidade de gerenciar a submissão, a avaliação e o acompanhamento da execução de projetos de CT&I, pedidos de apoio a eventos, assim como gerenciamento administrativo pelos colaboradores da Fundação. O nome do software deriva do vocábulo “patrono” que tem, entre os seus significados, de acordo com o dicionário de oxford: escritor, cientista, o que luta e/ou defende uma causa, ideia.

A cada ano, o sistema passa por várias atualizações, em decorrência de novas necessidades apresentadas pelos colaboradores internos, no que se refere ao cadastro de editais, avaliações e inscrição para pessoas físicas ou jurídicas. A ferramenta também possibilita o registro de pagamentos, a alteração em fórmulas para calcular as notas dos candidatos nos certames ou ainda em decorrência de demandas dos pesquisadores para melhorar sua experiência com o Patronage.

Em 2022 foi incrementado no sistema, de forma definitiva, uma nova funcionalidade, a qual permite que os usuários possam assinar, eletronicamente, documentos gerados pelo Patronage. A iniciativa foi vencedora, em primeiro lugar, do Prêmio Confap de 2022.

Para ter acesso ao Patronage, o usuário precisa se cadastrar, por meio de CPF, e preencher um formulário eletrônico com informações pessoais e sobre o projeto de pesquisa que pretende desenvolver. O sistema pode ser acessado no site da Fapema (https://patronage.fapema.br).

O Prêmio Confap tem patrocínio exclusivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema é finalista do Prêmio Confap em Fomento à Ciência"