Lava-Pratos estimula economia e aquece turismo em Imperatriz

Será aberta neste sábado (24), a partir das 16h, a programação do 1º Lava-Pratos de Imperatriz, município localizado na Região Tocantina, na porção oeste do Maranhão. Entre os destaques da primeira edição do evento, estão grandes nomes da música nacional, como a cantora Claudia Leitte, a dupla sertaneja Matheus e Kauan, além da cantora e compositora Márcia Fellipe e do cantor Henry Freitas. O line-up da festa em Imperatriz vai contar ainda com shows de 14 artistas locais, entre eles, Jotavê, Fabrícia, Erick Andrade e Forró de Elite. A programação do 1º Lava-Pratos de Imperatriz vai até o domingo (25) e promete reunir milhares de pessoas, entre maranhenses e turistas, nos dois dias de Lava-Pratos.

Realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com apoio da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), o 1º Lava-Pratos de Imperatriz terá como circuito da folia a Avenida Bernardo Sayão. Uma mega estrutura, com direito a trios elétricos e palco, vai garantir a animação dos brincantes.

A ideia é repetir no Lava-Pratos de Imperatriz sucesso semelhante ao registrado no Carnaval do Maranhão 2024, que, somente na Grande Ilha de São Luís, gerou movimentação financeira estimada em R$ 313 milhões. O governador Carlos Brandão já confirmou presença na festa em Imperatriz e destacou a importância desse tipo de evento para o fortalecimento econômico e turístico da região.

“Carnaval, hoje, a gente considera um investimento. Só que esse ano a gente resolveu ampliar. Agora temos Imperatriz. É uma coisa nova, mas a expectativa é muito grande. Aquelas regiões ali do Tocantins, do Pará, estão sendo mobilizadas para fazer a mesma coisa que a gente fez em São Luís. Trata-se de alegria, divertimento, mas, acima de tudo, de geração de emprego e renda, que é uma coisa que eu me preocupo muito”, afirmou Brandão, em entrevista a uma emissora de TV.

Para estimular a movimentação financeira e aquecer o setor turístico, por meio da economia criativa atrelada à realização do Lava-Pratos de Imperatriz, o evento vai contar com ações integradas entre secretarias e órgãos de governo.

A organização do Lava-Pratos dispõe do esforço conjunto das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Desenvolvimento Social (Sedes), Turismo (Setur), Mulher (Semu), Comunicação Social (Secom), além da atuação da empresa estatal Maranhão Parcerias (Mapa) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Durante os dois dias de shows, o 1º Lava-Pratos de Imperatriz contará com forte esquema de segurança, praça de alimentação com beneficiários do programa Minha Renda, dois camarotes, posto de atendimento médico, entre outras ações.

“O Carnaval Lava-Pratos de Imperatriz será uma grande celebração, que vai proporcionar momentos de alegria para o público da região, além de fortalecer a cultura, o turismo e a economia com a geração de trabalho e renda. Que os foliões participem e vivenciem a magia desta festa, que vai repetir o sucesso do Carnaval do Maranhão”, avalia o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Foto: Fernando dos Anjos

Seja o primeiro à comentar em "Lava-Pratos estimula economia e aquece turismo em Imperatriz"