Fapema recebe homenagem do Iema pelo apoio à pesquisa


O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) concedeu o ‘Prêmio IEMA de Educação 2023’ ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Nordman Wall, em reconhecimento ao apoio e parceria com a instituição. A homenagem foi concedida durante cerimônia realizada na noite dessa segunda-feira (19), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento aconteceu durante a solenidade de formatura de 665 alunos das unidades plenas do instituto. A solenidade, que teve participação de várias autoridades, foi aberta pelo governador Carlos Brandão, pelo vice-governador, Felipe Camarão e pela diretora-geral do IEMA, Criscielle Muniz.

O governador Carlos Brandão avaliou a cerimônia como histórica e, ao parabenizar os formandos, destacou o papel do Iema na formação dos jovens maranhenses. “Fico feliz em saber que estamos garantindo escola de qualidade e o futuro desses jovens. Além do ensino médio, eles saem com a formação técnica profissional, ou seja, preparados para o mercado. E ampliamos a rede de institutos Iema, que representa mais oportunidades de educação, profissionalização e formação dos nossos jovens. Parabéns aos formandos, ao Iema, à educação do Maranhão”, disse.

Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, a homenagem é motivo de muito orgulho e alegria. “Como presidente da Fapema, recebi do governador Carlos Brandão a missão de trabalhar no sentido de fortalecer a ciência, tecnologia e inovação no Estado. Um dos fortes investimentos da fundação é na qualificação profissional, sendo este um dos nossos eixos de atuação e que tem possibilitado importantes parcerias como as que temos com o instituto. O Iema tem cumprido com louvor seu papel de ampliar no Maranhão a oferta de educação profissional, científica e tecnológica, e a Fapema tem orgulho de contribuir para o sucesso desse trabalho. Aproveito para parabenizar todos os formandos e a diretora Criscielle Muniz, pelo excelente trabalho à frente do Iema”, destacou.


Criscielle Muniz frisou a importância do evento e a parceria com a Fundação. “Homenageamos a Fapema pela grande parceria que realizamos no ano de 2023 e pelas próximas que teremos em 2024. A Fapema é uma irmã do Iema, atuando no fortalecimento da pesquisa e da tecnologia. É o que fazemos no cotidiano das nossas unidades. A cerimônia foi o momento de materializar a pesquisa e a ciência que nossos alunos produzem dentro da sala de aula, e farão na sua vivência profissional”, ressaltou.

Uma das parcerias de destaque entre Fapema e o Iema é a colaboração por meio de editais, que possibilitou a diversos professores do instituto desenvolverem pesquisas em diferentes áreas. As iniciativas fortaleceram o ensino, com destaque para a área da robótica, conferindo ao Iema destaque nacional e internacional em torneios do segmento.

Recentemente, essa parceria resultou no lançamento do edital de seleção do Programa de Trainee em Saneamento – Nível Técnico, que apoia formação de profissionais egressos dos cursos técnicos. Eles desenvolverão competências e habilidades necessárias para atuar na área de saneamento ambiental. A iniciativa tem parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e IEMA, com fins a contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das áreas técnicas do Maranhão, e no país, gerando impacto social, econômico e ambiental positivo.

“Portanto, essa homenagem do Iema vem reforçar o compromisso da Fapema em apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a promoção da educação e pesquisa no Maranhão. Estamos, todos juntos, contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país”, concluiu Nordman Wall.

Fotos: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Fapema recebe homenagem do Iema pelo apoio à pesquisa"