Governo realiza feira e fortalece a agricultura familiar no Maranhão

Na Lagoa da Jansen, em São Luís, o governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, e demais autoridades estaduais e municipais, participou da abertura da 1ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que acontece até sábado (9) para impulsionar a melhoria socioeconômica dos agricultores familiares e a sustentabilidade da produção no Maranhão.

Com uma expectativa de público de 6 mil pessoas por dia, a Femaf é um espaço onde diversos aspectos da agricultura familiar estão sendo destacados. São estandes para a comercialização de uma ampla variedade de produtos vindos de diferentes regiões do Maranhão. Os participantes podem visitar espaços culturais, os dedicados ao conhecimento, tecnologia, cidadania, artesanato, vitrine viva e gastronomia. Nesta abertura, a programação cultural contou com os shows de Chico César, Grupo Feijoada Completa e Tripa de Bode.

Para o governador Carlos Brandão, a realização da 1ª Feira Maranhense de Agricultura Familiar é uma forma que o Governo do Maranhão encontrou para trazer um despertar à importância da agricultura familiar do estado. Na ocasião, Brandão convidou toda a população para participar da iniciativa estadual.

“Esta feira desperta sobre a importância do agricultor familiar na nossa vida, pois 70% da alimentação que chega à nossa mesa vem da agricultura familiar. Quando realizamos uma feira desta magnitude é para que todos compreendam que esta é uma política essencial de governo. Então, eu faço um convite a todos os maranhenses que gostam e aos que não conhecem, para virem participar e comprar, para fortalecer a agricultura familiar”, sugeriu o governador.


O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, falou do objetivo de tornar permanente a Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), fazendo do evento um espaço de consagração, integração e visibilidade aos agricultores familiares maranhenses.

“É um passo gigantesco no fortalecimento da agricultura familiar, e o apoio do governador Carlos Brandão foi decisivo. A partir desta feira, nós tivemos a oportunidade de retirar a agricultura familiar da invisibilidade, essa é uma grande tarefa. Nós precisamos facilitar o acesso aos mercados e sensibilizar, cada vez mais, a população e todos os segmentos sociais para que valorizem o agricultor e a agricultura, que são responsáveis pelo alimento que vai para a nossa mesa no café, almoço e jantar. O nosso objetivo é que ela se torne permanente”, disse o titular da SAF.

A realização da 1ª Femaf é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em colaboração com a Agência Estadual de Pesquisa, Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema), Suzano, Instituto Insumo, Banco do Nordeste, agência GIZ Brasil e Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Fotos: Gilson Teixeira

Seja o primeiro à comentar em "Governo realiza feira e fortalece a agricultura familiar no Maranhão"