Juscelino Filho destaca importância do Hospital Antônio Dino em Pinheiro

“O Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino será um grande instrumento para salvar vidas”. A definição foi feita pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante a inauguração da unidade, na última sexta-feira (1º), em Pinheiro (MA). “Como maranhense, médico, deputado federal, ministro do presidente Lula e apoiador do trabalho realizado pela Fundação Antonio Dino, estou muito feliz em ver esse sonho realizado, por meio do qual estamos levando atendimento de qualidade para toda a Baixada Maranhense”, completou.

Juscelino Filho lembrou que a construção do hospital só foi possível graças a uma decisão da bancada federal maranhense, articulada pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA). “Lembro bem da reunião, em 2021, em que resolvemos destinar R$ 25 milhões para a obra. Agora, vamos buscar o credenciamento do HCAD junto ao SUS, porque os atendimentos aqui serão de graça, para todos. E seguiremos trabalhando para ampliarmos essa rede de prevenção e tratamento do câncer para todas as regiões do Maranhão”, disse.

O presidente em exercício da Fundação Antonio Dino, Antônio Dino Tavares, fez questão de enaltecer a importância da união dos senadores e deputados federais do Maranhão. “É um sonho realizado, pois o HCAD é o primeiro hospital do plano de descentralização do tratamento de câncer no estado, aliado aos atendimentos no Hospital Aldenora Belo. E a destinação de verbas parlamentares foi essencial. Agradeço também ao prefeito Luciano Genésio e aos vereadores de Pinheiro pela doação do terreno”, frisou.

A expectativa é de que o Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino, que teve a primeira etapa entregue, beneficie mais de 40 municípios da Baixada Maranhense e sudoeste do estado. Serão cerca de 4 mil atendimentos por mês, inicialmente com serviços de atendimento ambulatorial, exames de imagem – como mamografia, tomografia e ultrassonografia – e quimioterapia. A unidade contará com 51 leitos, mais cinco de emergência, oito consultórios médicos com pelo menos 12 especialidades e seis leitos de UTI.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, o câncer será a principal causa de morte no mundo. Por outro lado, sabemos que a prevenção e o tratamento precoce são as melhores formas de combater a doença. Daí a importância da inauguração desse hospital em Pinheiro e do plano de descentralização da Fundação Antonio Dino, que conta com meu apoio irrestrito”, garantiu o ministro Juscelino Filho.

Foto: Divulgaçào

Seja o primeiro à comentar em "Juscelino Filho destaca importância do Hospital Antônio Dino em Pinheiro"