Olimpíada de Paris inspira jogos de saúde e segurança no Porto do Itaqui

A próxima Olimpíada acontece em 2024, na cidade de Paris (França), e o porto público do Maranhão, inspirado no evento, criou uma versão especial dos célebres jogos, por uma boa causa: saúde e segurança do trabalho (SST). De 23 a 27 de outubro, a área do berço 103 do Porto do Itaqui e a sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), viraram arena olímpica, com um circuito de 10 jogos que abordam questões de segurança e prevenção de acidentes no porto.

“Pela primeira vez estamos realizando a Olimpíada de SST no Porto do Itaqui e esperamos que a iniciativa entre para o nosso calendário. Com um esforço do time Emap, foi possível reunir diversas campanhas de conscientização em uma abordagem lúdica para sensibilizar toda a comunidade portuária. Esperamos que o aprendizado após essa semana de jogos seja o de que todos precisamos cultivar atitudes seguras, para voltarmos para casa e para as nossas famílias todos os dias”, explicou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

A Olimpíada de SST surgiu da oportunidade de reunir diversos temas de conscientização em segurança do trabalho em uma só ação. Assim, foram desenvolvidos, especialmente para o evento, dez jogos sobre o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC), comunicação de condições inseguras, acidentes e quase acidentes, percepção de risco, uso correto de celular, etc.

Na concepção dos desafios, foram utilizados formatos tradicionais como jogo de tabuleiro e caça-palavras, mas também formatos inovadores, como um jogo inédito, em realidade aumentada (AR), que foi produzido na área primária do próprio Itaqui, representando erros e acertos no trabalho diário.

“Uma ideia inovadora é sempre uma boa para nos impulsionar cada vez mais a adquirir conhecimentos sobre as normas de comportamento, normas de segurança. Sempre é bom esse aprendizado a mais, além do incentivo à comunicação e à interação com todos”, aprovou o auxiliar de serviços gerais da empresa Maxtec, Edmundo Silva.

Fotos: Divulgação

Uma resposta para "Olimpíada de Paris inspira jogos de saúde e segurança no Porto do Itaqui"

  • Luiza dos Anjos Almeida

    Olimpíadas maravilhosa, é um aprendizado e um alerta como devemos cuidar melhor da saúde com segurança…