Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está intensificando a prevenção e o combate às arboviroses, doenças causadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Em toda a cidade estão sendo realizadas ações de visita domiciliar e tratamento de depósitos, mutirões de limpeza, pesquisa larvária em pontos estratégicos e nebulização espacial, entre outras iniciativas.

Diariamente os agentes de endemias fazem visitas a residências e imóveis comerciais para inspecionar locais que possam ter condições favoráveis à proliferação do mosquito, além disto, eles orientam a população sobre a adoção de hábitos que impeçam a formação de criadouros do Aedes aegypti, e o descarte correto de objetos inservíveis. Só no primeiro semestre deste ano, o Programa de Combate às Arboviroses contabiliza 586.307 imóveis visitados e 105.286 depósitos tratados.

A Semus também realiza continuamente o aprimoramento dos fluxos de atendimento em arboviroses, com a atualização dos profissionais para investigação, notificação e manejo clínico de casos suspeitos e confirmados. Este ano, até o mês de agosto, foram confirmados laboratorialmente 827 casos de dengue, 1.018 de chikungunya e 16 de zika, em São Luís.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, diz que a participação da população é fundamental. “A Prefeitura desenvolve muitas ações de vigilância, investe na qualificação da rede municipal para o diagnóstico e a assistência, mas os criadouros do Aedes aegypti estão principalmente nos domicílios, por isso, cada cidadão deve assumir uma postura de combate ao mosquito”, afirma.

Parte importante do trabalho do Programa de Combate às Arboviroses da Semus acontece por meio de atividades educativas com palestras e rodas de conversa em unidades de saúde, escolas, empresas e espaços públicos, onde a população é conscientizada sobre sua responsabilidade no combate à dengue, chikungunya e zika.

Foto: Divulgação

Uma resposta para "Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti"

  • Reynaldo Pinto Filho

    No bairro do Bequimão,em especial juntos aos prédios do Condominio Torre do Sol e Buena Vista,nas proximidades do Mix Pinheiro,existe um grande foco de lixo que está deixando o funcionário da limpeza pública quase sem braço de tanto limpar e que pessoas de outro local fazem de lixão. Nesse local ,bem ao lado desses condomínios,existe um projeto para que seja criado uma praça para que os moradores e crianças tenham um local de lazere isso foi promessa desde o antigo prefeito mentiroso Edivaldo Holanda. O povo pede clemência