Prefeitura de São Luís abre 15ª edição da Feira do Livro na UFMA

Começou nesta segunda-feira (5), o maior evento cultural e de fomento à leitura do Estado do Maranhão, a 15ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), promovida pela Prefeitura de São Luís, que acontece até o dia 13 de dezembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus do Bacanga. O evento é organizado pelas secretarias Municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e, este ano, tem como tema “15 anos mirando o mundo”. A feira funcionará todos dos dias, das 8h às 21h.

A abertura contou com a participação do prefeito Eduardo Braide, que visitou todos os espaços da 15ª FeliS, no Centro de Convenções da UFMA, onde cumprimentou estudantes, professores e a comunidade acadêmica. “Essa feira do livro me deixa muito animado em ver tantos estudantes da nossa rede municipal e todos que visitam os stands. Encontrei com vários alunos logo na entrada, onde fui muito abraçado. Esse ano, nesta nossa décima quinta feira do livro, nós vamos disponibilizar R$ 500 mil reais em vale-livro para os nossos alunos e professores da nossa rede municipal de ensino, para que a gente possa, cada vez mais, estabelecer e difundir a importância do livro em nossas vidas e na educação”, anunciou Eduardo Braide.

Em seguida, o prefeito assistiu a uma apresentação feita pelos atores Josimael Caldas, Júlia Martins e Uimar Jr, aos homenageados: Maria Firmina do Reis, Almeida Galhardo e Carlos Cunha.

Ao lado do prefeito Eduardo Braide estavam os secretários municipais de Educação, Caroline Marques e de Cultura, Marco Duailibe; a diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Dilercy Aragão; a presidente da Academia Maranhense de Trovas e filha do homenageado Carlos Cunha, Vanda Cunha; e o diretor da editora da Ufma, Profº Salatiel Pereira.

 “Além da novidade do vale-livro no valor de R$ 30 reais cada, exclusivos para a compra de livros na feira, também fizemos um planejamento para trazer o máximo de escolas da rede municipal de ensino para a FeliS, com o objetivo de fortalecer o repertório cultural desses estudantes incentivando a leitura e a valorização dos nossos escritores”, disse a titular da Semed, Caroline Marques, que também informou que este ano a feira terá a segunda edição do Festival de Invenção e Criatividade, onde alunos e professores experimentam o primeiro contato com ferramentas, técnicas, materiais de uma abordagem educativa que explora materiais e tecnologias interessantes e práticos.

Homenageados – A Feira do Livro 2022 de São Luís está homenageando importantes personalidades da literatura maranhense: Maria Firmina dos Reis, maranhense, natural de Guimarães. Professora e escritora é considerada a primeira romancista brasileira. Mulher negra que foi a pioneira na crítica antiescravista da nossa literatura. Almeida Galhardo, que nasceu na cidade maranhense de Tutóia. Foi um dos mais promissores poetas de sua geração. Em 1944, foi membro fundador do Centro Cultural Gonçalves Dias, agremiação que congregava e representava a nova geração da intelectualidade maranhense e pretendia movimentar o cenário cultural de São Luís; e Carlos Cunha, maranhense, natural de São Luís. Foi professor, jornalista, escritor, historiador, poeta e trovador, além de membro da Academia Maranhense de Letras e fundador da Academia Maranhense de Trovas.

Fotos: Divuçgação

Seja o primeiro à comentar em "Prefeitura de São Luís abre 15ª edição da Feira do Livro na UFMA"