Mais 70 cartões do Bolsa Atleta são entregues a atletas maranhenses

Cerca de 70 cartões do programa estadual Bolsa Atleta foram entregues, na quinta-feira (29), no auditório do Edifício João Goulart, no Centro. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) e concede auxílio no valor de R$ 500,00 por mês, durante um ano, para atletas maranhenses de base. Esta é a segunda edição do programa.
A entrega dos cartões foi acompanhada pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, e pelo presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), Guilberth Garcês. O auxílio vai contribuir com o custeio das despesas relacionadas à prática desportiva, como transporte, alimentação e aquisição de materiais.
“O Bolsa Atleta contribui com a educação dos jovens, apresentando referências de bons valores, bons princípios e boas práticas nas escolas de todo Maranhão e universidades”, destacou o secretário Naldir Lopes.
O programa foi instituído pela Lei Estadual nº 11.010, de 24 de abril de 2019, para democratizar o acesso à prática esportiva, valorizando os atletas estudantis maranhenses, com bolsas que serão disponibilizadas a atletas e paratletas de base, de 10 a 25 anos, tanto nos Ensinos Fundamental e Médio, quanto em universidades.
“É um grande incentivo que vai mudar a vida de muitos atletas do Maranhão. Estou muito feliz por esse apoio a nós e ao esporte”, declarou Maria Luiza Muniz Costa, praticante de Jiu-jitsu.
Outro atleta beneficiado é Fábio Henrique Damasceno, também praticante de Jiu-jitsu. “É uma motivação, um gás a mais, para os atletas do nosso estado. Essa bolsa contribui para alimentação, hospedagem, inscrições em campeonatos, pagar quimono, e outros equipamentos, dependendo da modalidade. Todo esse aparato é de muita importância para alavancar o esporte no nosso estado”, afirmou.