Braide entrega Fonte das Pedras totalmente revitalizada

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quarta-feira (28), por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), o Monumento Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, totalmente revitalizado. A obra de conservação foi concluída em 111 dias, antes do prazo estabelecido, que era de 180 dias.

“É uma alegria estar aqui hoje entregando esta obra tão importante e que preserva nossa história e nosso patrimônio. São Luís está completando 410 anos e esse é mais um presente que nossa cidade recebe. Peço a toda população que contribua com a preservação e aproveite esse local belíssimo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade contou com a presença de autoridades e alunos das escolas municipais Bandeira Tribuzzi e Justo Jansen, e foi dividida em dois momentos. Na parte interna do prédio, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava o antes e o depois das obras, com a explicação histórica e arquitetônica feita pela presidente da Fumph, Kátia Bogéa. Em seguida, todos os alunos e autoridades fizeram um passeio pelo local.

“Todas as vezes que ocorreram intervenções aqui na Fonte das Pedras, apenas as partes externas eram restauradas, mas agora foi feita uma consolidação estrutural necessária para que o monumento se mantenha, visto que existem túneis subterrâneos e galerias que estavam desmoronando. Então, após a consolidação estrutural das galerias e da captação de água, a Semosp e o Impur fizeram as obras externas onde foram recuperados jardins, espaço da Guarda Municipal, iluminação e novo paisagismo e restauração das carrancas. E agora, graças aos esforços do prefeito Eduardo Braide, em um trabalho em conjunto, a Fonte está pronta para receber toda a sociedade maranhense, os turistas, em um dos lugares mais agradáveis, aprazíveis e principalmente como monumento histórico fundamental para São Luís,”, explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.

Foto: Divulgação

2 comentários para "Braide entrega Fonte das Pedras totalmente revitalizada"

  • marcelo

    Parabéns muito bonito mas precisa colocar a guarda municipal 24 horas para proteger o nosso patrimônio de vândalos.

  • Reynaldo Pinto Filho

    Muito bonito ficou o local.Entretanto ,se não aumentarem a fiscalização,voltará a ser local para vândalos fumar maconha e outras drogas,além de ser mijador popular