Márcio Honaiser deixa a Sedes e retorna a Assembleia Legislativa

O deputado Márcio Honaiser, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), protocolou nesta quinta-feira (27) seu pedido de exoneração do cargo de secretário. Com o ato, ele retorna para Assembleia Legislativa para acompanhar o ano legislativo desde o início, compor comissões e honrar os compromissos assumidos com os municípios que o escolheram como representante.

Desde que assumiu a Sedes, em 2019, Márcio Honaiser fez uma gestão competente, implantando políticas públicas fundamentais em todo o Estado num momento crítico, que foi a pandemia do Covid 19, garantindo a qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.

Entregas de Restaurantes Populares, implantação do Banco de Alimentos, Vale Gás para 120 Mil famílias em todo o Maranhão, novas modalidades no Programa Mais Renda como Costuraria e Confeitaria, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxilio Vale Gás para famílias com renda zero e Auxílio Cuidar para crianças e adolescentes órgão de pais vítimas da covid, estão entre as ações desenvolvidas.

O secretário Márcio Honaiser, pontua que essas ações visam a melhoria na qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social, principalmente neste período de pandemia. Ele ressalta ainda o quanto se sente realizado com gestor público com o alcance do número de pessoas a essas políticas públicas.

“Nossa satisfação é ver que uma família consegue fazer uma alimentação saudável diariamente, graças a implantação de um restaurante popular. Que uma família consegue ter acesso as políticas públicas através do Cras e do Creas de sua cidade. Que um pai ou uma mãe de família consegue ter um equipamento profissional para tirar o sustento da sua família. São pequenas ações que fazem a diferença na vida dessas pessoas”, declara o secretário.

Restaurantes – O Maranhão, hoje é destaque nacional por possuir a maior rede de restaurantes populares de todo o Brasil. Quando Márcio Honaiser assumiu o comando da Sedes em 2019, o Estado contava, apenas com 23 restaurantes populares, sendo que nenhum em municípios com menor IDH. Na sua gestão do secretário Márcio Honaiser, foram inaugurados 42 restaurantes populares, sendo que destes 29 restaurantes foram destinados para os municípios com menor IDH. De 2019 até 2021 foram servidas 21.340.721 refeições.

O Banco de Alimentos, desde a sua implantação em 2019 a dezembro de 2021, distribuiu mais de 800 toneladas de alimentos para 70 entidades credenciadas que atendem creches, asilos e entidades filantrópicas.

Um grande destaque na gestão do secretário Márcio Honaiser, foi o programa Mais Renda. Somente de 2019 até o presente momento, o programa foi implantado em 60 municípios maranhenses, com mais de 2 mil equipamentos entregues nas áreas de alimentação, beleza, corte e costura e confeitaria.

Outro programa importante para a população principalmente para aqueles que vivem sem água potável, é a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água pelo governo do Estado. Desde 2019, mais de 100 Sistema Simplificado de Abastecimento de Água foram instalados em 31 municípios maranhenses, dando a oportunidade para que milhares de famílias tenham água nas torneiras.

Vale Gás – O programa Vale Gás, mudou a vida de 120 famílias inscritas no CadUnico com renda R$ 0,00. Uma ação do Governo do Maranhão criada para o enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia, destinada aos maranhenses em situação de maior vulnerabilidade.

Outra importante ação do Governo do Estado, através da Sedes, foi a criação do Auxílio Cuidar, que garante a proteção especial a crianças e adolescentes, órfãos pela Covid-19 durante a pandemia. O Auxílio Cuidar destina a quantia de R$ 500 como instrumento de proteção material para a criança e/ou adolescente em situação de orfandade bilateral, até completar a maioridade.

Na rede de apoio a política de Assistência Social, foi a entrega dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Na gestão do secretário Márcio Honaiser, foram entregues 23 equipamentos para o fortalecimento da política de Assistência Social.

Outra grande ação foi o Tarifa Social de Energia Elétrica. Sob o comando do secretário Márcio Honaiser, o Maranhão chegou a 1 milhão de beneficiários. Este número foi fruto de busca ativa realizada pela Sedes em parceria com Famem e Equatorial.

“Fechamos este ciclo a frente da Sedes com o sentimento de gratidão a todos que estiveram ao nosso lado nesta caminhada. O trabalho em prol da população maranhense continua agora na Assembleia Legislativa”, disse Márcio Honaiser.

Fotos: Divulgação

3 comentários para "Márcio Honaiser deixa a Sedes e retorna a Assembleia Legislativa"

  • SEBASTIÃO SANTOS DA ÁREA ITAQUI-BACANGA "A FORÇA DAS COMUNIDADES"

    DIGNO DE RESPEITO E RECONHECIMENTO PÚBLICO

    Parabéns ao deputado Márcio Honaiser pelo excelente trabalho a frente da SEDES. Como secretário, foi responsável por avanços importantes no governo do estado. Inúmeros programas sociais confirmam a sua importância para o Maranhão.

  • Adriana

    Parabèns deputado pelas iniciativas pena que não ganhei o carro com chapa fritadeira que eu tanto queria mas ganhei uma tenda pena que ainda està parada Não temos movimento na cidade com o decreto ficou mais dificio estavamos precisando de açoes como essas

  • Idalina jara fonseca da luz

    Minha gratidão ao nosso secretário, que fez um excelente trabalho para as classes baixas, que os mesmos não está em um momento de vulnerabilidade porque que quer…. Mas sim por falta de oportunidade! Ele mudou a vida de muitas famílias aqui em minha cidade (Cururupu-MA). Iclusivel a minha. Proteção divina a esse ser iclisivel. Que nesse momento tão difícil de crises que estamos enfrentando muito fez à pro dos baixa renda. Acredito que vai poder fazer muito mais, se a deputado federal for eleito. Vamos que vamos à ele direcionar nosso apoio com nosso voto. Parabéns Sr deputado…