ONU declara nova cepa como ‘variante de preocupação’

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a B.1.1.529 como uma “variante de preocupação” e escolheu como nome “omicron”. Com essa classificação, a nova variante foi colocada no mesmo grupo de versões do coronavírus que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta.

A omicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).

Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal: a própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante.

Ao menos 9 países e/ou territórios já anunciaram restrições a voos de nações africanas devido à B.1.1.529 até o momento.

Foto: Denis Balibouse/Reuters

Leia mais no G1

Uma resposta para "ONU declara nova cepa como ‘variante de preocupação’"

  • Reynaldo Pinto Filho

    A cidade de São Luís,que é uma ilha fraca em todos os sentidos,fazer o carnaval ,será precipitado onde acontece aglomerações que são invitáveis.Lembre-se, o povo na sua maioria é imbecil , gosta de gandaia e são irresponsáveis com a vida.Por exemplo, Somos uma cidade portuária e a circulação de gente de todas as nações é grande e temos que tomar cuidado com esses contatos,que muitas das vezes sem querer ,podem ter algum tipo de problemas até desconhecidos deles mesmo. Lembrem-se Diga não ao carnaval e preserve sua cidade e a vida .