Braide entrega requalificação do Centro de Saúde Djalma Marques

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta segunda-feira (19), o Centro de Saúde Djalma Marques, no Ipem Turu, totalmente requalificado. Com a requalificação, a unidade teve seus serviços ampliados e agora é a primeira do Maranhão na Atenção Básica em Saúde a ter um ambulatório de prevenção combinada contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS), oferecendo o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP). 

“Estamos entregando mais um Centro de Saúde todo reformado e requalificado, ampliando a capacidade de atendimento à população. Nós dobramos o número de equipes de Estratégia de Saúde na Família, isso representa mais pessoas atendidas com qualidade maior e menor tempo de espera. Também implantamos um serviço pioneiro para a prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Vamos levar este serviço para outras unidades de saúde, chegando a todas as regiões da cidade. É assim que estamos avançando na saúde em São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Prevenção HIV/AIDS – Com a reforma e requalificação, o Centro de Saúde Djalma Marques agora conta com um ambulatório de prevenção combinada contra HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Esta é a primeira unidade da atenção básica a contar com o serviço de profilaxia pós-exposição (PEP) no estado. 

Por meio do ambulatório serão oferecidos ainda os serviços de testagem regular para o HIV; prevenção da transmissão vertical; tratamento das infecções sexualmente transmissíveis; imunização para as hepatites A e B; orientações de redução de danos para usuários de álcool e outras substâncias; encaminhamentos para profilaxia pré-exposição (PrEP) e para o tratamento de pessoas que já vivem com HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). 

O secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, afirmou que a entrega do Centro de Saúde Djalma Marques faz parte da estratégia de expansão da rede de atenção básica. “Esta é uma das premissas do prefeito Eduardo Braide. Para isso, estamos reformando e requalificando as unidades, implantando novos serviços e ampliando os já existentes. Dessa forma, a população passa a contar com mais pontos de atendimento preventivo, atenção em saúde entre outros serviços fundamentais para desafogar as grandes unidades de saúde da nossa cidade”, disse.

Reforma e requalificação – O Centro de Djalma Marques teve toda a sua estrutura física requalificada, o que permitiu ampliar a Estratégia Saúde da Família (ESF), passando de duas para quatro equipes. A unidade conta com dois consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e três consultórios de enfermagem, sendo um exclusivo para o atendimento à saúde da mulher. 

O Centro presta atendimentos como acompanhamento da saúde do homem, saúde da mulher, incluindo pré-natal, saúde do idoso, infantil e de adolescentes, entre outros serviços, e, também tem salas de vacina, curativos, farmácia e triagem. 

Kits de visita domiciliar – Durante a entrega do Centro de Saúde Djalma Marques, o prefeito Eduardo Braide também fez a distribuição de kits de visita domiciliar aos diretores das unidades de saúde da atenção básica. 

Com os kits, os agentes de saúde poderão retomar o atendimento domiciliar, que estava suspenso por causa da pandemia de Covid-19, permitindo a assistência em saúde preventiva. Cada kit conta com máscara e álcool em gel para uso pelos agentes, garantindo a segurança dos profissionais, além de aparelhos para aferição da pressão arterial e da glicemia, incluindo as fitas necessárias para a coleta, termômetro de infravermelho de testa e digital para uso axilar. 

A entrega do Centro de Saúde Djalma Marques contou com a presença da vereadora Silvana Noely (PTB), do secretário adjunto de Comunicação, Igor Almeida; e das equipes da Semus, Semosp e da unidade de saúde.

Fotos: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Braide entrega requalificação do Centro de Saúde Djalma Marques"