Cidade Empreendedora é lançado em São José de Ribamar

O Projeto Cidade Empreendedora foi lançado, na última quarta-feira (14), em São José de Ribamar. O objetivo é simplificar e desburocratizar os procedimentos de abertura e fechamento de empresas, além de facilitar a criação de oportunidades de negócios, estabelecendo condições para o empreendedorismo.

O Cidade Empreendedora é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Industria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae) e Prefeitura de Ribamar.

De acordo com o secretário da Seinc, Simplício Araújo, o projeto fornece as ferramentas necessárias para ampliar o desenvolvimento na cidade. “O Cidade Empreendedora integra o planejamento estratégico com objetivos de superar as crises que estamos vivendo e acelerar a retomada da economia”, frisou.

O programa opera em cinco eixos com Gestão Municipal, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização, Sala do Empreendedor e Compras Governamentais.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, a participação do poder local é importante para o seguimento do projeto. “Sem o município é impossível implementar alguma política de geração do empreendedorismo. Os pequenos negócios unidos se tornam o grande negócio do município. Este projeto ajuda o dinheiro a circular e gera o desenvolvimento para cidade”, disse.

O projeto atua nas cadeias produtivas da carne, leite, álcool, açúcar, mandioca, turismo, aquicultura, grãos, cana, avicultura, fruticultura, energia, têxtil, gesso, rizicultura e capinocultura.

Para o prefeito Dr. Julinho, o objeto é tirar a população da pobreza com a geração do empreendedorismo. “Em São José de Ribamar, a nossa ideia não é entregar o peixe, mas ensinar a população a pescar. Quando se gera receita, emprego e empreendedorismo, tudo melhora na saúde, educação e infraestrutura”, destacou.

O programa Cidade Empreendedora vai atender 53 municípios maranhenses, contemplando todas as regiões do estado, e receberá um aporte conjunto das duas instituições, somando investimentos na ordem de R$ 5 milhões.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Cidade Empreendedora é lançado em São José de Ribamar"