Emenda de Eliziane Gama garante recursos do Censo

A líder do Bloco Senado Independente, senadora Eliziane Gama comemorou na sua conta de Twitter, nesta quinta-feira(15/07), o parecer favorável a emenda apresentada por ela que garante o Censo Demográfico em 2022. A parlamentar maranhense destacou a importância do Censo para o planejamento e aplicação de políticas públicas no Brasil.

“A emenda que apresentei para garantir condições orçamentárias para realização do Censo foi aprovada pelo relator da LDO. Os dados do Censo são fundamentais para o planejamento e aplicação de políticas públicas”, destacou Eliziane Gama.

O parecer do relator da LDO será debatido na Comissão Mista de Orçamento e está previsto para ser analisado pelo Congresso Nacional.

A quantia estimada para o Censo era de R$ 2 bilhões, mas teve a verba cortada ao longo da tramitação do Orçamento no Congresso, o que inviabilizou o trabalho. O projeto sancionado pelo presidente da República passou a prever R$ 53 milhões para a pesquisa.

Sem recursos, o IBGE solicitou auxílio da AGU (Advocacia-Geral da União) para tentar garantir a verba necessária à realização do Censo Demográfico em 2022. Decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o levantamento seja realizado.

Foto: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Emenda de Eliziane Gama garante recursos do Censo"