Banner

Detran lança a campanha Maio Amarelo no Maranhão

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) lançou, na manhã desta segunda-feira,3, durante coletiva de imprensa, a campanha do Movimento Maio Amarelo 2021, no Maranhão. Durante todo o mês de maio, o Órgão realizará uma série de ações educativas, para conscientizar e sensibilizar a população acerca dos riscos do comportamento inadequado no trânsito. Devido à pandemia, as atividades presenciais serão substituídas por ações virtuais.

O lançamento foi feito pelo diretor geral do Detran-MA, Francisco Nagib, e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. Também estiveram presentes à solenidade, o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Daniel Carvalho; o comandante Geral da Polícia Militar (PM-MA), Coronel Pedro Ribeiro; o comandante do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), Tenente Coronel Joanilson Mota; a prefeita de Axixá, Sônia Campos, representando os municípios; e também representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e membros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MA).

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha de conscientização da sociedade, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Neste ano, o tema é “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

Durante a coletiva, Francisco Nagib ressaltou os objetivos do Movimento Maio Amarelo. “O número de mortes no trânsito é equivalente ao de uma pandemia, e a vacina para isso é a conscientização das pessoas para a importância de um comportamento correto que deixe o trânsito mais seguro para todos”, destacou o diretor geral do Detran-MA.

O secretário Jefferson Portela falou sobre a importância do papel do Detran-MA para a segurança pública. “Este é um órgão de trabalho sistemático que envolve regulação, controle e principalmente educação para o trânsito. E eu acredito que o diretor Francisco Nagib, com sua experiência de gestor, juntamente com sua equipe, vai continuar os trabalhos diários do Detran-MA em defesa da vida e da paz no trânsito”, afirmou ele.

O presidente da MOB, Daniel Carvalho, destacou a relevância do Movimento Maio Amarelo. “Esta é uma campanha importante para lembrar que acidentes de trânsito ainda são uma das maiores causas de mortes no mundo, e portanto, nós devemos nos conscientizar para nos proteger e proteger a todos através de atitudes corretas no trânsito”, pontuou.

O comandante da PM-MA, Coronel Pedro Ribeiro, lembrou que a campanha é uma maneira de reforçar as práticas seguras no trânsito. “O Maio Amarelo mostra o quanto é importante respeitar as regras de trânsito e as individualidades das pessoas, de uma maneira que todos possam ter segurança ao trafegar pelas ruas”, afirmou.

O tenente-coronel Joanilson Mota, comandante do BPRV, revelou que as ações educativas que serão realizadas em parceria com o Detran-MA continuarão respeitando todos os protocolos de segurança sanitária exigidos no combate à Covid-19. “Assim como no ano passado, todos os policiais e educadores que participarem das ações vão estar portando máscara, tendo acesso a álcool em gel e respeitando o distanciamento social”, explicou.

No Maranhão, as ações do Maio Amarelo tiveram início em 2015. Desde então, o Detran-MA tem promovido um cronograma cada vez mais variado, que inclui palestras, ações educativas, atividades culturais e esportivas. No entanto, desde 2020, as atividades presenciais foram reduzidas por conta dos cuidados com a Covid-19. Por isso, os organizadores da campanha estão promovendo a mensagem do Maio Amarelo através das redes sociais @detranma (Instagram), @DetranMA (Facebook) e @detranMa (Twitter); e no site www.detran.ma.gov.br.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, as adversidades decorrentes da pandemia fazem do Maio Amarelo um evento ainda mais importante para a sociedade. “Nos dias de hoje, a valorização da vida tem estado muito presente no cotidiano das pessoas. Por isso, eu acredito que as campanhas educativas em prol da preservação da vida como o Maio Amarelo, se tornam ainda mais importantes para todos nós”, destacou.

Fotos: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Detran lança a campanha Maio Amarelo no Maranhão"