Conheça a trajetória do prefeito eleito Eduardo Braide

O prefeito eleito em São Luís, Eduardo Braide (Podemos) tem 44 anos, é casado e tem 3 filhos. Advogado, formou-se em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A vice é a professora e policial Esmênia Miranda (PSD)

Em 2005, Braide assumiu a presidência da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). No comando da Caema, realizou concurso público para 1.000 postos de trabalho, substituindo funcionários com indicação política por pessoas com capacidade técnica. Criou o Programa Água em Minha Casa, que ajudou a aumentar o IDH das 100 cidades mais pobres do estado. Implantou sistemas de abastecimento d’água e substituiu a tubulação do Centro de São Luís. Realizou ações na área ambiental e promoveu retiradas de diversos pontos de lançamento de esgoto na cidade. E teve todas as contas da sua gestão aprovadas.

Foi secretário Municipal de Orçamento Participativo, entre os anos de 2008 e 2009. Esteve nos bairros de São Luís para levantar as demandas da população e apresenta-las ao prefeito. Braide estabeleceu parcerias entre a Prefeitura de São Luís e Associações de Moradores para ofertar cursos de capacitação e qualificação realizados pelo Sesi/Senai, com o apoio do Banco Mundial (Bird). Esse programa ajudou a mudar a vida de milhares de pessoas, especialmente nas áreas mais vulneráveis da cidade.

Em 2010, Eduardo Braide foi eleito deputado estadual. Assim que assumiu o mandato em fevereiro de 2011, começou a trabalhar efetivamente para que os maranhenses tivessem melhor assistência à saúde. Seu primeiro projeto de lei foi o de criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Como parlamentar, também viabilizou recursos para a compra de equipamentos e manutenção do Hospital Aldenora Bello, Hospital da Criança, Hospital Sarah, Hospital da Mulher, Socorrão I, Santa Casa e Apae São Luís.

Ainda no primeiro mandato parlamentar, foi autor de outras proposições importantes, como a Lei n.º 9.889, que torna obrigatório o Teste do Coraçãozinho nos recém-nascidos em todas as maternidades públicas e particulares do Maranhão, antes da alta hospitalar; e a Lei n.º 9.614, que facilita o acesso à educação para pessoas com deficiência, garantindo a elas o direito de se matricular em escolas próximas de sua casa ou local de trabalho.

Eduardo Braide se reelegeu deputado estadual em 2014, dando continuidade ao trabalho que trouxe benefícios para a população de São Luís. No segundo mandato, teve outros inúmeros projetos aprovados, como o que transformou em lei a Política Estadual de Alimentação Escolar (Lei n.º 10.342) para garantir alimentos adequados a estudantes com diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Também foi autor da Lei nº 10.270, que criou o Programa Escola Sustentável, estabelecendo diretrizes para implantação de políticas, práticas e ações que visem ao desenvolvimento sustentável. E criou a lei que instituiu a política sobre drogas nas escolas de ensino fundamental e médio do Maranhão.

Em 2016, Eduardo Braide se candidatou a prefeito de São Luís e, com uma votação surpreendente, chegou ao segundo turno do pleito. Terminou a disputa com 243.591 votos (46,06%).

O aprendizado deu mais conhecimento e força para que, em 2018, Eduardo Braide se elegesse deputado federal com uma votação que lhe credita como o mais votado da história de São Luís. Dos 189.843 votos, 131.553 foram somente na capital.

Como deputado federal, continua trabalhando por São Luís, e já destinou recursos especialmente para as áreas da saúde, da educação e para o combate à COVID. Paralelamente, participa de importantes comissões na Câmara Federal, analisando propostas que farão muita diferença na vida da população maranhense. Recentemente, integrou a comissão especial que discutiu o Novo Fundeb, garantindo o aumento de recursos para a educação a partir de 2021.

Nessa trajetória, o sonho de cuidar mais de São Luís e da sua gente só aumentou. Eduardo Braide entra agora numa nova disputa pela Prefeitura. Ainda mais preparado e mais experiente, Braide está pronto pra fazer de São Luís uma cidade muito melhor.

Fotos: Divulgação

Seja o primeiro à comentar em "Conheça a trajetória do prefeito eleito Eduardo Braide"