Números e vozes que ecoam a continuidade da Feirinha

O projeto Feirinha São Luís foi criado e executado por Ivaldo Rodrigues, em 2017 quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), com atrações musicais, culturais, artísticas, folclóricas, que levou artistas de renome local, nacional e até internacional, impulsionou o aumento do escoamento da produção agrícola da capital.

Em três anos foram 830 apresentações musicais e artísticas, convertida em interação com o público. Foram muitas emoções em cada uma das 139 edições da Feirinha São Luís.

Os permissionários, que são 238 verdadeiros empreendedores, expondo e vendendo seus produtos, capricham na apresentação de suas barracas e food trucks, esbanjando simpatia, ajudaram a movimentar mais de 65$ milhões de reais em capital circulante. Falando em circulação, mais de 1 e milhão quinhentas mil pessoas do mundo todo já passaram pelo evento, trocando experiências e vivências, enriquecendo ainda mais esse verdadeiro espetáculo a céu aberto.

Grandiosa, recebeu diversos prêmios, dentre eles, o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae em 2018, vencendo na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual, uma das iniciativas de maior sucesso da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O Blog do Zeca Soares procurou os artistas maranhenses para saber a importância da Feirinha São Luís e todos defendem a continuação do projeto pelo próximo prefeito da cidade.

Os depoimentos que seguem não são declaração de voto a Ivaldo Rodrigues, mas sim vozes em defesa desse projeto que já tem a cada da cidade

César Boaes

“A Feirinha tem um projto de extensão que é muito legal que é uma consequência da extensão dela que é a reocupação de outros espaços do Centro Histórico. A partir da Feirinha uns investimentos privados, particulares sentiram-se estimulados a investir no Centro Histórico, mas a Feirinha não pode ser só um evento ela tem que fazer parte maior de um programa de políticas públicas cultural, de investimentos. Esse é um projeto que trás a elevação da autoestima da cidade, do cidadão ludovicense. Ela gera muitos empregos, principalmente na área cultural para os artistas”.

Mano Borges

“A Feirinha é de fundamental importância para a nossa cidade porque ela propicia trabalho e renda para vários artistas. Ela é um palco que serve como vitrine para novos artistas que estão aparecendo, além de ser fundamental para os pequenos produtores da nossa cidade, realizadores, pessoas que trabalham com artesanato, alimentos e por tudo isso é de fundamental importância a preservação desse projeto para que a gente continue tendo em São Luís esse espaço que reúne a família, quereúne pessoas em torno de uma causa nobre que é a divulgação do trabalho de vários profissionais gerando sempre emprego e renda durante todo ano. Então, acho que é o grande projeto dos últimos 10 anos pelo menos, o maior projeto que já existiu na nossa cidade e que os ludovicenses e os turistas abraçaram como espaço de lazer e cultura da nossa cidade”.

César Nascimento

“Eu queria dizer da importância da Feirinha de São Luís, na Praça Benedito Leite. É muito bacana acontecer todo domingo uma feira com aquelas proporções envolvendo tanta gente relacionada à cultura. Eu acho fantástica, por isso é muito importante a manutenção dessa feira sempre. Em quaisquer situações em que São Luís esteja é importante demais essa feirinha para todos nós”.

Adeílson Santos

“A Feirinha ela foi abraçada de uma forma muito linda pela população da nossa cidade que entendeu que aquele é um projeto de revitalização Praça Benedito Leite. É um projeto que gera renda e que dá oportunbidade a vários artistas e wur movimenta também o turismo. A Feirinha tem uma importância talvez até maior do que foi pensada, porque a feira não só acaba dando voz ao artista, trabalho para quem está no palco como para quem está no entorno dela também. Envolve os artesãos, dos produtores rurais, mexe com a autoestima dos maranhenses e por isso ela deu certo, por esses faotres que a transformaram em sucesso. Por isso eu acho muito importante a manutenção da Feirinha que deve servir de exemplo não só para o Centro de São Luís como acontece aos domingos, como em outros pontos da cidade que de repente poderiam projetos tão interessantes como é a Feirinha que está de parabéns e tem que continuar”.

Pepê Júnior

“Pense num lugar de entretenimento, no lugar onde envolve a cultura, o artesanato, agricultura, culinária, a música, onde todo mundo se reúne para se divertir e ao mesmo tempo cria um comércio para vender a nossa produção agrícola. Eu quero que a Feirinha continue por mais tempo levando entretenimento e alegria às pessoas”.

Fotos: Divulgação

3 comentários para "Números e vozes que ecoam a continuidade da Feirinha"

  • Aida maria serrao melo

    Esse projeto da feirinha são luis, eu amo diversão pra você e sua família

  • Graça Parga

    A feirinha são Luís é o point mais badalado da cidade e promove geração de emprego e diversão aos maranhenses e turistas , reúne culinária , música , artesanato , dança , agricultura familiar e a exibição do nosso folclore.
    Além de revitalizar o centro histórico tão abandonado .
    Parabéns ao projeto .

  • E lianne Nascimento

    Me chamo Elianne conhecida como Lilika Sou Artesã e trabalho na Feirinha São Luís tds domingos são dias que reencontramos nossos Amigos Artesãos que nos relacionamos com várias pessoas,turistas e também é tão prazeroso atender um cliente que as vezes até nós nos tornamos amigos e claro O melhor de tudo Expomos nossos trabalhos e temos uma renda extra claro