Edivaldo firma acordo com 90 agricultores para PAA

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior inicia uma nova fase do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com a celebração, nesta segunda-feira (26), de Termo de Compromisso firmado com 90 agricultores familiares de São Luís cadastrados e habilitados para o fornecimento de hortifrutis para Prefeitura. A assinatura do documento possibilita a aquisição de produtos agrícolas que serão distribuídos a pessoas em situação vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Implantado em 2015, o PAA em São Luís já distribuiu cerca de 600 toneladas de alimentos, alcançando cerca de 74 mil pessoas. O ato contou com a presença dos agricultores contemplados pelo programa.

Na cerimônia de assinatura do termo, ocorrido no auditório Reis Perdigão, do Palácio La Ravardiere, sede da Prefeitura de São Luís, o prefeito Edivaldo destacou a importância do incentivo à agricultura familiar e anunciou que, nesta etapa do programa, além das famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também serão beneficiados pacientes atendidos no Hospital da Criança e no Hospital da Mulher. O início das entregas desta fase está previsto para dezembro.

“Damos início a mais uma etapa desse programa tão importante para o fortalecimento da nossa zona rural, para a geração de emprego e renda no campo e melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas que se beneficiam diretamente dessa ação. O PAA é também uma grande ferramenta de inclusão socioprodutiva e de combate à insegurança alimentar no município. E a manutenção do programa em nossa cidade muito nos alegra porque sabemos o quão importante é o setor agrícola para o desenvolvimento social e econômico local”, afirmou o prefeito Edivaldo, lembrando ainda que o bom desenvolvimento do PAA em São Luís lhe rendeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual, no ano de 2017.

A secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro, avalia o início de uma nova fase do PAA em São Luís como a consolidação de uma ação que tem promovido o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas locais. “O prefeito Edivaldo tem empreendido grandes esforços para promover na cidade políticas de desenvolvimento social, econômico e humano. E o PAA tem esse viés, pois é um programa que vem mudando a vida de centenas de produtores rurais contemplados e das famílias que recebem esses alimentos adquiridos pela Prefeitura”, observou a secretária, acrescentando ainda que a continuidade do programa reforça o avanço da política de segurança alimentar no município por incentivar a produção agrícola e garantir alimento de qualidade a quem mais precisa.

O presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de São Luís, Sigisnando Rodrigues, participou do ato de assinatura do termo, ocasião na qual destacou a relevância da ação para a agricultura familiar local. “O pequeno agricultor em São Luís tem sido valorizado grandemente por essa ação que impacta positivamente na vida das pessoas e na economia da cidade. Sem dúvida, o PAA tem melhorado o setor agrícola local tanto no aumento da produção de alimentos como na qualidade de vida das pessoas agraciadas pelo projeto. A produção de alimentos é uma política que tem de ser levada a sério e isso nós temos visto acontecer em São Luís”, disse o sindicalista.

Foto: Maurício Alexandre

2 comentários para "Edivaldo firma acordo com 90 agricultores para PAA"

  • Emanoel

    Interessante, acho que vai ajudar bastante familia.

  • patricia

    Mais uma bela iniciativa do prefeito dando continuidade no fortalecimento do pequeno produtor