Edivaldo estimula a agricultura familiar em São Luís

Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, valorização dos produtores locais e dos feirantes, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, nesta quinta-feira (1º), 256 novas barracas padronizadas para feirantes do programa Feira Livre. Na ocasião, entregou também, em parceria com o Governo do Estado, três toneladas de ração para pequenos piscicultores na zona de rural de São Luís.

As ações são parte da política da gestão municipal que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, (Semapa), vem investindo na produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, setor que rendeu ao prefeito Edivaldo a indicação ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018, pela criação do projeto Feirinha São Luís. Neste mesmo prêmio, o gestor compete ainda com o programa Ecopontos.

No ato, o prefeito Edivaldo afirmou que a Prefeitura de São Luís tem investido fortemente em políticas públicas visando ao crescimento da zona rural e que o fornecimento desses equipamentos se somam a outras iniciativas já implementadas pelo município com esse objetivo.

“A entrega desses produtos é mais um importante apoio que propiciamos aos nossos produtores e feirantes, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de cadeias produtivas importantes, como é a piscicultura, e valorizar, também, a atividade dos nossos feirantes, que passam a trabalhar em barracas melhor estruturadas, com fardamento adequado e melhores condições sanitárias para venderem seus produtos. De forma que a iniciativa vem reforçar as políticas de desenvolvimento do setor agrícolas que já estamos desenvolvendo nos agropolos de nosso município, estimulando o crescimento da agricultura familiar e a geração de emprego e renda no campo”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A Prefeitura está dispondo aos feirantes sete modelos de barracas padronizadas para cada tipo de produto comercializado. Além das barracas, os feirantes também receberam fardamentos para atuação na atividade. Adquiridas com recursos próprios da Prefeitura de São Luís, os equipamentos vão conferir mais qualidade na comercialização, garantindo melhor acondicionamento e qualidade dos produtos comercializados e melhor atendimento aos clientes. O programa Feira Livre segue como referência de comercialização da produção de hortifrutigranjeiros, cereais, pescados entre outros produtos.

O programa Feira Livre, que este mês completa 30 anos de criação, acontece de terça a sábado em diversos pontos da cidade sob a coordenação de uma associação, que responde por todas as questões relativas à organização e também conservação da infraestrutura, com supervisão da Semapa. A feira é um programa consagrado pela população e uma referência na comercialização da produção de hortifrutigranjeiros, cereais, pescados, entre outros produtos, na capital.

O titular da Semapa, Nonato Chocolate, destacou a entrega dos equipamentos e produtos como incrementos importantes para a valorização das atividades beneficiadas pela ação. “Com iniciativas como esta, a gestão do prefeito Edivaldo fomenta cada vez mais o setor produtivo agrícola, melhora as condições de trabalho dos feirantes e incentiva o crescimento desse importante segmento para o desenvolvimento socioeconômico local, que é a agricultura familiar”, observou o secretário.

Fotos: Maurício Alexandre

Seja o primeiro à comentar em "Edivaldo estimula a agricultura familiar em São Luís"