Complexo Deodoro ganha nova forma e mais beleza

O trabalho de requalificação urbanística do Complexo Deodoro segue em ritmo acelerado. A previsão é de que a primeira etapa da obra – que compreende a Praça do Pantheon e as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro – seja entregue no aniversário de São Luís. Executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio o Programa PAC Cidades Históricas, em parceria com a Prefeitura de São Luís, os serviços têm o objetivo de promover a revitalização dessa área do centro comercial da cidade, através do reordenamento do espaço urbano.

Na Praça do Pantheon, o trabalho consiste na finalização da montagem do conjunto de caramanchões em eucalipto autoclavado, estruturas cobertas que vão proporcionar beleza e sombreamento ao espaço. Na Praça Deodoro estão sendo realizados os serviços estruturais para a execução do muro de arrimo de ferro e concreto para sustentar a passagem dos ônibus. O muro está localizado no espaço onde serão instalados os banheiros e o centro administrativo.

O prefeito Edivaldo destaca a importância da obra para a cidade. “Essa é uma área muito importante para São Luís. A nossa contribuição é em prol da população, que ganhará um espaço novo e revitalizado. Essa é mais uma parceria entre o poder público municipal e federal que impactará positivamente na vida dos moradores da cidade”, ressalta o gestor municipal.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary, conta que a execução da obra segue o cronograma previsto. “Em parceria com o poder público municipal, estamos avançando com as obras do Complexo Deodoro, que está sendo completamente reformado. Esse será um presente muito especial para a população”, enfatiza.

Os investimentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluem, ainda, a reforma da Praça da Mãe d’Água. A obra está na etapa de calçamento e de forma simultânea acontece a restauração da fonte luminosa e a escultura da Mãe D’Água. O espaço contará com um projeto de iluminação funcional e artística que será executado pela Prefeitura de São Luís.

Foto: A. Baeta

5 comentários para "Complexo Deodoro ganha nova forma e mais beleza"

  • Reynaldo Aragão Pinto Filho

    Espero que a prefeitura mantenha uma rigidez na fiscalização contra os vândalos e ambulantes mal intencionados,para a preservar o nosso cartão de visita central da nossa cidade.

  • ELISA

    Ficou muito linda, estão de parabens por essa obra

  • luciana

    Ta sendo uma grande obra, assim que for entregue vai dar um novo ar ao centro de slz

  • Mauro

    Parabéns, todos merecemos.

  • André

    Está ficando muito bonita, espero que seja entrega logo.