Futebol sem base

Pinheiro e Sampaio estão eliminados da Copa São Paulo na primeira fase
Representantes maranhenses, Pinheiro e Sampaio são eliminados da Copa São Paulo na 1ª fase

A eliminação dos dois representantes maranhenses na Copa São Paulo logo na primeira fase é a confirmação de que o trabalho de base no futebol maranhense não vai nada bem.

Sampaio e Pinheiro foram eliminados logo na segunda rodada após duas derrotas. A competição segue agora com 60 equipes, enquantos os dois maranhenses já estão de volta.

Vai ser sempre assim enquanto os dirigentes instistirem em não dar prioridade à base. A garotada maranhense é bastante talentosa, mas sem a devida preparação nos nossos clubes nunca passarão de “promessas” do futebol.

Não adianta apenas dois ou três meses antes de uma competição como a Copinha juntar atletas e colocar a camisa do time. É assim que as coisas tem funcionado aqui.

Sem uma boa divisão de base, capaz de formar atletas, o clube é obrigado a gastar o que não tem no futebol profissional. E acabam trazendo para cá atletas sem a condição técnica desejada. O resultado nós já sabemos.

É preciso dotar a comissão técnica das divisões de base das mesmas condições dadas ao time profissional e dar a ela caráter permanente.

Em resumo, é necessário ser profissional logo na base.

Foto: Agência Corinthians

7 comentários para "Futebol sem base"

  • Condemaximu'sdelrey

    Este é um dos caminhos e o melhor a seguir, não só eu, mais muitos de nós conhecemos jovens bom de bola por aqui,falta a oportunidade e um trabalho tecnico para que possam assimilar a prifissão.

  • Jorge Franco

    Esta é a verdadeira situação que nosso dirigentes enxergam o trabalho de base dos clubes que dirigem treinadores que em vez de se qualificar fazendo cursos em outros Estados ficam nesta mesmices só as equipes só para passear.

  • Tricolor

    O Sampaio não tem divisão de base, tem sim um amontoado de jogadores para as competições e está ai mais esse fracasso na base numa competição nacional importante e que o time é eliminado num grupo fácil desse

  • Cesar

    Os jogadores mais novos daqui do Maranhão também se acham, por isso é preciso que se profissionalize desde o u Sub 15 pois o pessoal aqui é muito amador esse é o segredo !

  • Antonio Henrique

    Concordo em gênero, número e grau.
    Sem um bom calendário fica muito difícil.
    Você enfrenta clubes que vivem disputando competições locais, nacionais e internacionais,então não tem como superar essas equipes.
    Intercâmbio é fundamental também.

  • motense

    Pior foi o que fez o ex presidente do MOTO que recebeu 500 mil através da Lei de Incetivo ao esporte para usar na base e usou no profissional. E agora como fica essa prestação de Contas? Pq o Sub 19 foi “arrendado” ano passado e quem tava tomando conta era um tal de Danilo e sem nenhum apoio financeiro do MOTO!