Praças são revitalizadas em São Luís

Praca1
Prefeitura realiza plano de urbanização do Centro Histórico por meio da Subprefeitura

Impulsionar o turismo, estimular a economia e valorizar as belezas naturais e arquitetônicas do Centro Histórico. Este é o objetivo do plano de urbanização realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Subprefeitura do Centro Histórico. O conjunto de serviços contempla ações de construção, iluminação e paisagismo. As obras são executadas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís e estão em fase conclusiva nas Praças da Faustina (Rua do Giz) e Valdelino Cécio (Rua 28 de Julho). Os projetos foram avaliados e aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA).

O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho, destaca que as ações promovidas na área têm a função de recuperar e devolver à população este importante espaço cultural da cidade.

“Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo vem investindo na revitalização dos espaços públicos turísticos de São Luís. São obras de melhoria da iluminação, calçamento e a reforma das áreas públicas, a exemplo das praças. Nosso objetivo é que o bairro mantenha sua tradição de atrair turistas e também quem vive aqui”, disse o subprefeito.

As duas praças são espaços de grande circulação de pessoas e palco de eventos culturais, atraindo um público diverso, principalmente jovens, que aproveitam os locais para socialização. A Praça da Faustina, por exemplo, é ponto conhecido de apresentações de tambor de crioula; na Valdelino Cécio, a juventude costuma se reunir. Os serviços garantem mais segurança e conforto para que a população desfrute do patrimônio histórico do bairro.

Praca2
Na Praça Valdelino Cécio foi feita a recuperação do piso, das calçadas e da escadaria

As praças receberam iluminação artísticas, de modo que o conjunto de serviços inclui ainda revitalização de luminárias, lâmpadas e postes, ampliando a malha de iluminação pública e agregando valor estético aos monumentos, calçadas e casarões.

O trabalho de paisagismo incluiu o plantio de diversas mudas de árvores do tipo ipês e palmeiras imperiais. O subprefeito pontuou que esse trabalho é determinante na apresentação da cidade, para o turista e para a segurança pública.

As praças passaram por revitalização das estruturas de concreto, assim como a recuperação de trocas de itens como bancos e calçamento. Na Praça Valdelino Cécio foi feita a recuperação do piso, das calçadas e da escadaria que liga à Praça Nauro Machado. O espaço dispõe de 200 metros quadrados de área, que receberam novos bancos e pintura nos muros laterais. O piso foi refeito com pedras portuguesas.

Além da Subprefeitura do Centro e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) integram o projeto.

Fotos: Juracy Meireles

4 comentários para "Praças são revitalizadas em São Luís"

  • Emerson Veras

    Fico feliz em ver que a prefeitura de São Luís está cuidado das Praças do Centro Histórico, mas vale lembrar que tem bairros em São Luís que tem Praças que a mais de 10 anos que não tem manutenção ou mesmo uma boa reforma. Quero a aproveitar e lembrar o Prefeito Edivaldo Edivaldo Holanda Júnior sobre o Estádio Nozinho Santos que nada foi feito nessa gestão e até mesmo a Semdel na gestão do Secretário Júlio França nunca, repito nunca fez nada pelo Estádio. E vale pedir para Júlio França pedir para sair da Semdel.

  • Silvia Cristina Soeiro

    Que bom que as praças estão sendo reformadas! Mas é preciso, também, que haja conscientização por parte da população para usufruir desses espaços com zelo e, que por parte do poder público ocorra manutenção, pois é uma erro construir, reformar e não zelar, ou seja, é desperdiçar dinheiro.

  • Juliana

    A cidade esta muito bonita com essas novas praças.

  • TADEU

    BELAS OBRAS DA PREFEITURA!