Sem estádios e sem futebol
O cancelamento de dois jogos do Campeonato Maranhense que seriam realizados neste fim de semana abriram uma grande discussão sobre a situação do Estádio Castelão.
O jogo entre Sampaio e Maranhão foi cancelado devido ao forte temporal que caiu no sábado. No domingo, mesmo sem chuva, a FMF cancelou a partida entre Moto e Cordino a pedido da Sedel.
Segundo a Sedel será necessário uma semana sem jogos para desentupimento das galerias de escoamento de águas pluviais. E é claro rezar para São Pedro não mandar chuva.
Não é de hoje que o gramado do Castelão virou um verdadeiro lamaçal. O que evidencia a falta de manutenção adequada. Daí a gravidade do problema que agora só está aumentando a cada dia.
Alega a Sedel que o problema é o excesso de jogos, mas não é só isso. Lembro que nos últimos dois anos, entre abril e início de dezembro, mesmo com jogos do Campeonato Brasileiro, o Castelão virou até CT do Sampaio. Mas se o número de jogos é grande porque então liberar o estádio para treinos de times de futebol?
Ao assumir a Sedel no ano passado, o secretário Márcio Jardim chegou a se reunir com a imprensa para anunciar que faria melhorias no Castelão. Um ano e quatro meses depois, o Castelão continua sem investimentos, melhorias e manutenção adequada.
No início do ano, a Sedel chegou a realizar um trabalho de recuperação no gramado, mas pelo visto o serviço não deu resultado. Só espero que o secretário não venha dizer que recebeu o Castelão com tanta lama preta no gramado.
Ele que mais fala do que trabalha tem a obrigação agora de mostrar que tem condição de administrar pelo menos um estádio de futebol.
Não podemos, no entanto falar deste assunto sem cobrar as Prefeituras de São Luís e São José de Ribamar. Aqui, o Estádio Nhozinho Santos está interditado e fechado para uma reforma que ninguém sabe quando começa e termina. Desde a saída do secretário Raimundo Penha, da Semdel, o Nhozinho Santos foi abandonado.
Em São José de Ribamar, o estádio Dário Santos que foi entregue à população recentemente, também está fechado para jogos de futebol. Se tivesse funcionando, poderia estar recebendo os jogos do São José.
Foto: Arquivo Pessoa/ Facebook
Márcio
Acontece isso quando se mistura política com esporte.
Cesar Bolivão Original verdadeiro
Márcio você resumiu tudo o grande problema deste país é se misturar política com a administração e são coisa diferentes,quanto ao Sampaio treinar no Castelão ou qualquer outro clube isso contribui para acabar com o gramado e sobre o Nhozinho Santos, baste se fazer um paliativo e dá para se jogar algumas partidas no campeonato local !
Rogério
Esse aí é militante partidário e apenas está secretário.
Augusto
Zeca não esqueça de falar das cadeiras sujas e banheiros nojentos.
Paulo
Nosso futebol está verdadeiramente na lama com um gestor desse tipo.
ACR MOTENSE
Uma vergonha! O Nhozinho Santos poderia muito bem sediar jogos com menos apelo popular e “desafogar” um pouco o Castelão.
Zeca Soares
Mesmo assim sem manutenção vai acabar nisso que estamos vendo.
rodovia-br226
Sempre metendo o Bolivão no meio… lembramos que o Sampaio treinava lá no verão… piso seco… é tanto que no sábado jogava pela serie B e o gramado era um brinco!!! conta outra… bloqueiro…
Zeca Soares
O teu problema é porque eu falei do Sampaio não é a situação caótica do Castelão?
E você acha certo liberar estádio para treinamento de time de futebol????
VALÉRIO
Depois que esse desvairado assumiu a SEDEL, esporte no maranhão já era. Acabou com o pouco que tinha e está esperando o costa rodrigues deteriorar pra abrir as portas junto com o amigo dele aquele deputado que derrubou o mesmo gastando 5.000.000,00. Quanto ao nosso futebol é lamentável que equipes de baixo nível queiram jogar no Castelão (público de 600 pessoas)? Se eu fosse o diretor da FMF mandava essa turma começar jogando no CARDOSÃO, depois passava para o FECURÃO, depois NHOZINHO SANTOS se ainda tiver campo, aí só depois chegava ao Castelão. Pois com a bolinha que eles estão jogando nós só vamos é ter vexames como foi o 9×0 que o Goias enfiou no Sampaio semana passada.
Jeffersson
o que esperar de um militante politico sem nenhuma experiencia administrativa, que passa mais tempo fazendo badernas para manter seu grupo de milicianos no governo Federal?
Boliviano Sofredor
Vergonha,vergonha,vergonha.
Fausto
Esse migueloso não sabe de nada por isso o Castelão está cada vez pior.
Tricolor
O problema não é o Sampaio treinar ou ter muitos jogos lá, o problema é que o gramado é de péssima qualidade mesmo porque como você disse Zeca a manutenção inexiste no Castelão.
Zeca Soares
Existir até acredito que exista manutenção sim, mas acho que é insuficiente o que estão fazendo, mesmo com o número de jogos como reclama a Sedel.
Fábio
Porque você não fala meu caro Zeca Soares do secretário do município que não faz nada e vive como papagaio pirata nos eventos e no futebol porque o Nhozinho Santos está acabado. Tenha coragem e fale isso também e não apenas do secretário do governo Márcio Jardim.
Zeca Soares
Fábio, acho que você não leu o texto todo. Falo exatamente sobre o Nhozinho Santos no penúltimo parágrafo e digo que se estivesse funcionando desafogaria muito o Castelão.
Samuel
MÁRCIO JARDIM NÃO É AQUELE QUE FAZ ARRUAÇA NO EVENTO DO PT?????? ISSO É SECRETÁRIO HEIN GENTE? ME DIGAM PORQUE EU ESTOU PERDIDO.
Zeca Soares
Márcio Jardim é o secretário de Esporte e Lazer do Maranhão.
Maqueano
Com essa Federação, clubes e administração da Sedel só poderíamos estar com o futebol na LAMA mesmo.
Zeca Soares
Não concordo meu caro maqueano. Acho que você generalizou muito e foi duro com o futebol maranhense.
Sandro
AFF ESSE SECRETÁRIO NÃO PASSA DE UM BOBÃO DA CORTE COMUNISTA.
Magno
O que esse rapaz conhece de esporte para ser secretário? Ë claro que o castelão ia acabar assim.
Marcos Melo
A única manutenção que existe no Castelão é jogar agua e aparar o gramado e SÓ. Se vc der uma boa caminhada pelos setores do estádio verá que está acabado.
A única coisa que o atual governo fez foi encher o estádio com suas propagandas.
O gramado do Castelão sempre foi problemático para se jogar futebol, grama alta, fofo demais, vide o tanto de atletas que se lesionam lá desde sua abertura, porém tinha uma drenagem eficiente. Agora nem isso.
O estádio para receber o CAmp Maranhense, que tem pouco público é o Nhozinho Santos, um estádio que tem TUDO, digo TUDO, para ser um baita estádio, bastava um reforma adequada para deixa-lo proximo do que é o PV em Fortaleza.
Quando começar a maratona da Serie B pro Sampaio, e tbm Serie D com o Moto, preparem-se pra ver esse gramado do Castelão ir pro saco, mais do que já foi.
Jorge Franco
Vou falar uma coisa tem times do Estado do MA que que se nivelar ao SAMPAIO uma coisa e uma coisa agora quando teve aquele impedimento de não poder ser realizado o jogo entre o SAMPAIO e MA criou uma confusão feita pelo este timeco que é o “tomba tomba” diretoria amadora e repórter que torce também muito amador e no dia seguinte não quis jogar porque o gramado esta encharcado ora me compre um bode time bi rebaixado.
Joaquim Haickel
Amigo Zeca,
Tenho que discordar de quase a totalidade, dos comentaristas aqui desta matéria em seu Blog. No meu ponto de vista o Marcio Jardim, em que pese ter posicionamentos políticos bem diferentes, vem fazendo um trabalho muito bom frente a SEDEL, conseguindo apoio financeiro importante junto ao governo do Estado e a Lei de incentivo ao esporte para realização de relevantes ações esportivas em todo estado.
No caso específico do Castelão, realmente é necessário uma manutenção no sistema de drenagem depois de quatro anos de sua instalação, mas parece que o calendário das competições não permitiu que isso fosse feito.
É muito fácil reclamar, mas as pessoas não conhecem as dificuldades que enfrentam os gestores públicos. Tenho certeza que o que precisa ser feito o será e logo teremos o Castelão funcionando novamente.
Zeca Soares
Caro Joaquim,
Nada foi feito no Castelão desde que foi entregue e uma hora os problemas iam aparecer. Se não fizeram manutenção não fizeram o mínimo.
Quanto à Lei de Incentivo, o Márcio Jardim só está aproveitando melhor o mecanismo que você mesmo criou e se tivesse tido visão maior teria ampliado ao futebol profissional. Coisa que ele faz agora e colhe os frutos da árvore que você plantou.
Francisco Gaglianone
Eu até compreendo que a administração do senhor Márcio Jardim é pífia a frente da SEDEL, pois o tempo dele é pouco para sair furando PIXULECO e para agredir manifestantes que não pensam como ele. O senhor Márcio Jardim precisa entender que hoje ele é Secretário de Estado e como tal tem que se comportar. Ele não está mais na UFMA e nem faz mais parte de Centro Acadêmico.
Mauro cesar
Olha o poblema tem mais Márcio jardim e secretário de esporte não de uma modalidade esportiva além de ter feito uma parceria com o futebol tem feito um boa trabalho posso citar aqui um o jogos escolares maranhense todas as delegações tem alimentação fato inédito no jogos e outras ações