Sem estádios e sem futebol

MarcioJardim

O cancelamento de dois jogos do Campeonato Maranhense que seriam realizados neste fim de semana abriram uma grande discussão sobre a situação do Estádio Castelão.

O jogo entre Sampaio e Maranhão foi cancelado devido ao forte temporal que caiu no sábado. No domingo, mesmo sem chuva, a FMF cancelou a partida entre Moto e Cordino a pedido da Sedel.

Segundo a Sedel será necessário uma semana sem jogos para desentupimento das galerias de escoamento de águas pluviais. E é claro rezar para São Pedro não mandar chuva.

Não é de hoje que o gramado do Castelão virou um verdadeiro lamaçal. O que evidencia a falta de manutenção adequada. Daí a gravidade do problema que agora só está aumentando a cada dia.

Alega a Sedel que o problema é o excesso de jogos, mas não é só isso. Lembro que nos últimos dois anos, entre abril e início de dezembro, mesmo com jogos do Campeonato Brasileiro, o Castelão virou até CT do Sampaio. Mas se o número de jogos é grande porque então liberar o estádio para treinos de times de futebol?

Ao assumir a Sedel no ano passado, o secretário Márcio Jardim chegou a se reunir com a imprensa para anunciar que faria melhorias no Castelão. Um ano e quatro meses depois, o Castelão continua sem investimentos, melhorias e manutenção adequada.

No início do ano, a Sedel chegou a realizar um trabalho de recuperação no gramado, mas pelo visto o serviço não deu resultado. Só espero que o secretário não venha dizer que recebeu o Castelão com tanta lama preta no gramado.

Ele que mais fala do que trabalha tem a obrigação agora de mostrar que tem condição de administrar pelo menos um estádio de futebol.

Não podemos, no entanto falar deste assunto sem cobrar as Prefeituras de São Luís e São José de Ribamar. Aqui, o Estádio Nhozinho Santos está interditado e fechado para uma reforma que ninguém sabe quando começa e termina. Desde a saída do secretário Raimundo Penha, da Semdel, o Nhozinho Santos foi abandonado.

Em São José de Ribamar, o estádio Dário Santos que foi entregue à população recentemente, também está fechado para jogos de futebol. Se tivesse funcionando, poderia estar recebendo os jogos do São José.

Foto: Arquivo Pessoa/ Facebook

29 comentários para "Sem estádios e sem futebol"

  • Márcio

    Acontece isso quando se mistura política com esporte.

    • Cesar Bolivão Original verdadeiro

      Márcio você resumiu tudo o grande problema deste país é se misturar política com a administração e são coisa diferentes,quanto ao Sampaio treinar no Castelão ou qualquer outro clube isso contribui para acabar com o gramado e sobre o Nhozinho Santos, baste se fazer um paliativo e dá para se jogar algumas partidas no campeonato local !

  • Rogério

    Esse aí é militante partidário e apenas está secretário.

  • Augusto

    Zeca não esqueça de falar das cadeiras sujas e banheiros nojentos.

  • Paulo

    Nosso futebol está verdadeiramente na lama com um gestor desse tipo.

  • ACR MOTENSE

    Uma vergonha! O Nhozinho Santos poderia muito bem sediar jogos com menos apelo popular e “desafogar” um pouco o Castelão.

    • Zeca Soares

      Mesmo assim sem manutenção vai acabar nisso que estamos vendo.

  • rodovia-br226

    Sempre metendo o Bolivão no meio… lembramos que o Sampaio treinava lá no verão… piso seco… é tanto que no sábado jogava pela serie B e o gramado era um brinco!!! conta outra… bloqueiro…

    • Zeca Soares

      O teu problema é porque eu falei do Sampaio não é a situação caótica do Castelão?
      E você acha certo liberar estádio para treinamento de time de futebol????

  • VALÉRIO

    Depois que esse desvairado assumiu a SEDEL, esporte no maranhão já era. Acabou com o pouco que tinha e está esperando o costa rodrigues deteriorar pra abrir as portas junto com o amigo dele aquele deputado que derrubou o mesmo gastando 5.000.000,00. Quanto ao nosso futebol é lamentável que equipes de baixo nível queiram jogar no Castelão (público de 600 pessoas)? Se eu fosse o diretor da FMF mandava essa turma começar jogando no CARDOSÃO, depois passava para o FECURÃO, depois NHOZINHO SANTOS se ainda tiver campo, aí só depois chegava ao Castelão. Pois com a bolinha que eles estão jogando nós só vamos é ter vexames como foi o 9×0 que o Goias enfiou no Sampaio semana passada.

  • Jeffersson

    o que esperar de um militante politico sem nenhuma experiencia administrativa, que passa mais tempo fazendo badernas para manter seu grupo de milicianos no governo Federal?

  • Boliviano Sofredor

    Vergonha,vergonha,vergonha.

  • Fausto

    Esse migueloso não sabe de nada por isso o Castelão está cada vez pior.

  • Tricolor

    O problema não é o Sampaio treinar ou ter muitos jogos lá, o problema é que o gramado é de péssima qualidade mesmo porque como você disse Zeca a manutenção inexiste no Castelão.

    • Zeca Soares

      Existir até acredito que exista manutenção sim, mas acho que é insuficiente o que estão fazendo, mesmo com o número de jogos como reclama a Sedel.

  • Fábio

    Porque você não fala meu caro Zeca Soares do secretário do município que não faz nada e vive como papagaio pirata nos eventos e no futebol porque o Nhozinho Santos está acabado. Tenha coragem e fale isso também e não apenas do secretário do governo Márcio Jardim.

    • Zeca Soares

      Fábio, acho que você não leu o texto todo. Falo exatamente sobre o Nhozinho Santos no penúltimo parágrafo e digo que se estivesse funcionando desafogaria muito o Castelão.

  • Samuel

    MÁRCIO JARDIM NÃO É AQUELE QUE FAZ ARRUAÇA NO EVENTO DO PT?????? ISSO É SECRETÁRIO HEIN GENTE? ME DIGAM PORQUE EU ESTOU PERDIDO.

    • Zeca Soares

      Márcio Jardim é o secretário de Esporte e Lazer do Maranhão.

  • Maqueano

    Com essa Federação, clubes e administração da Sedel só poderíamos estar com o futebol na LAMA mesmo.

    • Zeca Soares

      Não concordo meu caro maqueano. Acho que você generalizou muito e foi duro com o futebol maranhense.

  • Sandro

    AFF ESSE SECRETÁRIO NÃO PASSA DE UM BOBÃO DA CORTE COMUNISTA.

  • Magno

    O que esse rapaz conhece de esporte para ser secretário? Ë claro que o castelão ia acabar assim.

  • Marcos Melo

    A única manutenção que existe no Castelão é jogar agua e aparar o gramado e SÓ. Se vc der uma boa caminhada pelos setores do estádio verá que está acabado.
    A única coisa que o atual governo fez foi encher o estádio com suas propagandas.
    O gramado do Castelão sempre foi problemático para se jogar futebol, grama alta, fofo demais, vide o tanto de atletas que se lesionam lá desde sua abertura, porém tinha uma drenagem eficiente. Agora nem isso.
    O estádio para receber o CAmp Maranhense, que tem pouco público é o Nhozinho Santos, um estádio que tem TUDO, digo TUDO, para ser um baita estádio, bastava um reforma adequada para deixa-lo proximo do que é o PV em Fortaleza.
    Quando começar a maratona da Serie B pro Sampaio, e tbm Serie D com o Moto, preparem-se pra ver esse gramado do Castelão ir pro saco, mais do que já foi.

  • Jorge Franco

    Vou falar uma coisa tem times do Estado do MA que que se nivelar ao SAMPAIO uma coisa e uma coisa agora quando teve aquele impedimento de não poder ser realizado o jogo entre o SAMPAIO e MA criou uma confusão feita pelo este timeco que é o “tomba tomba” diretoria amadora e repórter que torce também muito amador e no dia seguinte não quis jogar porque o gramado esta encharcado ora me compre um bode time bi rebaixado.

  • Joaquim Haickel

    Amigo Zeca,
    Tenho que discordar de quase a totalidade, dos comentaristas aqui desta matéria em seu Blog. No meu ponto de vista o Marcio Jardim, em que pese ter posicionamentos políticos bem diferentes, vem fazendo um trabalho muito bom frente a SEDEL, conseguindo apoio financeiro importante junto ao governo do Estado e a Lei de incentivo ao esporte para realização de relevantes ações esportivas em todo estado.
    No caso específico do Castelão, realmente é necessário uma manutenção no sistema de drenagem depois de quatro anos de sua instalação, mas parece que o calendário das competições não permitiu que isso fosse feito.
    É muito fácil reclamar, mas as pessoas não conhecem as dificuldades que enfrentam os gestores públicos. Tenho certeza que o que precisa ser feito o será e logo teremos o Castelão funcionando novamente.

    • Zeca Soares

      Caro Joaquim,

      Nada foi feito no Castelão desde que foi entregue e uma hora os problemas iam aparecer. Se não fizeram manutenção não fizeram o mínimo.

      Quanto à Lei de Incentivo, o Márcio Jardim só está aproveitando melhor o mecanismo que você mesmo criou e se tivesse tido visão maior teria ampliado ao futebol profissional. Coisa que ele faz agora e colhe os frutos da árvore que você plantou.

  • Francisco Gaglianone

    Eu até compreendo que a administração do senhor Márcio Jardim é pífia a frente da SEDEL, pois o tempo dele é pouco para sair furando PIXULECO e para agredir manifestantes que não pensam como ele. O senhor Márcio Jardim precisa entender que hoje ele é Secretário de Estado e como tal tem que se comportar. Ele não está mais na UFMA e nem faz mais parte de Centro Acadêmico.

  • Mauro cesar

    Olha o poblema tem mais Márcio jardim e secretário de esporte não de uma modalidade esportiva além de ter feito uma parceria com o futebol tem feito um boa trabalho posso citar aqui um o jogos escolares maranhense todas as delegações tem alimentação fato inédito no jogos e outras ações