Experimentoteca

leuzinetepereira

O projeto estadual educacional experimentoteca, que capacita professores da rede estadual de ensino para trabalhar em laboratórios nas disciplinas de biologia, química, física e matemática, será revitalizado com vistas a auxiliar a formação de professores da área de ciências da natureza e matemática. Esta medida integra um conjunto de ações para fortalecer a implantação das Diretrizes Curriculares da Rede Estadual de Ensino neste ano.

“É um sonho que começa a ganha contornos concretos”, comemoraram os responsáveis pelo projeto depois de receberem a visita da secretária-adjunta de ensino da Seduc, Leuzinete Pereira.

Para Leuzinete Pereira a prática laboratorial fortalece o processo de ensino e aprendizagem, levando o aluno a observar sentido nos conteúdos trabalhados nesta área de conhecimento, por meio da associação entre teoria e prática. Ela diz que o laboratório seduz o aluno no aprendizado de vários conhecimentos de física, biologia, química e matemática, que podem ser demonstrados de forma manual.

A secretária-adjunta da Seduc destacou que a implantação das diretrizes curriculares nas escolas da rede estadual de ensino propõe um aprendizado significativo, partindo da prática social do aluno para poder dar sentido ao que é aprendido.  “Este aprendizado se torna mais estruturante com elementos práticos, da vida do estudante, fáceis de manipular e que suscitem a imaginação para que o aprendizado se torne mais efetivo”, avaliou.

Um dos responsáveis pelo projeto, Francisco das Chagas Otaviano da Silva, acredita que a revitalização será importante para o desenvolvimento das atividades da experimentoteca como centro de ciência que atende as 19 Unidades Regionais de Educação da Seduc nos laboratórios de biologia, química, física e matemática, levando os alunos a iniciação científica, relacionando a teoria recebida em sala de aula com a prática no laboratório.

Ana Regina de Jesus, também responsável pelo projeto, comemorou a notícia acrescentando que a reestruturação do centro estava previamente programada e que é um sonho antigo que começa a ganhar contornos concretos. “Em breve, teremos um local adequado para recebermos melhor os professores das escolas estaduais”, disse.

Foto: Lauro Vasconcelos

Uma resposta para "Experimentoteca"

  • Marcio

    zeca soares os arbito sao os que mais rouba o times das cidades pequenas voces jornalista deveria denunciar estes juiz da federaçao maranhense no joga passando roubou o araioses houve duas penalidades contra o sampaio e ele nao deu. Hoje deu as duas penalidade para o sampaio e como sempre os times pequenos sempre sofrendo e a federaçao nao tem moral so vive mundando a tabela e a e o diretores de arbito tambem nao tem moral acho que vivem pegando dinheiro dos times grandes.