Mobilidade urbana

avportuguesesA Avenida dos Portugueses, no trecho da Barragem do Bacanga até as proximidades do Porto do Itaqui, em São Luís, será restaurada pelo governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra). Na semana passada, o órgão divulgou o edital do processo licitatório para a contratação da empresa que executará os serviços no local.

Por se tratar de uma rodovia federal, as atividades na Avenida dos Portugueses (que é uma extensão da BR-135) serão feitas pela Sinfra, por meio de um convênio firmado com o Ministério dos Transportes, que autorizou a secretaria a realizar as obras na via, que estão orçadas em mais de R$ 12 milhões.

Serviços – A restauração da pista será feita em um trecho de 8,74 quilômetros e os serviços serão divididos em duas etapas. A primeira parte será executada da Barragem do Bacanga até o bairro do Anjo da Guarda e a segunda será feita desse ponto até o Porto do Itaqui.

Entre os serviços incluídos estão a recuperação asfáltica da via e a construção de ciclovias e de pistas de passeio público. Também serão feitas melhorias na iluminação e na drenagem da rodovia federal.

A Avenida dos Portugueses é a principal via de acesso aos 58 bairros da área Itaqui-Bacanga, como Sá Viana, Vila Embratel, Vila Isabel, Anjo da Guarda, Gapara, Gancharia, Alto da Esperança, Vila Nova, entre outros, e também para indústrias e portos que se localizam à margem da BR-135. Os serviços que serão realizados ao longo da pista contribuirão para melhorar o trânsito no local, pois diariamente é registrado um fluxo intenso de veículos, causando frequentemente congestionamentos e acidentes.

No dia 18 de novembro, a Comissão Setorial de Licitação da Sinfra (CSL/Sinfra) abrirá os envelopes contendo a proposta de preço das empresas que se dispuseram a participar da concorrência pública, que é do tipo menor preço, conforme estabelece a Lei n° 8666 de 21 de junho de 1993. A abertura será feita às 15h, na sede da Sinfra, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Edifício Clodomir Milet, no Calhau.

Mobilidade – Os serviços que serão executados na Avenida dos Portugueses integram uma série de melhorias de mobilidade urbana que o governo do Estado está realizando na capital maranhense. Outra importante obra é a duplicação da Avenida Hilton Rodrigues (MA-203), uma extensão da Avenida dos Holandeses, em um trecho de três quilômetros que se estende do Araçagi até o entroncamento com a MA-204, próximo ao Condomínio Alphaville.

Serão feitas três faixas para veículos em cada via da pista e uma será exclusiva para coletivos. Também será construído um viaduto na área e realizadas melhorias na iluminação e na sinalização horizontal e vertical. Além de facilitar algumas praias da Região Metropolitana de São Luís, a ampliação da Avenida Hilton Rodrigues no trecho previsto deverá estimular a rede hoteleira e a expansão dos negócios na região.

Atualmente, está sendo feita a limpeza dos extremos da pista e, posteriormente, será realizada a terraplanagem e a drenagem profunda do trecho que será ampliado.

O Estado

Seja o primeiro à comentar em "Mobilidade urbana"