Segurança no trânsito

detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) surpreendeu motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas que passavam por alguns retornos da capital, com uma exposição de carros batidos e a exibição de uma esquete teatral simulando uma situação pós acidente durante toda a quinta-feira (26).

A ação educativa do Detran faz parte da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020. Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

Durante períodos variados do dia, educadores de trânsito do Detran e atores do Grupo Independente de Teatro Amador (Grupo Grita) chamaram a atenção principalmente de motoristas para a combinação perigosa do álcool e da direção.

andrecampos
“É muito importante que a sociedade perceba que beber e dirigir são atos incompatíveis e que essa atitude percepção responsável pode salvar vidas. Estamos nas ruas para sensibilizar a sociedade maranhense sobre essa necessidade de mudança de comportamento”, destacou o diretor geral do Detran, André Campos, que fez questão de ir às ruas.

“Essa ação é impactante. Confesso que me assustei pela realidade do acidente. Causa uma dor grande na gente ver os acidentes assim, porque pensamos que morreram pessoas por simples imprudência!”, destacou a diarista Maria das Dores, que ficou impressionada ao ver a simulação do acidente no retorno do São Francisco e viu como necessária a iniciativa.

“O Detran me surpreendeu com essa ação. Acho que temos que ter mais iniciativas como essa para ver se o povo acorda e deixa de beber e dirigir!”, enfatizou o motorista Paulo Silva dos Santos, que fez questão de parar o carro e buscar os panfletos educativos para sensibilizar alguns colegas motoristas infratores.

A ação acontece até sábado (28) nos retornos da Cohab/Anil, Rffsa, São Francisco, UFMA e Africanos x Franceses, em São Luís, e conta com o apoio da Porto Seguro Seguradora e da Vip Leilões, que gentilmente cederam os veículos batidos na exposição.

2 comentários para "Segurança no trânsito"

  • Monica Gobel

    Parabens ao Detran pela excelente campanha.

    • Zeca Soares

      Sem dúvida, muito importante esse tipo de campanha.